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Tipos de Marcas – Mista, Nominativa e Figurativa

Conhecer os tipos de marcas possíveis para registro é essencial para escolher o que mais está alinhado com seu empreendimento. Já faz tempo que os empresários, mesmo os que estão debutando no mercado, sabem da relevância do registro de marca, contudo, na hora de concretizar esse processo ainda há uma série de dúvidas que precisam ser solucionadas. Você sabe qual é o tipo de marca ideal para a sua empresa?

Entendendo os Tipos de Marcas

Antes de mais nada devo conceituar o que é uma marca, trata-se de um sinal que distingue uma companhia da outra assim como permite que o público-alvo o diferencie de seus concorrentes. Sendo assim a marca é o que torna uma organização única e identificável por seu público. A imagem de uma marca é essencial para que os consumidores a escolham dentre as demais possibilidades e essa imagem está associada a esse símbolo.

Para assegurar o direito e exclusividade da sua marca é necessário registrá-la no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O registro concede direito de uso exclusivo por dez anos que podem ser prorrogados indefinidamente, ou seja, a sua marca pode ser perpétua desde que renovada a cada década no mercado. No momento em que for registrar a sua marca no INPI será necessário escolher entre as opções disponíveis que incluem: mista, nominativa e figurativa.

Diferenças Entre os Tipos de Marcas: Mista, Nominativa e Figurativa

Abaixo vou apresentar os tipos de marcas para que seja mais fácil determinar qual é o que mais combina com o seu negócio.

Marca Nominativa

– O que é?

É o tipo de marca em que o nome da organização é formado por uma ou mais palavras que podem incluir letras e números e até neologismos. Nessa categoria estão as marcas que protegem o nome em si, não contando com elementos figurativos para distingui-las. Nesses casos, é interessante que a marca tenha uma fonética única ou que consiga transmitir uma ideia única para os seus consumidores.

– Quais as vantagens da marca nominativa?

A proteção que o registro de marca nominativa oferece é relativamente mais amplo do que as outras opções, a sua companhia tem assegurado o direito de barrar que concorrentes utilizem marcas similares ou idênticas. Além disso, é possível fazer alterações no logotipo sem que isso afete a proteção.

– Quais são as desvantagens da marca nominativa?

Como a proteção está ligada ao nome não há garantias para o seu logotipo de maneira que outras organizações podem copiá-lo desde que usem outro nome. Para que se tenha proteção da parte visual da marca será necessário fazer um registro a parte da mesma, algo que pode ser complicado e nem sempre ser possível.

Marca Figurativa

– O que é?

Trata-se de marcas em que o foco está em desenhos, isto é, em figuras, símbolos ou até mesmo em letras ou números de outros alfabetos como o cirílico, hebraico, ideogramas entre outros. A proteção nesse caso diz respeito ao visual e não necessariamente ao nome como é o caso da marca nominativa. Ideal para os casos em que o logo é bastante reconhecido pelo público.

– Quais são as vantagens da marca figurativa?

Protegendo o seu logotipo é possível utilizá-lo juntamente com outras marcas que podem ser nominativas. Contando com esse registro a sua empresa pode impedir que outras organizações tenham logo igual ou parecido atuando na mesma área.

– Quais são as desvantagens da marca figurativa?

O registro de marca figurativa protege apenas o visual da sua marca, ou seja, o nome da sua companhia não está protegido e poderá eventualmente ser utilizado por outras empresas. Para evitar que o nome possa ser utilizado por terceiros é necessário fazer o registro de outra marca. Fique atento ainda ao fato de que a marca figurativa protege apenas o desenho que foi submetido ao INPI no momento do depósito, então se o logo for modificado não estará mais protegido tendo que ser registrado como nova marca.

Marca Mista

– O que é?

É o conjunto dos dois tipos de marcas que apresentei acima, trata-se de uma boa escolha quando a marca é formada pelo conjunto de desenhos e palavras ou mesmo quando as palavras são escritas a partir de letras estilizadas. Perfeito para quem deseja proteger o nome e o logotipo sem ter que depositar duas marcas distintas.

– Quais são as vantagens da marca mista?

A principal vantagem é a de fazer um único registro que engloba nome e design do logo. É mais fácil obter a concessão desse tipo de marca do que a de uma marca nominativa, por exemplo, uma vez que é necessário ter um nome de muita força.

– Quais são as desvantagens da marca mista?

O ponto mais importante de ficar claro é que esse registro se refere ao conjunto de nome + logo de maneira que os elementos não estão protegidos individualmente. Alterações, ainda que mantenham o nome da marca, exigem novo registro.

Gostou de conhecer as diferenças entre os tipos de marcas? Qual o tipo que mais se encaixa com a realidade da sua organização? Deixe seus comentários!

Créditos da Imagem: Por stoatphoto – ID da foto stock livre de direitos: 528340360

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