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Estratégias de Negócio

05 Dicas Para Sua Empresa Acertar nos Brindes de Final de Ano

A escolha dos brindes de final de ano exige atenção e cuidado por parte dos empresários, pois uma opção pouco adequada pode ter o efeito contrário ao esperado e espantar os clientes ou deixar os colaboradores desmotivados. É essencial compreender que o brinde representará a imagem que a companhia deseja passar para o público que irá recebê-lo, não se deve associar qualquer item à imagem empresarial, não é mesmo?

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Confira 5 Dicas Para Escolher os Brindes de Final de Ano

Atualmente, existe um mercado amplo de empresas que trabalham com a confecção de brindes personalizados para os mais variados fins, inclusive presentear clientes, fornecedores e colaboradores das companhias. Em geral, essas organizações contam com portfólios repletos de possibilidades, em termos de itens promocionais, e saber fazer a escolha mais assertiva é fundamental. A seguir, listei 05 dicas para te ajudar a não errar nos brindes.

Dica 01 – O brinde deve ter relação com o segmento de atuação da empresa

Para que a escolha de brindes de final de ano seja mais assertiva, é fundamental que ela esteja focada no combo de utilidade + relação com o segmento de atividade da companhia. Porém, não se deve deixar o encantamento de lado no momento de optar por um brinde. Obviamente, as pessoas se lembrarão mais de itens promocionais que usem em seu dia a dia, mas elas precisam, também, se sentir tocadas por aquele item recebido.

Para que fique mais claro, vou usar o exemplo de uma distribuidora de bebidas que pode distribuir como brindes coolers, bolsas térmicas ou, até, abridores de garrafas. Já uma concessionária de veículos, pode ter uma ação mais efetiva, distribuindo adaptadores para carregador de celular ou, mesmo, chaveiros com temática do universo automotivo, como no formato de volantes.

Dica 02 – Saiba definir o público que irá receber o presente

Muitas companhias oferecem brindes para funcionários entendendo que a motivação dos seus colaboradores é um bem que vale a pena ser buscado. Contudo, em geral, o foco das corporações é oferecer brindes personalizados para os seus clientes. Se a carteira de clientes for ampla, é válido fazer um mapeamento para selecionar quais são os que trarão mais retorno ao receber os presentes. A escolha pode ser feita enfocando os clientes que compram com maior frequência ou, mesmo, os que compram menos vezes, mas em valores elevados.

Fazer um retrospectivo do ano e observar quais foram os clientes mais impactantes para os bons resultados, pode ser uma forma de determinar quais serão os contemplados. Ao fazer a cotação, o empresário percebe que não vale a pena encomendar uma quantidade muito pequena para ter descontos, então pode aproveitar para solicitar peças extras.

Dica 03 – Valor dos brindes de final de ano

No que concerne aos brindes personalizados, não existe uma regra de valor mínimo ou máximo por unidade, porém, a organização deve trabalhar com bom senso. Brindes que sejam muito caros podem criar situações de constrangimento com aquele que recebe, podendo passar uma imagem diferente da desejada. Por outro lado, brindes que não tenham um mínimo de qualidade e acabamento podem acabar denotando uma imagem ruim para companhia.

Novamente destaco que os brindes representam a própria empresa, de maneira que devem ter um “discurso” alinhado com os valores da companhia. Dessa forma, concluo que não é interessante nem apostar num brinde muito barato e nem em um muito caro.

Dica 04 – Antecedência é um grande diferencial

No final de ano, as empresas que trabalham com a oferta de brindes personalizados têm uma grande demanda, de maneira que é essencial procurá-las com algum tempo de antecedência. Estando alguns meses adiantado, é possível escolher entre mais opções do portfólio, bem como conseguir preços mais competitivos para os brindes.

Quando se faz a cotação e encomenda muito em cima da hora, é possível não encontrar todos os itens disponíveis, bem como que a fornecedora não tenha tempo hábil para o fabrico com personalização devido ao aumento do tempo de produção. Então, já sabe, para ter os melhores brindes para funcionários e clientes faça a busca com antecedência.

Dica 05 – Conheça as novidades tecnológicas

Todos os dias, o segmento de brindes ganha incrementos com itens que utilizam novidades em termos de tecnologia, mas que não são, necessariamente, caros quando comprados em grande quantidade. Presentear o público escolhido com um power bank, adaptadores USB ou com uma lanterna pequena que possa ser levada no bolso, desde que esses itens tenham ligação com o segmento de atuação da companhia, é uma excelente estratégia de marketing.

Começando a trabalhar na escolha antecipada de brindes, é possível fazer uma escolha mais assertiva em relação ao perfil da empresa, dos presenteados e dos objetivos que se tem com esses itens. Gostou do artigo sobre brindes personalizados? Compartilhe com os seus amigos e deixe seu comentário.

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