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Transformação Digital nas Empresas

Sua empresa utiliza o armazenamento de dados na nuvem, drives compartilhados, inteligência artificial, internet das coisas ou outras ferramentas digitais? Se sim, saiba que não necessariamente ela está inserida no conceito de transformação digital, pois ele se refere ao uso de recursos digitais para a criação de vantagens competitivas. Atualmente, esse é um diferencial entre quem se mantém no mercado e quem fecha as portas.

O que é transformação digital?

A transformação digital nada mais é do que usar as ferramentas tecnológicas para inovar no mercado por meio de processos mais eficientes e diferentes dos tradicionais. Uma organização que utiliza recursos digitais para melhorar os procedimentos convencionais não está realizando uma verdadeira transformação digital, pois em essência permanece fazendo o mesmo de sempre. A proposta desse conceito é que os gestores desenvolvam vantagens competitivas para que seus negócios se destaquem diante dos concorrentes.

Netflix: O grande exemplo de transformação digital

A Netflix antes de ser um streaming oferecia um serviço de delivery de filmes clássicos cult, algo que já tinha seu diferencial haja vista que a principal concorrente, a Blockbuster, não dava destaque para esse tipo de título. Basicamente a companhia recebia pedidos e enviava DVDs pelo correio para os seus clientes, um processo que demorava algum tempo. Observando que esse mercado de consumo físico de filmes estava em declínio a empresa aproveitou a possibilidade de oferecer um serviço disruptivo.

Certamente agora parece óbvio que é mais interessante ter acesso a um catálogo de filmes online para assistir imediatamente, no entanto, devo ressaltar que naquele momento em que a Netflix mudou seu posicionamento não era algo tão certo assim. Afinal, as pessoas ainda não estavam acostumadas com esse tipo de serviço e estranharam por um tempo a ideia de que não receberiam um DVD físico.

A transformação digital pode mudar o rumo de uma empresa garantindo que ela permaneça por muito mais tempo no mercado ao contrário de suas concorrentes. A Blockbuster tem apenas uma loja atualmente.

Como criar vantagens competitivas com a transformação digital?

Uma das principais perguntas que gestores de negócios de todos os portes devem se fazer. A seguir vou explicar em tópicos como usar recursos tecnológicos para inovar e se consolidar no mercado.

1 – Estratégia é fundamental

Para criar um serviço inovador que seja pertinente é necessário observar o seu público consumidor. Não adianta planejar uma mudança para a forma como sua companhia atua no mercado se não haverá demanda para ela. Inicialmente é importante fazer um estudo do que está sendo oferecido no presente e projetar mudanças significativas no concerne ao alcance da marca. Lembre-se sem estratégia não é possível trilhar um caminho seguro.

Preciso fazer um adendo em relação a um mito criado em torno da transformação digital, nem toda boa estratégia versa sobre mudanças tecnológicas. O papel fundamental de uma estratégia vencedora é descobrir um meio possível de multiplicar os resultados positivos. Sendo assim fica evidente que a tecnologia é apenas uma das possibilidades num amplo leque. Nem sempre mudanças tecnológicas obtêm os resultados desejados.

2 – Capital humano preparado

A sustentação da implementação de quaisquer inovações tecnológicas e de posicionamento se baseia no capital humano preparado. Os colaboradores da sua companhia precisam estar familiarizados com as novas rotinas e especialmente com o papel que a tecnologia tem para o sucesso das operações. Os líderes de equipe devem prezar pela criação de uma cultura de inovação para manter essas vantagens em curso.

3 – Tecnologia e comunicação devem trabalhar em conjunto

Para estabelecer um processo de transformação digital pleno é importante realizar um trabalho conjunto de meios tecnológicos e de comunicação. Essas duas bases operacionais se inter-relacionam para tornar o ambiente organizacional mais propício para as transformações que estão para ocorrer.

Transformação digital não é direcionada apenas para os clientes

Considero importante, para o entendimento completo do que é transformação digital, esclarecer que embora essas inovações tecnológicas sejam, em grande parte dos casos, impactantes para os clientes não estão direcionadas apenas para eles. Essas mudanças envolvem e muito os colaboradores e os processos realizados.

Quando se está planejando a transformação digital é necessário olhar com atenção para três pilares que são:

– Operações

A forma como a organização desenvolve e coloca no mercado seus produtos ou serviços. Obviamente que nesse quesito estão envolvidos os processos e os colaboradores.

– Experiência do cliente

Esse é o quesito em que os clientes da sua marca estão diretamente envolvidos, como essas transformações tornarão a sua experiência mais positiva.

– Modelo de negócio

Lembra do exemplo da Netflix que citei no começo do artigo? A empresa mudou o seu modelo de negócios com a transformação promovida, deixou de enviar filmes pelo correio para ser um streaming. Nesse pilar estão envolvidos os dois anteriores tanto o de operações (inevitavelmente ocorrem transformações no modo de produção) como o de experiência do cliente (o consumo passa a ser feito de outro modo).

Gostou de saber mais sobre o processo de transformação digital em empresas? Deixe seus comentários abaixo! 

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