
Saiba Como a Empresa Deve Agir Quando Acontece Brigas Entre Colaboradores
Os conflitos nas organizações estão no topo da lista de questões delicadas que precisam ser administradas pelos gestores de equipe. Embora se tenha o conhecimento de que discutir no ambiente de trabalho pode causar demissão, ainda existem muitos casos de colaboradores que não têm problemas em elevar o tom de voz. O impacto que essas brigas geram a curto e longo prazo na equipe e no ritmo de trabalho é significativo, por isso saber como lidar com elas é fundamental.
Consequências de Conflitos nas Organizações
Aprender como resolver conflitos internos entre colaboradores no ambiente sem deixar clima de mal-estar é essencial para o bom andamento dos projetos e manter a cultura organizacional. Conflitos entre colaboradores podem resultar em inimizades que jamais são superadas e que acarretam em sabotagens profissionais, além de divisão da equipe. A instabilidade emocional que esses conflitos geram nos demais membros do grupo afeta a qualidade do trabalho produzido e gerar uma verdadeira bola de neve. O ideal é um ambiente livre para que todos no ambiente corporativo.
O gestor que deixa o clima pesado entre funcionários se manter e perpetuar está criando uma fonte de estresse, está passando a mensagem de ineficácia em cumprir o seu papel deixando que a porta fique aberta para um novo surgimento de conflitos. A figura de autoridade precisa estar a par de tudo o que acontece em seu setor e assumir uma postura responsável mostrando o que não vai bem. A harmonia na organização é uma das chaves para desempenhos de sucesso e desenvolvimento pessoal.
Dicas de Como Resolver Conflitos Entre Colaboradores
Para os gestores que têm dúvidas a respeito de que postura adotar diante de surgimento de conflitos entre funcionários listei algumas dicas.
Compreenda que conflitos são comuns
Pare e pense em quantas vezes você já teve alguma discussão, mais ou menos acalorada, com um companheiro de trabalho. Existem diversos exemplos de conflitos e em todos é de suma importância que seja resolvido o quanto antes, tenha escuta ativa. As discussões são comuns em qualquer ambiente de convívio social e isso inclui o trabalho. Sendo assim, a melhor maneira de evitar conflitos ou até mesmo o surgimento de conflitos é permitir que haja troca de opiniões entre os membros da equipe, principalmente quando houver objetivos divergentes, incluindo processos internos para caso surja alguma divergência. O gestor deve estabelecer uma comunicação saudável com os seus colaboradores e entre eles. Quando as pessoas sentem que sua opinião é ouvida e considerada, tendem a se exaltar menos, mesmo que a ideia não seja acatada.
Converse com os envolvidos no conflito
A melhor forma de resolver os conflitos nas organizações é chamar os envolvidos para uma reunião em que cada um exponha o seu ponto de vista. Faça um alinhamento de expectativas. O líder deve pontuar e entender os motivos de conflito dos membros da equipe, dialogar sobre o que observou da situação e oferecer feedback a respeito da situação. Não se trata de dizer quem está certo ou quem está errado e sim de se colocar no lugar dos envolvidos e oferecer uma solução eficiente. Acabando com essa fonte de estresse no ambiente profissional e mantendo a cultura ideal.
Faça uma reunião com toda a equipe
Uma briga na empresa não diz respeito somente aos envolvidos, o clima que se cria a partir dessa tensão afeta a todos os membros da equipe. Dessa forma, visando acabar com conflitos, é importante que se faça uma reunião para que não fique um ambiente de conflito – após a conversa com os membros que brigaram – com todos os colaboradores do setor visando dar o assunto como encerrado. O grade erro de alguns líderes é achar que não falar sobre um acontecimento faz com que ele perca sua importância, e acontece exatamente o oposto.
Acompanhe a evolução da situação
A melhor maneira de resolver conflitos internos nas organizações é fazer o acompanhamento da situação. O gestor, além de observar o relacionamento dos envolvidos na discussão na rotina do escritório, deve marcar uma nova reunião com eles uma ou duas semanas depois. Conversar abertamente é uma maneira de fazer com que os indivíduos manifestem a sua insatisfação e possa ter um alinhamento entre objetivos, até mesmo, se livrar de sentimentos negativos que ainda estejam guardando.
Conhecimento do perfil dos colaboradores
O bom funcionamento de uma máquina depende da eficiência de cada componente e o mesmo se pode dizer a respeito de uma equipe. Para que o trabalho desempenhado por ela seja o melhor possível, é necessário que cada membro tenha seus pontos fortes aproveitados e seus pontos de melhoria remediados. O conhecimento do perfil de cada colaborador pelo gestor contribui para que ele identifique possíveis arestas de conflitos e as apare antes de um problema aparecer.
Atuação do setor de Recursos Humanos
O setor de RH pode, e deve, desenvolver políticas que fomentem a boa convivência entre os colaboradores, para acabar com conflitos. Ninguém é obrigado a gostar ou ter amizade com uma pessoa com quem trabalha, mas deve manter uma relação de respeito no ambiente de trabalho. Cabe ao RH estar sempre com as suas portas abertas para que os colaboradores possam levar questões de conflito para serem resolvidas. Fazer palestras e dinâmicas de relacionamento com os funcionários pode ter resultados bastante positivos em relação à harmonia na empresa.
Aproveitar o lado positivo de discussões
Parece estranho dizer isso, mas as discussões têm um lado bastante positivo, são elas que permitem que problemas sejam resolvidos antes mesmo de serem notados. Obviamente, isso só é possível quando os envolvidos no conflito mantêm a calma sem elevar o tom de voz. Ser persistente na defesa de um ponto de vista não quer dizer ser grosso ou falar alto com os colegas.
Qual sua opinião a respeito de conflitos nas organizações? Deixe seu comentário!