Vendas Por Telefone: Sua Empresa Realiza?
Embora pareça estranho falar a respeito de vendas por telefone em plena era da internet, essa técnica ainda apresenta relevância para empresas de diferentes setores. Vender através de ligações ainda é possível, contudo, as companhias que optam por esse meio de comunicação precisam compreender que existem mudanças que devem ser feitas no processo para a sua adequação às condições de informação dos consumidores.
Vendas Por Telefone e o Novo Consumidor
As técnicas de vendas têm passado por mudanças significativas ao longo dos últimos anos devido ao novo perfil do consumidor. A eficiência de métodos, como a abordagem telefônica, tem sido questionada devido ao maior acesso a informações que os potenciais consumidores têm que os coloca a frente do vendedor que liga para oferecer um produto ou serviço.
O surgimento das redes sociais mudou a lógica comunicativa das pessoas, que não querem mais passar seu tempo no fone falando com alguém que tenta apenas fechar uma venda. As equipes de vendas das organizações precisam estar cientes do que irão enfrentar ao ligar para os potenciais consumidores, sabendo como desviar de possíveis armadilhas e tornar suas informações relevantes, fechando o negócio.
Como Tornar as Vendas Por Telefone Mais Eficientes
Como destaquei acima, a venda por telefone está entre as técnicas de vendas que precisam ser atualizadas para o contexto atual. Os vendedores precisam ter um script mais ágil para enfrentar um público preparado para antecipar questões relevantes a respeito do produto ou serviço. Confira abaixo as dicas para tornar o script mais eficaz.
Conheça o cliente para quem vai ligar
A primeira etapa para uma venda por telefone de sucesso, é conhecer o cliente para quem se irá oferecer o produto ou serviço. As pessoas estão cada vez mais sem tempo e não querem perder minutos essenciais do seu dia a dia no telefone com alguém que não conhecem e que oferece uma solução que, talvez, não atenda a todas as suas demandas. Dessa forma, o vendedor deve conhecer profundamente a sua carta de clientes e oferecer opções e condições que se encaixem em suas necessidades.
Elabore um roteiro
Uma das coisas mais importantes para as empresas que optam por realizar vendas por telefone é deixar claro para os seus vendedores que eles precisam ter um roteiro para conversar com cada um dos clientes. Para vendas de maior valor agregado, vale o investimento de tempo da equipe em estabelecer um roteiro em que fique claro de que maneira o produto/serviço satisfará o consumidor e quais são as vantagens que somente ele receberá da empresa.
Potenciais clientes que permanecem na linha não querem saber se a sua empresa está trabalhando com um preço menor que a concorrência ou se tem um histórico incrível de bom relacionamento com o público, eles querem mesmo saber o que receberão como benefícios por fechar o negócio.
Tenha em mente o tempo
A grande realidade dos tempos atuais é que as pessoas não gostam de falar ao telefone. Atender uma ligação significa ficar preso ao fone sem conseguir realizar outras tarefas, uma vez que não se tem a mesma praticidade de chats online ou aplicativos que podem ser respondidos em paralelo a outras atividades.
Dessa forma, a dica principal a respeito de técnicas de vendas telefônicas é priorizar a rapidez. Lembre-se que o potencial cliente se sentirá menos inclinado a fechar negócios se sentir que está sendo enrolado. Na dica anterior falei a respeito de ter um script eficaz de vendas por telefone, aqui sugiro para ser prático, logo seu script deve ser direto e certeiro.
Escolha o tom
A questão mais básica a respeito de fechar vendas pelo telefone está em entender que é uma pessoa falando com outra, logo se espera que haja um tom pessoal, mas, também, profissional. O vendedor deve, a partir do estudo de cada cliente, identificar qual é a melhor linha para fazer a abordagem.
Desperte o interesse logo no início
As pessoas não prestam atenção a nada que não traga implícito algum interesse específico para elas. Isso quer dizer que o vendedor que usa o telefone como meio de comunicação deve usar uma isca logo no primeiro minuto da ligação. Tendo seguido as dicas acima, o profissional já sabe o que o cliente em questão precisa e deseja. Com essa informação fica mais fácil encontrar o ponto de interesse, a condição ou benefício que fará a pessoa do outro lado da linha parar tudo o que está fazendo para ouvir a sua proposta.
Produto ou serviço com valor agregado
Para conseguir convencer pessoas a fechar uma compra por telefone, é fundamental adicionar valor ao seu produto ou serviço. Quando o cliente recebe a oferta de algo que é realmente fabuloso e atende a uma necessidade, encontra uma desculpa racional para comprar. As pessoas precisam se autoconvencer de fechar compras em seu dia a dia e, por isso, o script com informações, além daquelas que estão na internet, faz tanta diferença.
A sua empresa trabalha com vendas por telefone? Deixe comentários a respeito, quero saber sua opinião!