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Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Parceria Empresarial

Já faz algum tempo que as companhias têm percebido que o estabelecimento de uma parceria empresarial pode contribuir para o aumento da lucratividade e para um crescimento exponencialmente maior. Trata-se da política do ganha-ganha, em que as duas partes saem lucrando através do laço criado, muito mais do que poderiam obter se permanecessem sozinhas no mercado.

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Entendendo a Parceria Empresarial

O conceito de parceria entre empresas não é exatamente novo, contudo, tem crescido significativamente nos últimos anos, embalado, especialmente, pela crise financeira que se abateu sobre o Brasil. Embora seja mais comum que as parcerias se estabeleçam entre empresas de grande porte, também representam um excelente negócio para as organizações menores.

A parceria pode se dar entre negócios do mesmo ramo, corporações e seus fornecedores ou, mesmo, companhias que atuam em segmentos distintos, mas de alguma forma complementares. Havendo a possibilidade de ganho para ambas as partes, a parceria pode se estabelecer, trata-se de desenvolver visão estratégica quanto ao mercado.

Questão de Cultura

No Brasil, ainda existe alguma resistência ao estabelecimento de parceria empresarial devido a uma questão cultural, os empresários ainda preferem ter lucros menores se mantendo sozinhos num determinado nicho. De maneira geral, a parceria entre empresas se concentra em encontrar um ponto em comum para que as duas possam ter vantagens e, em muitos casos, isso significa que uma ou as duas partes terão que crescer menos individualmente.

Abrir mão de parte do Market share, mesmo que isso signifique ganhos maiores no futuro, parece ser difícil para muitos gestores. Esse é o momento em que se define se é melhor ganhar menos sozinho ou potencializar a sua lucratividade caminhando junto com um possível concorrente.

Vantagens da Parceria Empresarial

Abaixo listei as principais vantagens de dar início a uma parceria entre empresas. A partir desses tópicos você poderá pensar melhor a respeito dessa possibilidade.

Realizações maiores no mercado: O estabelecimento de parcerias permite que as companhias façam apostas maiores no mercado, de maneira que, mesmo dividindo o crescimento, se manterão em ascensão.

Risco dividido: O lucro será repartido, mas os riscos também, de maneira que mesmo jogadas mais ousadas podem ter uma rede de segurança mais firme. Algumas estratégias de crescimento e conquista de mercado somente são possíveis quando se tem o respaldo de um parceiro.

Maior estrutura: Ter um parceiro empresarial significa ter mais estrutura para a realização de negócios, isso permite que os investimentos sejam menores para a sua organização e a capacidade produtiva crescente.

Questões Importantes Para o Estabelecimento de Parceria Empresarial

Além de conhecer as vantagens de uma parceria empresarial, também é relevante considerar algumas questões que listei a seguir.

Sinceridade entre as partes

Uma relação de parceria empresarial deve ser pautada na sinceridade, mesmo que, no início, o que se tenha dizer não seja tão positivo para o outro. Por exemplo, quando um novo negócio deseja estabelecer uma parceria com outro já consolidado, deve deixar claro que compreende que, no início, a relação será desigual. A questão chave é que a pequena empresa tenha vantagens reais e palpáveis para oferecer no futuro.

Condições bem claras

Desde o início da parceria, é necessário que as condições estejam bem claras e, de preferência, acordadas por meio de um contrato. Nesse documento deve constar quais são os direitos e deveres de ambas as partes, assim como a determinação de metas e prazos. Partindo da sinceridade citada acima, é possível criar um vínculo produtivo para as organizações envolvidas. Existem muitas companhias que já estabeleceram parcerias há muito tempo e se mantêm com boas condições em seu mercado.

Troca crescente

Em quase toda parceria, uma das partes – em geral a menos privilegiada em termos de tempo de mercado e lucratividade – sairá ganhando mais no início. Contudo, como a parceria empresarial tem carácter crescente, num dado momento a companhia que estava ganhando menos no processo passará a ter maiores vantagens.

Vou exemplificar da seguinte maneira, imagine que a companhia X, da área de tecnologia da informação, fez uma parceria com a empresa Y. Nesse caso, X é uma grande organização que já tem um nome consolidado, enquanto Y é um negócio novo. Nos primeiros anos de parceria, X oferecerá parte de sua estrutura e conhecimento para que Y possa crescer. A partir do momento em que Y for uma empresa tão bem estabelecida quanto X, poderá passar a ser uma parceira no sentido mais literal da palavra, estendendo a estrutura da última, de maneira que ambas tenham acesso a uma porcentagem mais significativa do seu público.

Talvez, no início do exemplo, tenha ficado a impressão de que somente Y sairia ganhando com essa parceria entre empresas, mas, se pensarmos futuramente, é interessante para X ter uma parceira de força em seu segmento para fazer frente aos demais concorrentes.

O que você achou da possibilidade de estabelecer uma parceria empresarial? Deixe seu comentário!

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