Saiba como evitar as pessoas tóxicas

Saiba como evitar as pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas são aquelas que impactam negativamente a vida pessoal e/ou profissional dos indivíduos a sua volta. Seja através de comportamentos invejosos, ciumentos, possessivos, destrutivos, autoritários, manipuladores, entre outros, essas pessoas precisam ficar a parte do cotidiano de quem deseja se manter emocionalmente equilibrado. Saber como se proteger é essencial para ser um profissional bem-sucedido e feliz de uma forma geral.

Entenda mais sobre o comportamento do ser humano e conheça os tipos de pessoas que podem passar na sua vida. Inscreva-se agora no meu canal!

Quem São as Pessoas Tóxicas?

Estamos sujeitos a desenvolver relações tóxicas em todos os âmbitos de nossas vidas e como passamos boa parte de nossa rotina no trabalho é natural se deparar com perfis negativos dentre os colegas de escritório. São consideradas pessoas tóxicas aquelas que têm um traço de personalidade ou sentimentos que emanam negatividade, atrapalhando o desenvolvimento e saúde emocional dos que a cercam.

Esses indivíduos tóxicos podem apresentar perfis arrogante, autoritário, dominador, manipulador, vitimista, invejoso, possessivo, julgador, controlador, entre outros. O segredo para identificar uma pessoa negativa para a sua vida é pensar em como você se sente quando está com ela ou, simplesmente, pensa que irá encontrá-la. Não é natural se sentir ameaçado ou incomodado o tempo todo.

Como Evitar as Pessoas Tóxicas?

Se você identificou que está sendo sugado emocionalmente por uma pessoa tóxica, saiba que é essencial saber como evitá-la. Para te ajudar nessa tarefa, listei algumas dicas abaixo, o mais importante é se manter fortalecido mesmo diante dos piores cenários.

Entenda que é você quem dá poder para as pessoas tóxicas

Você leu corretamente, se uma pessoa negativa tem influência sobre a sua vida é porque recebeu anuência sua para tal. Os outros só fazem conosco aquilo que nós permitimos, então comece a refletir sobre como você pode cortar os comportamentos danosos desse indivíduo venenoso. Por exemplo, se você trabalha na mesa ao lado, deve assumir uma postura mais profissional e dizer que não pode parar as suas tarefas para conversar.

Quando a pessoa tóxica faz parte da sua vida pessoal, é ainda mais fácil tirá-la do seu dia a dia. Deixe de aceitar convites para sair, afaste-se daqueles que vocês conheçam em comum pelo menos no início do processo. Manter-se longe dessa pessoa e deixar de atribuir importância a ela, reduz significativamente o poder que ela tem de te envenenar emocionalmente.

Evite brigas e fofocas

É compreensível que, ao perceber o tanto que alguém te causou mal, você queira extravasar gritando ou, até, contando para os outros o que aconteceu. No entanto, essas não são atitudes inteligentes a se tomar. Pense que uma pessoa que foi manipuladora com você, certamente tem habilidades para mentir e reverter a seu favor tudo o que for dito contra ela. Além disso, falar mal de terceiros não é visto com bons olhos no ambiente profissional e nem na vida pessoal.

Fortaleça a sua autoestima

Um dos jogos mais comuns em relações tóxicas, é aquele em que o agressor destrói a autoestima e autoconfiança de sua vítima. Para se ver livre da toxina que esse indivíduo injetou em seu emocional, é importante fortalecer bons sentimentos sobre si mesmo. Reconheça as suas qualidades e tenha a certeza de que esse comportamento tóxico não pode e nem deve te afetar.

Não mantenha conversas pessoais

Se não for possível se livrar das pessoas tóxicas, porque elas trabalham contigo ou fazem parte da família, você deve se policiar a respeito do que conta a elas. Evite conversas pessoais a respeito de sentimentos ou, mesmo, de segredos. Por mais que se tenha conhecimento a respeito do efeito negativo que algumas pessoas exercem sobre nossas vidas, pode ser difícil evitar as suas armadilhas que acabam trazendo como consequência a entrega de segredos.

Respire fundo e medite internamente

Diante de uma situação limite imposta por relações tóxicas, o melhor a fazer é respirar fundo e meditar no seu interior sobre como isso não pode te afetar. A mente do ser humano é feita de certezas que ele mesmo projeta, isso significa que se você acreditar que uma pessoa ruim não tem influência sobre o seu sucesso ou fracasso assim será. Aprenda a cultivar em si mesmo harmonia e confiança.

Perdoe e esqueça

Um grande engano cometido por boa parte das pessoas é acreditar que o perdão beneficia aquele que foi perdoado. Embora o agraciado realmente tenha benefício, o verdadeiro ganhador é aquele que perdoa, pois ele consegue se livrar de um peso sobre os seus ombros. Manter sentimentos negativos em relação a alguém que nos causou mal, nos impede de esquecer esse indivíduo.

A partir do momento em que você não se importa mais com a dor causada porque a superou, pode facilmente esquecer de tudo. O esquecimento é um dos melhores remédios para seguir com tranquilidade e evitar desenvolver doenças, como úlceras, enxaquecas, entre outras que se fortalecem pelo estresse.

O que você achou dessas dicas para dar adeus às pessoas tóxicas em sua vida? Deixe o seu comentário!

Saiba mais pessoas tóxicas e assuntos relacionados.Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!