redes-sociais
Pequenas e Médias Empresas

Redes sociais para pequenas empresas – Saiba mais sobre esse assunto

O mundo ao nosso redor tem ficado cada vez mais digital. Não é difícil chegar a esta constatação, uma vez que basta olhar em volta para perceber que muitas coisas que antes fazíamos “offline”, hoje estão migrando em alta velocidade para o universo online. Esta mudança de comportamento tem acontecido por conta do avanço tecnológico, que trouxe para a vida moderna diversas facilidades antes inimagináveis, como estar em contato com pessoas do outro lado do globo, de maneira instantânea.
 
No mundo dos negócios não tem sido diferente. Mais e mais organizações estão descobrindo que podem desenvolver estratégias, altamente eficientes para atingir o seu público-alvo com ainda mais assertividade do que antes. O melhor de tudo isso, é que não são só as grandes corporações que ganham destaque no universo digital, as pequenas empresas também têm um espaço reservado para se posicionarem e tornarem-se reconhecidas no mercado, não só por seus clientes, mas também por concorrentes, fornecedores e demais influenciadores do negócio como um todo.
 
Pensando nestas pequenas empresas, hoje resolvi compartilhar algumas informações sobre a forma como elas podem utilizar, principalmente, as redes sociais para elaborarem suas estratégias de marketing digital e potencializarem a sua performance perante seus clientes.
 

É possível?

 
Uma dúvida que você, enquanto empresário ou empreendedor de um pequeno negócio, deve ter com frequência, tem relação com a possibilidade de sua organização estar presente nas redes sociais, correto? A minha resposta para esta questão é sim, com certeza é possível utilizar as novas ferramentas digitais para se posicionar e elaborar estratégias eficientes, que tragam um retorno considerável para a empresa de uma forma geral, já que nada impede que você crie uma página no Facebook ou tenha uma conta no Instagram para expor seus produtos e serviços, bem como mostrar o seu dia a dia organizacional.
 
A grande questão que deve ser levada em consideração aqui, é referente a forma como estas estratégias serão elaboradas e executadas, pois é necessário pensar em diversos pontos-chaves, como o tamanho da empresa, por exemplo, para que se alcance os objetivos desejados por meio das mídias sociais.
 

O que você precisa saber?

 
Antes de começar, alguns esclarecimentos precisam ser realizados, para minimizar ao máximo as falhas e potencializar a performance e os resultados organizacionais nas redes socias. Veja quais são estes cuidados:
 

Não é tão simples quanto parece

 
Acredito que uma das coisas mais importantes que vou dizer neste artigo estão neste item. Então, preste bastante atenção e acompanhe-me. Muitos creem, que basta criar uma página e começar a fazer posts, com fotos legais, que o sucesso vai ser garantido, ou seja, vai-se ganhar muitos fãs, curtidas, compartilhamentos e comentários, e também as vendas vão aumentar na mesma medida.
 
Porém, este é um dos maiores enganos que existe quando o assunto é redes sociais. Digo isso, pois as pessoas tendem a subestimar o potencial que esta ferramenta tem, utilizando-a de maneira inadequada, sem os devidos cuidados. Saiba que é necessário muito mais do que posts com frases motivacionais, para converter seus seguidores em clientes.
 
É preciso pensar no que desejam, em como se comportam no universo online, quais os seus hábitos fora dele, entre outros fatores, para, aí sim, elaborar estratégias que atendam, de forma assertiva, seus anseios e expectativas, transformando-os, com isso, em consumidores de sua marca.
 

A ideia é se relacionar

 
As mídias sociais são um canal bastante eficiente para estabelecer um relacionamento sólido com o público da marca. Sendo assim, é necessário estar preparado, com uma equipe específica para conversar com seus seguidores, dando-lhes a atenção que precisam, para que assim possam se transformar em potenciais clientes.
 
O motivo disso é que as pessoas desejam se manter próximas das marcas que admiram, interessando-se pela forma como trabalham, pela maneira como ocorre o seu processo de produção, entre outros pontos que consideram essenciais para consumirem os produtos ou serviços de determinada empresa.
 
Diante disso, é necessário utilizar este interesse à favor das estratégias da organização, fazendo assim, com que os seguidores sintam-se parte da empresa e continuem sendo clientes fiéis e até mesmo defensores da marca.
 

Você não precisa estar em todas as redes

 
Pode parecer que sim, mas realmente a sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. É claro que algumas, como o Facebook, são indispensáveis, na maioria dos casos. Entretanto, é necessário, inicialmente, fazer uma análise dos produtos ou serviços que a organização oferece, bem como na forma como esta deseja se posicionar no mercado.
 
A partir disso, será possível elaborar estratégias mais assertivas e eficientes, utilizando as mídias que estejam de acordo com estas mesmas estratégias, para que assim, seja possível se destacar e alcançar os resultados esperados.
 
Mesmo se tratando de algo bastante específico, se posicionar no mercado, utilizando as redes sociais como aliadas, está longe de ser um bicho de sete cabeças. Porém, é necessário contar com profissionais especializados nesta área e também no marketing digital como um todo, para que os resultados sejam satisfatórios.
 
Gostou deste conteúdo? Continue me acompanhando, pois todos os dias eu compartilho diversos artigos e conhecimentos sobre o universo do empreendedorismo, liderança e muito mais, para que você potencialize os resultados de sua empresa. Confira e aproveite.

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

ultura-Corporativa-e-Inovacao-Elementos-Chave-para-PMEs
Pequenas e Médias Empresas

Cultura Corporativa e Inovação: Elementos Chave para PMEs

incubadoras
Pequenas e Médias Empresas

Conheça as 5 Maiores Incubadoras de Empresas do Brasil

aporte-financeiro
Pequenas e Médias Empresas

Aporte Financeiro: O Que Fazer Para Conseguir?

coworking
Pequenas e Médias Empresas

Coworking: o que é, como funciona e quais as vantagens?