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Variável Headcount – Contabilizando a Quantidade de Pessoas de uma Empresa

Você sabe responder quantos colaboradores tem em sua empresa? Se a resposta foi ‘não’ saiba que está precisando conhecer a variável Headcount que nada mais é do que a contagem dos seus funcionários. Ter conhecimento a respeito desse número é crucial para que os gestores consigam promover o crescimento com qualidade de suas organizações assim como detectar que há problemas.

O Que é a Variável Headcount?

Dentre as variáveis ligadas ao departamento de recursos humanos, certamente a Headcount, ganha destaque por sua relevância. Trata-se do mapeamento do número de colaboradores alocados em cada setor permitindo identificar em quais pontos estão concentrados os principais recursos humanos e onde a folha de pagamento é mais enxuta ou sobrecarregada.

O olhar destinado aos números coletados pelo Headcount deve se ater a questões quantitativas e qualitativas, isto é, se cada departamento possui o número de funcionários de que necessita e se estão sendo entregues resultados de acordo com o que a companhia precisa. Em teoria quanto mais colaboradores se tem maior será a produtividade, no entanto, deve-se considerar que muitas vezes a falta de adequação dos profissionais para com as áreas em que estão acarreta em entregas menores do que poderiam fazer.

Como Analisar a Variável Headcount?

Os gestores de recursos humanos devem saber como fazer uma análise assertiva dos números que chegam as suas mãos em relação à quantidade de colaboradores que há em cada setor. A primeira questão é ter uma ideia de quantos indivíduos cada departamento deveria ter considerando uma situação ideal. Para chegar a essa resposta é importante que a companhia tenha metas de médio e longo prazos bem definidas.

Sabendo quanto se quer produzir e crescer fica mais fácil ter a compreensão a respeito de quanto de mão-de-obra será necessário. Também é relevante considerar qual a média de funcionários em cada departamento de empresas concorrentes e semelhantes a sua. Se a sua organização tem metas de crescimento traçadas para o futuro próximo, é de grande relevância verificar a quantidade de pessoas que os setores chave têm produzido para que se tenha uma ideia de quantos colaboradores novos precisarão ser contratados.

Lembre-se que a variável Headcount se concentra na quantidade de colaboradores, mas não leva em conta a quantidade de horas com que cada um contribui. Dessa forma fique atento a questão das jornadas de trabalho de cada função para conseguir ter uma compreensão maior do quanto está sendo produzido e o quanto ainda pode melhorar. A maneira certa de encarar essa perspectiva é se perguntando quantos funcionários são necessários para produzir a quantidade estipulada dentro do período da jornada. Dependendo da sua resposta o seu Headcount pode ter que aumentar ou ser reduzido.

Fique Atento às Variações de Headcount

O indicador Headcount além de permitir o entendimento de se a companhia está sendo ou não produtiva – considerando os recursos humanos que possui – também ajuda a detectar eventuais problemas de gestão. Imagine a situação de uma organização que apresenta variações significativas de seu Headcount ao longo de poucos meses. Claramente fechar a folha de pagamento sempre com números distintos indica que é precisa reavaliar a metodologia de contratação.

Primeiramente se deve entender porque essas variações estão acontecendo, em alguns casos a empresa pode ter demandas transitórias que podem ser supridas por funcionários temporários e que não representam necessariamente uma questão problemática. Porém, se a sua companhia tem visto apenas a quantidade de funcionários ser reduzida deve fazer uma investigação de por que os colaboradores têm deixado o quadro de funcionários e quais são as dificuldades de encontrar substitutos.

Utilizando a Variável Headcount de Forma Estratégica

Abaixo vou explicar como utilizar a variável Headcount de maneira estratégica para o seu empreendimento.

– Redução de despesas

O setor de recursos humanos tem nessa variável uma grande aliada para conseguir realizar um processo de redução de despesas. A ideia basicamente é observar a quantidade de colaboradores que tem seu quadro de contratados e comparar com os resultados obtidos para determinar em quais setores é importante fazer um corte e em quais se deve aumentar o número de colaboradores. Em muitos casos é possível fazer um trabalho de realocação, transferir profissionais de uma função para outra visando aumentar a produtividade da companhia sem que isso pese na folha.

– Potencialização da produtividade

Conhecer o número de colaboradores que se tem em cada setor ajuda a determinar o quanto suas horas têm sido produtivas. Saiba que muitas empresas pecam por contratarem profissionais para atender urgências momentâneas de maneira que eles acabam tendo várias horas ociosas. Ao identificar esse fenômeno o gestor de RH junto ao gestor do setor em questão podem traçar uma estratégia de melhor aproveitamento. Algumas mudanças ou delegação de novas tarefas podem contribuir para que o departamento cresça e se mantenha fortalecido.

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