marketing
Pequenas e Médias Empresas

Saiba Como Começar Seu Negócio do Jeito Certo Através do Marketing de Inauguração

O processo de abertura de empresa exige grande atenção por parte do empresário, que deve cuidar de questões, como a obtenção de licenças, análise da concorrência, escolha de ponto ou sede, entre outras. Contudo, nesse turbilhão de decisões e questões a serem resolvidas, é importante deixar um espaço para pensar a respeito do marketing de inauguração que nada mais é do que um conjunto de ações para tornar a abertura da sua empresa mais relevante para o público-alvo.
 

O Que é Marketing de Inauguração?

 
Ao pesquisar a respeito de como abrir uma empresa, muitos empreendedores não são alertados sobre a importância de chegar com impacto no mercado. Independentemente de ser uma empresa nova ou uma franquia que já possui centenas de unidades no país todo, é essencial que haja repercussão da sua inauguração para que as pessoas interessadas (potenciais consumidores) saibam da sua existência.
 
Dessa forma, o chamado marketing de inauguração consiste em tomar algumas medidas para que o primeiro dia de vida da nova empresa não seja apenas mais um dia comum. O empreendedor deve ter em mente que sua empresa deve chegar ao mercado mostrando a que veio, tanto para os consumidores como para os concorrentes. O bom marketing contribui para a formação de uma cartela de clientes.
 

Dicas de Marketing de Inauguração Para Abertura de Empresa

 

Medidas Antes da Inauguração

 
Embora seja chamado de marketing de inauguração, as medidas desse trabalho começam muito antes do grande dia.
 

Identidade Visual da Sua Loja

 
O design tem o poder de criar identificação para o consumidor e fazer com que sua marca deixe de ser apenas mais uma para ser algo específico. No processo de abertura da empresa, contrate um designer para o desenvolvimento de uma marca e de uma paleta de cores que permita padronizar a sua loja.
 
Os franqueados têm a vantagem de já ter esse trabalho pronto, o mais importante nesse caso é estar atento para que a identidade visual seja preservada e esteja alinhada com as demais unidades. Ambientes bem resolvidos graficamente são mais convidativos para que as pessoas entrem e queiram ficar, então invista num bom trabalho para o ambiente também.
 

Campanha de Lançamento

 
Para que a inauguração da sua loja se torne um assunto comentado entre o público-alvo, é essencial que saiba que ela irá acontecer. A dica é realizar uma campanha de lançamento que tenha início algum tempo antes do grande dia, apostando em peças como folders, banners, anúncios em veículos de comunicação e redes sociais. Se o orçamento está curto, invista pesado nas redes sociais, lembre-se que é fundamental se comunicar para ser visto.
 

Organize o Evento de Inauguração

 
O marketing de inauguração se baseia em tornar a abertura da empresa um momento especial e, dessa forma, é essencial que haja uma rigorosa organização de um evento. Nesse dia especial, nada pode dar errado, então reserve um tempo para fazer o planejamento.
 
Comece pela escolha de uma data em que não sejam realizados outros eventos que possam parecer mais atrativos para o público-alvo, assim como não sejam feriados prolongados em que as pessoas viajam. Tendo uma data definida, você deverá começar a pensar a respeito de ter ou não um buffet para servir os seus convidados, se haverá uma lista de pessoas para a festa ou se será aberta a todos. A estratégia adotada depende do ramo em que sua loja atua e qual imagem deseja construir desde a abertura.
 

Medidas Para o Dia da Inauguração

 

Inauguração em Tempo Real Através das Redes Sociais

 
Para que a inauguração da sua empresa se torne um assunto comentado além das paredes do local, é interessante manter a divulgação do evento nas redes sociais por meio de fotos e pequenos vídeos. Criar uma hashtag para o evento e deixá-la evidente em todo o ambiente para que as pessoas presentes possam usá-la em suas fotos permite que os próprios participantes se tornem divulgadores.
 

Promoções Especiais e Cadastramento de Clientes

 
No dia da inauguração, a empresa pode escolher se irá comercializar os seus produtos ou não. Uma estratégia que se mostra efetiva é oferecer promoções especiais de abertura, para que os consumidores se sintam mais motivados a comparecer ao evento. É possível aproveitar essas promoções para realizar o cadastramento de clientes com nome e endereço, de maneira que possam receber informações sobre as novidades da empresa.
 

Medidas Pós-inauguração

 

Faça Clipping

 
O clipping é a verificação e arquivamento das notícias veiculadas a respeito de um acontecimento. Nesse caso, tudo o que foi dito a respeito da inauguração e, para que o trabalho seja feito com mais efetividade, é interessante contratar o serviço de assessoria de imprensa. Embora pareça um custo a mais, pode ser uma boa maneira de verificar qual a imagem que foi feita da sua empresa no imaginário dos potenciais consumidores.
 
Gostou de conhecer o conceito de marketing de inauguração? Então aproveite para compartilhar com os seus amigos empresários que estejam planejando a abertura de um novo negócio!

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

ultura-Corporativa-e-Inovacao-Elementos-Chave-para-PMEs
Pequenas e Médias Empresas

Cultura Corporativa e Inovação: Elementos Chave para PMEs

incubadoras
Pequenas e Médias Empresas

Conheça as 5 Maiores Incubadoras de Empresas do Brasil

aporte-financeiro
Pequenas e Médias Empresas

Aporte Financeiro: O Que Fazer Para Conseguir?

coworking
Pequenas e Médias Empresas

Coworking: o que é, como funciona e quais as vantagens?