gerente-financeiro
Empresas

Saiba o Que Considerar ao Contratar um Gerente Financeiro Para Sua Empresa

Para garantir o bom andamento e crescimento da sua empresa é importante contratar um bom gerente financeiro, um profissional que contribua para o desenvolvimento das estratégias certas e do toque de brilhantismo crucial para a área de finanças. Mesmo gestores que têm talento e gosto pelas finanças em algum momento precisam de auxílio haja vista que precisam comandar a companhia como um todo.

8 Dicas para contratar um gerente financeiro para a sua companhia

Ao se deparar com uma pilha de currículos para o preenchimento da vaga de líder do setor financeiro é natural que os gestores tenham dúvidas. A escolha para esse cargo deve ser assertiva e focada no atendimento das necessidades da organização. A seguir listei dicas do que deve ser levado em conta para decidir quem será o contratado.

1 – Desejo de crescer na carreira

Profissionais que têm o desejo de crescer na carreira são mais focados em suas atividades e apresentam certa dose de ousadia que pode ser fundamental para a criação de oportunidades singulares. Além disso, gerentes financeiros que buscam pelo crescimento certamente ajudarão a sua empresa a crescer e se estabelecer no mercado.

2 – Conhecimento da esfera legal da área de finanças

Nosso país possui um conjunto de regras bastante rígidas em relação a tributação e gestão financeira. Sendo assim o gerente financeiro de uma companhia precisa ter pleno conhecimento da área legal pertinente as finanças.

Quando estiver analisando o currículo dos candidatos observe a realização de cursos de especialização e qualificação assim como as suas experiências anteriores. Ter atuado em empresas do mesmo segmento que a sua pode ser um bom diferencial no sentido do conhecimento de regras específicas.

3 – Capacidade de trabalho em equipe

O profissional que assumirá o cargo de gerente financeiro da companhia precisa saber trabalhar em equipe, não somente com os membros do seu departamento, mas da estrutura corporativa de uma forma geral. Para manter documentação e acompanhamento das finanças assertivo é crucial que o gerente desse setor tenha um bom entendimento com os funcionários de uma maneira geral. A capacidade de estabelecer diálogo com os colegas ajuda a amenizar as eventuais dificuldades que podem surgir do trato com questões financeiras e por vezes burocráticas.

4 – Inteligência emocional bem desenvolvida

O profissional que estará à frente do departamento financeiro da sua empresa precisa ter equilíbrio emocional e desenvolver um bom relacionamento com os colegas. O dia a dia do setor financeiro pode ser bastante estressante e por isso esse profissional deve estar preparado para reagir adequadamente às situações.

O gerente financeiro precisa saber observar e analisar as situações de um ponto de vista macro encontrando as melhores estratégias sem que suas emoções afetem o seu julgamento, porém sem deixar de lado a empatia para entender pontos de vista divergentes.

5 – Capacidade de planejamento

Quando o assunto é finanças mostra-se necessário saber planejar assertivamente cada etapa a ser vencida para poder chegar ao resultado desejado. No momento em que estiver realizando a avaliação dos candidatos para vaga de gerente financeiro observe se eles têm essa habilidade de projeção e organização das tarefas que precisam ser concluídas. Pode ser uma característica avaliada durante a realização de dinâmicas de grupo.

6 – Perfil dinâmico

O contexto mercadológico atual exige que os profissionais da área de finanças sejam cada vez mais dinâmicos e ágeis na tomada de decisões. Se estiver num momento de dúvida a respeito de quem contratar pode usar a capacidade de adaptação a novos cenários como um ponto diferencial. Tudo muda em grande velocidade o tempo todo e por isso se mostra fundamental estar preparado para atender a essas mudanças em tempo real. Não dá para ficar esperando que as coisas simplesmente aconteçam.

7 – Desejo de comprometimento

Uma das grandes dificuldades que as companhias enfrentam na hora de contratar colaboradores é encontrar indivíduos que tenham comprometimento real com as suas tarefas e com o cargo que assumem. Durante a entrevista com os candidatos é possível detectar quem tem um comprometimento acentuado e quem não têm.

Se perceber que um candidato não demonstra o desejo real de criar laços e se dedicar com paixão as suas funções reconsidere a contratação. Acima de tudo os colaboradores devem ser comprometidos com o papel que possuem dentro da empresa.

8 – Lembre-se da importância do cargo

O gerente financeiro tem uma função essencial dentro da lógica administrativa do seu negócio e por isso deve ser escolhido com atenção. Dedique um tempo significativo para fazer a sua escolha de maneira que não precise voltar atrás futuramente. É bastante dispendioso constatar que fez uma contratação errada e que precisará ser desfeita.

Espero ter ajudado a tornar o seu processo de contratação de um gerente financeiro mais simples e assertivo. Deixe seus comentários abaixo!

Copyright:1312231271 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bnenin

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

Por-Dentro-das-PMEs-Caracteristicas-e-Desafios-das-Pequenas-e-Medias-Empresas.
Empresas

Por Dentro das PMEs: Características e Desafios das Pequenas e Médias Empresas

Empowerment
Empresas

O Que é o Empowerment? Como Aplicar em Empresas

empresa-capital-aberto
Empresas

O Que é uma Empresa de Capital Aberto e Como Ela Funciona?

Gestao-Empresarial-Integrada-O-Caminho-Inovador-para-a-Excelencia-Empresarial.
Empresas

Gestão Empresarial Integrada: O Caminho Inovador para a Excelência Empresarial