Valorização do Trabalho – Como Você Atua em Sua Empresa?
A valorização do trabalho é fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva e com um ambiente corporativo propício ao desenvolvimento de estratégias vencedoras. Quanto mais os colaboradores sentem que seu trabalho é valorizado, mais eles desenvolvem o sentimento de pertencimento à companhia e desejo de fazer mais e melhor para alcançar bons resultados.
Valorização do Trabalho: Qual é a Sua Verdadeira Importância?
Quando você realiza algo, seja no âmbito pessoal ou profissional, gosta quando outros indivíduos reparam no seu esforço e elogiam, não é mesmo? Existe um sentimento de que não se trabalhou em vão, que aquilo a que se dedicou tempo e esforço está sendo visto pelos demais e tornando-se reconhecido. Saiba que no contexto dos colaboradores da sua empresa não é diferente, eles desejam que seu trabalho seja visto e comentado.
No entanto, antes de receber o feedback positivo dos colegas, é essencial que os profissionais realizam a autovalorização, ou seja, a percepção daquilo que se faz como algo bom e que merece chegar ao sucesso. Embora se fale muito sobre a relevância das organizações valorizarem seus colaboradores, não se pode deixar de lado a questão do desenvolvimento de autoestima pelo seu esforço. Basicamente, o primeiro reconhecimento deve ser pessoal e, a partir dele, se obter o reconhecimento dos demais.
Como a Valorização do Trabalho Pode Ser Implementada Numa Empresa
A partir do ponto que abordei acima, em relação à autoestima, é interessante que as organizações comecem por fortalecer a criação de uma imagem mais sólida e positiva dos colaboradores em relação a si mesmos. Na verdade, trata-se de um ciclo em que o indivíduo passa a ter uma percepção melhor do seu trabalho a partir do momento em que os outros lhe dizem que gostaram do que foi realizado.
Nem todo mundo tem uma autoestima alta em relação ao seu rendimento profissional, mesmo quem é capacitado e tem experiência no mercado pode ter alguma dificuldade nessa questão da autoimagem. Resolvendo esse primeiro ponto, se chega à questão seguinte, que consiste em ter dentro da organização o reconhecimento dos bons préstimos dos colaboradores.
Desenvolver programas de bonificação e benefícios para aqueles que tiverem bom desempenho ou simplesmente fornecerem boas ideias para novos projetos, é uma maneira de reconhecer o seu esforço. As pessoas ainda associam muito o reconhecimento a prêmios. Se a sua companhia não tem condições de fornecer prêmios financeiros, pode apostar na oferta de benefícios, como sair mais cedo do expediente, poder tirar um dia de folga, entre outros.
Quem Não Valoriza Perde
Muitas organizações assistem passivamente a saída de diversos colaboradores todos os dias e parecem não entender o que desencadeia esse movimento. Quando um indivíduo não se sente valorizado no seu ambiente de trabalho pode começar a buscar por novas oportunidades. Geralmente, esses profissionais têm a percepção de que se não têm o seu trabalho reconhecido dentro da companhia, dificilmente serão promovidos ou assumirão novas responsabilidades.
Todo mundo quer crescer profissionalmente, pois essa ascensão no mercado significa melhorar o seu padrão de vida. Então, se a sua empresa não demonstra interesse em levar os seus colaboradores mais adiante na carreira, pode ser deixada no passado, como um capítulo que terminou sem nenhuma conclusão. Criar programas de desenvolvimento profissional é essencial para manter os melhores colaboradores em suas funções.
Valorização de Perfil Pessoal
Outra questão que merece atenção dos gestores é o reconhecimento de indivíduos com uma postura pessoal que agregue positivamente para a companhia ser bem-sucedida. A harmonia dentro do escritório é fundamental para que os projetos mais difíceis sejam realizados com o máximo de assertividade.
Sendo assim, além de valorizar verbalmente o desempenho profissional, é interessante demonstrar que o comportamento pessoal também é observado. Indivíduos que são gentis e solícitos com os colegas se sentirão compelidos a agir ainda mais dessa forma ao receberem feedback positivo assim como isso poderá inspirar os demais.
Como sua empresa vem atuando em relação à valorização do trabalho? Deixe a sua contribuição sobre o tema nos comentários abaixo.
A partir da leitura dos tópicos que abordei acima já é possível observar a forma como a sua companhia tem atuado no que concerne à valorização do trabalho dos colaboradores. Reflita sobre como você se comporta quando observa os resultados de um determinado período e verifica que houve crescimento, existe o momento em que as equipes tem seu esforço reconhecido? Se a resposta foi não comece a pensar em estratégias para mudar essa situação.
Lembre-se que palavras positivas dentro do ambiente de trabalho criam situações positivas e indivíduos mais propícios ao desenvolvimento de boas soluções até para o mais intrincado dos trabalhos. Todo mundo gosta de saber que seu esforço e seus bem feitos estão sendo devidamente observados e reconhecidos, é próprio do ser humano agir assim e buscar ser visto com mais atenção.
Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais!
Saiba mais sobre estratégias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!