Você Sabe Qual a Diferença de Lucratividade e Rentabilidade
É bastante comum que os empreendedores considerem lucratividade e rentabilidade como sinônimos. Porém, a verdade é que cada um possui um conceito diferente e é muito importante saber diferenciá-los. Um negócio pode ser lucrativo, mas não ser rentável, por isso os gestores precisam saber a diferença entre eles, a fim de analisar e fazer o planejamento necessário para mudar essa realidade.
Lucratividade: O Que é?
O conceito de lucratividade é mais simples e, por isso, mais usual dentro das empresas. Trata-se do valor final de vendas com os custos totais subtraídos. Os custos são aqueles que costumam estar discriminados na DRE (Demonstração de Resultado de Exercício) e incluem todas as despesas para manter o negócio em funcionamento.
Fórmula da Lucratividade: Total de Vendas do Mês – Custos do Mês = Lucratividade Mensal
A lucratividade deve ser calculada por períodos, geralmente de um mês, e serve para que o gestor esteja ciente dos custos e lucros, a fim de analisar se há equilíbrio entre as contas da empresa. Observe o exemplo:
R$ 200.000,00 (vendas) – R$ R$ 75.000,00 (custos) = R$ 125.000,00 de Lucratividade
Rentabilidade: O Que é?
A rentabilidade é a proporção entre o dinheiro que foi investido em um negócio e o lucro líquido gerado em determinado período de tempo, que pode ser um mês, um trimestre, semestre, ano, etc. Resumindo, a cada um real investido na empresa, quantos por cento será recebido de volta a cada mês? A fórmula para fazer o cálculo da rentabilidade é: Lucro Líquido / Receita Bruta (Investimento) x 100 = Rentabilidade
Exemplo:
R$ 200.000,00 (Lucro Líquido no mês) / R$ 10.000.000,00 (Investimento) x 100 = Rentabilidade de 2,30% ao mês
O cálculo da rentabilidade serve para comparar e mensurar o investimento feito a cada mês, para verificar se está sendo positivo ou negativo. O resultado pode ser comparado com a rentabilidade de outras formas de investimento, como a poupança, ações, tesouro, etc.
Para saber em quanto tempo o valor total do investimento será recuperado faça o seguinte cálculo: 100 / Rentabilidade = Tempo (meses)
Seguindo o exemplo apresentado:
100 / 2,30 (Rentabilidade ao mês) = 43 meses
Ou seja, no caso do exemplo, o valor total investido será recuperado em 43 meses.
Especialistas em finanças afirmam que a rentabilidade ideal para uma empresa esteja entre 2 e 4% ao mês. Muitos empreendedores deixam essas informações de lado por acreditarem que seja difícil demais calcular a rentabilidade. Entretanto, estes cálculos são extremamente importantes para uma empresa, pois é por meio dele que um gestor pode mensurar o tempo de retorno dos seus investimentos e, assim, tomar decisões mais assertivas.
A Importância de Calcular a Rentabilidade e Lucratividade de Uma Empresa
Depois de entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade é hora de saber um pouco mais a respeito da importância desses cálculos para um negócio. Os dois conceitos se referem aos resultados financeiros de uma empresa, que são informações indispensáveis para uma gestão mais eficaz.
Quando uma mercadoria fica durante muito tempo no estoque, sem venda, a sua rentabilidade se torna comprometida. E é necessário entender a razão disso a fim de evitar que aconteça e também para manter bons níveis de lucratividade e rentabilidade. Quanto mais o gestor entender de finanças, melhores condições de tomar boas decisões ele terá.
Por meio da análise dos resultados de lucratividade e rentabilidade é possível identificar: ausência de recursos para que a empresa continue em funcionamento, o mínimo que ela precisa para funcionar e, também, para poder verificar se os negócios estão indo bem. Procure sempre se manter informado em relação a esses cálculos e seus resultados, pois são dados extremamente importantes.
Lucratividade e Rentabilidade: Conceitos Necessários Para Uma Boa Gestão
Para que você nunca mais se esqueça a diferença entre rentabilidade e lucratividade, veja novamente os conceitos, mas, dessa vez, de uma forma resumida:
Lucratividade: Valor que uma empresa ganhou com as vendas em um determinado período.
Rentabilidade: Percentual do valor total investido obtido em determinado período.
Aposto que os conceitos são mais simples do que você imaginou. Muitos empreendedores cometem erros porque deixam de buscar algum tipo de conhecimento por acreditarem que seja complicado demais e desnecessário. Muitas vezes, entender conceitos simples como esses podem fazer total diferença para uma gestão mais eficaz.
Nunca deixe de aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre todos os aspectos relacionados à sua empresa, principalmente no que diz respeito às finanças. Entender sobre a parte técnica da sua área de atuação é extremamente importante, porém, se você não conhece as ferramentas necessárias para uma boa gestão financeira pode colocar tudo a perder. Contar com o suporte de um profissional, como um contador, por exemplo, é ótimo, mas é necessário que saiba pelo menos o básico.
Você já sabia diferenciar os conceitos de lucratividade e rentabilidade? Costuma fazer esses cálculos no seu negócio? Conte-me sua experiência nos comentários e aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar o conhecimento para outros empreendedores!