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Saiba o Que é Onboarding e Como Realizar na Sua Empresa

O conjunto de ações denominado onboarding pode representar uma mudança significativa na cultura organizacional da sua empresa permitindo uma maior retenção de talentos. Encontrar profissionais qualificados e que estejam alinhados com o perfil da sua companhia pode não ser uma tarefa simples e se mostra crucial promover uma integração mais efetiva para que os talentos permaneçam no quadro de colaboradores a longo prazo.

Entenda o que é onboarding

Trata-se de um conjunto de processos que tem como objetivo central fazer com que os colaboradores recém-chegados se integrem com mais facilidade a organização. Reduzir o período de adaptação do indivíduo além de permitir que ele se torne produtivo mais rapidamente também corrobora com a sua vontade de ficar, cria uma sensação de pertencimento. As pessoas tendem a querer permanecer onde se sentem a vontade.

As ações de onboarding permitem que os profissionais atinjam o seu ápice produtivo num espaço menor de tempo. O termo onboarding, traduzido do inglês, significa “embarcar”, no contexto corporativo assume o sentido de fazer com que o indivíduo embarque nos objetivos da empresa, passe a fazer parte do time.

6 Dicas de como realizar onboarding na sua companhia

A seguir listei algumas dicas de como realizar o processo de onboarding com os funcionários da sua organização tornando o processo de contratação mais eficaz e também reduzindo a rotatividade.

1 – Onboarding começa antes da contratação

O trabalho de onboarding tem início antes da contratação dos novos funcionários com a criação de uma imagem coerente para a sua empresa de acordo com o segmento em que ela está inserida. Uma agência de publicidade, por exemplo, tem uma imagem mais ‘cool’ devido ao seu ambiente criativo. Ser reconhecida por essa característica no mercado facilitará o processo de atração de funcionários alinhados com o que se espera.

Porém, se ao chegar ao local esses profissionais encontrarem uma estrutura engessada com muita burocracia e formulários podem ter uma grande decepção e isso fazer com que desistam de continuar a longo prazo como parte da equipe. É necessário construir uma imagem que converse com os objetivos da organização e mantê-la.

2 – Divulgue informações sobre o ambiente de trabalho

Os candidatos a vagas na sua companhia devem chegar para a entrevista com conhecimento de como é o ambiente organizacional. Para que isso seja possível a recomendação é divulgar o máximo de informações sobre a companhia nas suas redes e no seu site.

Adicione um texto explicativo a respeito de como funciona os recursos humanos da sua empresa, qual método de trabalho é utilizado e de que maneira são realizados os processos. Os profissionais então poderão chegar para as entrevistas sabendo o que irão encontrar caso sejam contratados.

3 – Envio de informações antecipado

Quando um novo colaborador é contratado inevitavelmente será criado um processo burocrático para efetivar o vínculo empregatício. Em relação a isso não há nada que se possa fazer, contudo, a sua empresa pode facilitar esse momento tão delicado enviando antecipadamente por e-mail informações relevantes como o manual de regras dos funcionários.

Assim o colaborador não precisa chegar recebendo uma avalanche de informações ao mesmo tempo em que deve entregar documentos para o departamento de recursos humanos. Também é válido pensar em materiais mais dinâmicos para transmitir as informações, por que não criar um manual do colaborador com ilustrações? Leveza é fundamental para ambientar os funcionários.

4 – Torne o primeiro dia mais fácil

O primeiro dia de trabalho é semelhante ao primeiro dia na escola quando éramos crianças, tudo é novo e um pouco ameaçador. O líder de equipe deve atentar para esse detalhe e buscar tornar a experiência menos complicada para quem está chegando. O primeiro ponto é não forçar o novo funcionário a já chegar realizando funções, mesmo que pequenas.

Nesse primeiro momento é necessário que o líder acompanhe o colaborador e lhe explique os pequenos detalhes que serão de grande relevância como, por exemplo, o funcionamento da linha telefônica da companhia e da intranet, itens fundamentais para que ele possa se comunicar.

5 – Prepare o ambiente para o novo funcionário

Não deixe para ‘arrumar’ uma cadeira quando o funcionário chegar receba o profissional com o seu espaço planejado e com todo o material de que ele irá precisar. Perceber que sua chegada está acontecendo de improviso ou ficar parado em pé no meio da empresa não é nada agradável. O líder da equipe deverá informar aos demais funcionários a respeito da contratação dizendo qual o nome do contratado e orientando-os a lhe dar uma recepção mais amistosa.

6 – Funcionário-anjo

Para que o novo funcionário se integre mais rapidamente a lógica de trabalho da companhia é fundamental que conte com o auxílio de alguém com mais tempo de empresa. O líder da equipe pode designar um colaborador para ser uma espécie de anjo da guarda do novo contratado nas primeiras semanas, aquele para quem fazer as perguntas necessárias.

Gostou de saber mais sobre onboarding? Sua empresa já realiza esse tipo de ação? Deixe nos comentários abaixo! 

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