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Sua Empresa Tem um Planejamento Comercial?

O planejamento comercial é um recurso de grande relevância para que qualquer empresa possa estabelecer um ritmo de crescimento saudável observando quando aumentar a produção e quando recuar para minimizar eventuais prejuízos. Ao abrir um negócio é essencial que o gestor dedique algum tempo esse planejamento para não ser pego de surpresa futuramente.

Como Elaborar um Planejamento Comercial Eficaz

Abaixo listei dicas de como elaborar um planejamento comercial que aborde os pontos mais relevantes para o crescimento sustentável da sua organização.

– Capacidade de entrega

Pode parecer curioso, mas saiba que um bom planejamento comercial é aquele que começa pelo seu final, isto é, pela observação de que estrutura será necessária para entregar o que o cliente está comprando sem comprometer a qualidade. Muitas companhias perdem clientes porque não conseguem entregar o que prometem.

Para que fique mais claro o quanto é importante saber qual é a limitação de atendimento imagine um restaurante que amplia seu salão, mas que não consegue atender aos pedidos de todas as mesas com a mesma eficiência. Se esse restaurante promete que um prato X fica pronto em 20 minutos não pode levar mais de 1 hora depois do pedido para entregar.

O cliente ao escolher o prato tinha a expectativa de esperar 20 ou no máximo 30 minutos, após uma hora certamente estará irritado e não recomendando o lugar para seus conhecidos. Toda organização tem como objetivo principal aumentar o seu volume de vendas, mas não pode para isso sacrificar a qualidade com que fará isso. Ao identificar que a estrutura atual atende a no máximo 100 entregas semanais, mas tendo o desejo de fazer 200 estude a viabilidade de um investimento em estrutura.

– Foque no público-alvo

Ter a capacidade de atendimento limitada e reconhecer isso é muito mais saudável do que tentar atender além das suas possibilidades. Durante a elaboração do seu planejamento comercial é importante ficar atento para a escolha de um público-alvo que seja adequado ao tipo de produto que a marca oferece. Com essa definição será possível traçar estratégias assertivas para impactar positivamente essas pessoas de maneira a fidelizá-las.

O gestor deve ter em mente que o custo para manter os clientes que já compram da sua marca é muito menor do que o custo para captar novos indivíduos. Para que haja equilíbrio é interessante reservar uma verba para a divulgação junto a novos clientes e outra verba para o processo de fidelização de quem já compra. Ao fazer isso a sua companhia terá mais facilidade de desenvolver uma boa base de consumidores.

– Determine o momento correto de ampliar o leque

Para que uma empresa consiga se estabelecer com solidez e a longo prazo no mercado é essencial que tenha algo além do básico para oferecer superando eventuais crises do seu nicho, mas que também determine quando é a hora certa de ampliar o leque. Nem sempre se tem recursos para trabalhar com mais de uma linha de produtos simultaneamente ou expertise para tal. Um estudo de mercado é necessário para saber quando as outras capacidades produtivas da organização poderão ser colocadas em prática.

– Método de vendas predeterminado

Cada organização tem seu próprio método de vendas que depende da estrutura que possui e da capacitação dos seus colaboradores. No entanto, é fundamental que a se tenha bem clara qual será a metodologia aplicada para conquistar o mercado almejado. Pode ser que a companhia adote uma postura mais passiva esperando que o marketing crie oportunidades por meio da comunicação ou então seja ativa com um time treinado para prospecção. A definição desse método depende de alguns fatores como o tipo de produto que está sendo comercializado, quem é o público-alvo e as metas que se pretende bater.

– Determinação de metas

Tendo definido quem é o seu público-alvo chega o momento de pensar em quais são as metas possíveis de alcançar com o mercado que se tem a frente. A partir de estudos focados na realidade e não nas aspirações de crescimento é interessante estabelecer as metas que deverão ser buscadas pelo departamento de vendas. A dica principal é nunca fazer projeções muito acima do que os indicadores reais apontam, pois nada é mais frustrante do que perseguir metas que não podem ser batidas.

Que tal fazer o planejamento comercial para a sua organização?

Agora que você já conferiu quais são os principais pontos que devem ser abordados num planejamento comercial pode dar início ao da sua empresa. Quem não planeja não realiza, a assertividade dos passos no mercado depende de ter metas e estratégias traçadas com atenção. Durante a elaboração de um planejamento como esse é possível ainda identificar potenciais inesperados de crescimento para a sua marca. Há diversos pontos positivos em trabalhar nesse planejamento então não perca mais tempo para iniciar o seu!

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