Sustentabilidade organizacional: conheça seu significado

O conceito de sustentabilidade tem sido cada vez mais difundido ao redor do mundo. Isso acontece devido à importância de oferecer melhor qualidade de vida às gerações que ainda estão por vir. Nesse contexto, as empresas têm um papel crucial, já que suas ações refletem diretamente na sociedade em vivemos, podendo trazer benefícios a todos que estão envolvidos em seus processos, ou gerar prejuízos até mesmo irreversíveis dependendo de seu posicionamento perante diversos assuntos sociais.
 
Diante disso, é importante que você, enquanto empresário e empreendedor, conduza seus negócios, de forma a ser sustentável economicamente, contribuindo para o crescimento de seus colaboradores e demais stakeholders, bem como para a evolução da sociedade como um todo. Levando estes pontos em consideração, a probabilidade de se construir uma organização sólida e ao mesmo tempo próspera, são muito maiores, se comparado a outros empresários que não dão tanta importância a questões como estas.
 
Diante de sua extrema importância, ainda no mundo e na sociedade em que vivemos hoje, vou falar um pouco mais com você sobre o conceito de sustentabilidade organizacional, para que você possa aprimorá-lo em sua empresa ou adotá-lo a partir de agora, caso ainda não o conheça.
 

Sustentabilidade organizacional: do que estamos falando?

 
Quando falamos de sustentabilidade, estamos tocando em um tema que realmente precisa sair do âmbito do discurso em entrar na esfera da ação. Digo isso, pois o mundo ao nosso tem se deteriorado de tantas formas diferentes, que se não nos posicionarmos e tomarmos atitudes resolutivas agora mesmo, vamos acabar prejudicando ainda mais as gerações que virão depois de nós.
 
Assim, foi criado o conceito de sustentabilidade organizacional, para que empresários e empreendedores entendam que também têm um papel considerado fundamental, no sentido de gerar crescimento sustentável para suas empresas, preservando o meio ambiente e a sociedade em que estão inseridas, bem como oferecendo maior qualidade de vida à todas as pessoas envolvidas em seus processos, direta e indiretamente.
 

Os pilares da Sustentabilidade Organizacional

 
Para que uma empresa seja considerada sustentável, ela precisa levar em consideração pilares importantes. Veja quais são eles, a seguir:
 

Meio ambiente

 
O primeiro pilar relacionado à sustentabilidade organizacional, diz respeito à preservação do meio ambiente. Para que seja considerada sustentável, uma empresa precisa realizar ações que visem um futuro melhor para o nosso planeta, ou seja, que sejam ambientalmente responsáveis e levem em consideração a qualidade de vida das próximas gerações.
 
Assim, é fundamental respeitar, primordialmente, as leis ambientais, minimizando, de forma considerável, a poluição e o descarte inconsciente. Além disso, estabelecer normas internas, que visem a preservação de dentro para fora da empresa, como o consumo de água e energia consciente, a reciclagem de materiais, entre outras ações, faz com que a organização se mostre preocupada com o mundo que está ao seu redor.
 

Cuidados com a sociedade

 
Realizar ações que tornem a sociedade cada vez mais justa, é o que se espera de uma organização sustentável. Dessa maneira, é importante oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento a seus colaboradores, bem como a seus demais stakeholders.
 
Além disso, uma forma eficiente de ser socialmente sustentável, é desenvolver projetos que incentivem a igualdade de gêneros, de religião, racial, entre outras, que façam com que as pessoas se sintam incluídas na sociedade como um todo e não excluídas, como vem acontecendo bastante no mundo inteiro.
 

Economicamente sustentável

 
Por fim, mas não menos importante, um negócio só pode ser considerado sustentável, se for economicamente viável. Com isso, quero dizer que é necessário pensar nos lucros que a empresa precisa obter, para se manter de portas abertas, gerando também retorno, não só financeiro, a seus acionistas e pessoas que dela dependam.
 
Diante disso, é necessário elaborar estratégias que tenham como objetivo tornar os negócios bem-sucedidos, sempre com o foco nos resultados, gerenciando os processos, os riscos e as crises que venham a surgir em sua trajetória.
 
A sustentabilidade empresarial deve ser uma d?as principais obrigações que uma organização deve ter. Isso porque o mundo tem precisado cada vez mais de ações sustentáveis, que visem a sua preservação e o bem-estar das gerações futuras. Sendo assim, comece agora mesmo a desenvolver projetos em sua empresa, que demonstrem a sua preocupação com o universo ao redor.
 
Qual a sua opinião sobre este tema? A sua empresa já realiza ações consideradas sustentáveis? Já se encaixa nestes três pilares? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01