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Vale a Pena Contratar uma Agência de Empregos Para Recrutamento de Novos Funcionários?

Certamente muitos gestores já se depararam com a dúvida a respeito de contratar ou não os serviços de agência de empregos para auxiliar no processo de recrutamento de novos colaboradores. Selecionar e admitir funcionários são processos que envolvem certa complexidade e que se forem feitos erroneamente podem acarretar em problemas de gestão de pessoal e baixa produtividade. Ter um ponto de vista especializado é sempre válido.

Por que contratar agência de empregos para recrutar funcionários para minha empresa?

Como mencionei acima é importante contar com o viés especializado de uma agência de empregos que tem como foco análise de perfil pessoal e profissional de candidatos para as mais variadas vagas. A seguir vou apresentar 7 motivos pelos quais é interessante realizar esse investimento para o fortalecimento do capital humano da sua organização.

1 – Redução da rotatividade

Um dos grandes problemas que os setores de Recursos Humanos precisam gerir cotidianamente diz respeito a contratações equivocadas que geram a necessidade de demissão e investimento num novo processo seletivo. Contratar funcionários que parecem se encaixar nas vagas, mas que acabam não correspondendo ou não se adaptando ao ambiente organizacional gera prejuízo financeiro e de tempo.

Quando se conta com os serviços de uma agência de empregos fica mais simples encontrar perfis adequados. Os recrutadores realizam processos de seleção todos os dias e têm uma expertise diferenciada para saber como acertar na escolha. Com isso se tem uma rotatividade menor que faz com que a empresa não fique sem profissionais nos postos de trabalho mais relevantes e nem tenha investido numa seleção que não traz resultados.

2 – Diagnóstico de problemas estruturais de Recursos Humanos

Ao contratar os serviços de uma agência de empregos é possível contar com uma avaliação holística que possibilita identificar e diagnosticar eventuais problemas estruturais de recursos humanos. Sua empresa finalmente poderá entender porque tem dificuldade de retenção de colaboradores num determinado setor ou porque não consegue melhorar os recursos de um departamento mesmo contratando mais funcionários.

Boa parte dos problemas e mecanismos que impedem o crescimento das companhias não são facilmente identificados por elas mesmas. Uma consultoria focada nos processos de recrutamento de novos colaboradores pode ajudar a responder uma série de questões.

3 – Rapidez para a contratação de novos funcionários

O setor de Recursos Humanos de uma organização possui uma série de tarefas importantes para realizar como manter a folha de pagamento atualizada, gerir a quantidade de horas trabalhadas pelos colaboradores, receber e arquivar documentos dos funcionários entre outras. Em paralelo fica difícil se dedicar com agilidade ao processo de recrutamento, entrevistas e contratação de colaboradores. Terceirizar essa série de tarefas pode ser a solução para ter uma contratação mais rápida e eficaz.

4 – Modelo de plano de carreira

A retenção de talentos tem se mostrado um verdadeiro desafio para algumas corporações. Encontrar funcionários qualificados e que desejam permanecer na empresa é fundamental para não estar sempre andando em círculos buscando novos profissionais e também para ter um processo mais eficiente de crescimento.

A consultoria prestada por uma agência especializada em recrutamento pode colaborar para o desenvolvimento de um modelo de plano de carreira que seja atraente para que os profissionais permaneçam onde estão. Os colaboradores precisam de motivação para permanecer engajados nas suas funções.

5 – Treinamentos para o setor de Recursos Humanos

As agências de recrutamento também podem oferecer treinamentos para o setor de recursos humanos das companhias para as quais prestam seus serviços. Esse tipo de qualificação se mostra imprescindível haja vista que a legislação trabalhista vem passando por mudanças constantes. Os gestores e colaboradores de RH precisam estar sempre a par dessas transformações da legislação para que possam evitar quaisquer tipos de problemas para a companhia em relação a questões trabalhistas mal resolvidas.

6 – Auditorias internas

A consultoria prestada pela agência de empregos pode incluir uma auditoria interna em que seja possível identificar eventuais irregularidades tanto do ponto de vista de qualidade de uso de tempo dos funcionários como de um viés legal e burocrático. Com especialistas em relacionamento com os colaboradores, essas agências, são perfeitas para melhorar o processo de gestão do capital humano.

7 – Redução de custos

Embora inicialmente pareça que a contratação de uma agência de empregos gera custos devo ressaltar que observando os seus benefícios concluímos que ela contribui para reduzir despesas. Essas agências possuem seus próprios canais de divulgação de vagas e bancos de dados repletos de bons candidatos de maneira que já elimina o custo de veiculação da vaga.

Além disso, essas companhias agilizam o processo de entrevistas e dinâmicas com os interessados nas vagas de maneira que reduzem o tempo dos funcionários de RH nessas tarefas. Já mencionei, mas vale ressaltar novamente a redução potencial da rotatividade com a contratação assertiva de funcionários evitando novos gastos com novo processo seletivo. Colocando na ponta do lápis sai em conta ter uma agência de recrutamento como parceira da sua organização.

Gostou de saber mais sobre os motivos para contratar uma agência de empregos? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

 

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