Vender pela internet é uma boa opção?

Vender pela internet é uma boa opção?

A internet oferece inúmeras possibilidades, como comunicação rápida, informação, entretenimento, compras e oportunidades de negócio. As lojas online já são extremamente populares e a cada dia mais pessoas fazem compras sem sair de casa. Lojas físicas já consolidadas estão vendo na internet uma forma de expandir o negócio. Se é isso o que você procura, confira as dicas que darei a seguir.
 

Vantagens da Venda Através da Internet

 
Ampliar as vendas utilizando a internet irá te trazer inúmeras vantagens, como:
 
Vender Para Todo o Brasil: Com uma loja física você conseguirá atingir apenas a cidade na qual ela está localizada. Já com um e-commerce as vendas poderão ser realizadas para qualquer lugar do país.
 
Loja Sempre Aberta: Um site está disponível para acesso 24 horas por dia e, portanto, os seus clientes poderão efetuar as suas compras até mesmo durante a madrugada. O sistema registra tudo e durante o expediente nos dias úteis você e seus funcionários poderão dar andamento ao processo de separação em estoque e entrega.
 
Facilidade de Compra: Há alguns anos, uma compra em loja online só poderia ser realizada por meio de computadores, mas hoje já é possível utilizar tablets e smartphones. Essa facilidade permite que as vendas aconteçam em qualquer lugar.
 
Desempenho Monitorado: Como todas as vendas ficam registradas no sistema, é muito mais prático monitorar o desempenho da loja e identificar os itens mais procurados, entre outras informações.
 
Comunicação Com Clientes: Em lojas online, o e-mail é o principal meio de contato com os clientes, por isso a comunicação acontece com muito mais eficácia do que por telefone, por exemplo.
 
Visualização dos Produtos: Um e-commerce possui uma vitrine virtual com todos os seus produtos, que podem ser encontrados por meio de uma simples busca. Isso facilita a vida do cliente e permite que ele encontre o que precisa rapidamente.
 
Marketing Certeiro: De uma forma geral, o público-alvo de lojas online são aquelas pessoas que fazem uso constante da internet e, por isso, o melhor meio de divulgação é por meio dela mesma. As formas de marketing virtual mais utilizadas e eficientes são: envio de e-mails, redes sociais, anúncios do Google e técnicas de SEO.
 
Sem Calotes: A grande maioria das lojas online recebe pagamento de duas formas: boleto ou cartão de crédito. Sem o tradicional crediário que algumas lojas físicas oferecem, os riscos de você levar calote se tornam nulos.
 

Desvantagens da Venda Através da Internet

 
Como nem tudo são flores, vender pela internet também tem algumas desvantagens, que são:
 
Invasão de Hackers: É preciso que o seu sistema tenha uma boa proteção contra invasões de hackers para evitar que seus dados e de clientes sejam descobertos.
 
Compras Incorretas: Como o cliente vê apenas uma imagem do produto, pode ocorrer de ele comprar algo diferente do que gostaria. Para evitar isso, tenha bastante cuidado com o cadastro dos itens, inclua todas as informações necessárias (como cor, material, medida, funcionalidades, indicações, etc.) e várias imagens em alta resolução.
 
Atraso na Entrega: Como a entrega não será realizada por você, mas sim pelos Correios ou transportadoras, os casos de atraso fugirão do seu alcance. Para evitar reclamações referentes a isso, escolha uma empresa que ofereça um serviço de qualidade e com a qual você possa entrar em contato com facilidade para resolver esses casos.
 
Custo da Entrega: Diferente da loja física, na loja virtual o cliente precisa pagar pela entrega, com exceção dos sites que oferecem a opção de frete grátis. Dependendo da região, o valor pode ficar muito alto, o que costuma fazer com que o cliente desista.
 
Fotos dos Produtos: Você precisará de fotos em alta resolução de todos os produtos que pretende vender. Se o fabricante não fornecer, será necessário arcar com os custos do processo para fotografar cada um.
 
Concorrência Com a Loja Física: Quem tem uma loja física e uma virtual pode ter um problema em relação a concorrência entre os dois negócios. Os preços geralmente são diferentes porque são dois tipos de negócios que possuem custos diferente. Esta é uma desvantagem pequena porque o problema irá ocorrer apenas nas cidades em que você possui loja física.
 

Tenho uma Loja Física e Quero Abrir um e-Commerce

 
Para quem tem uma loja física, abrir um e-commerce pode não ser tão complicado para quem vai começar um negócio do zero, mas ainda assim requer dedicação. Em primeiro lugar, é necessário eleger a plataforma em que o site será criado. Existem algumas opções gratuitas que são interessantes para quem está começando, como: Iluria, Loja Integrada, Wix, etc. Elas oferecem funcionalidades básicas, mas que são o suficiente para iniciar as suas vendas.
 
Depois de decidir qual será a plataforma utilizada, é necessário pensar nos produtos que serão vendidos no site. No caso de quem tem loja física, eles podem ser os mesmos, inclusive é possível usar o mesmo estoque, mas, neste caso, é necessário contar com um bom software de gerenciamento de entrada e saída de mercadorias, para evitar que um mesmo item seja vendido duas vezes.
 
Se você não tem nenhum conhecimento sobre e-commerce, é interessante que faça cursos e busque aconselhamento com quem já trabalha nesse ramo. Não entre no negócio sem conhecê-lo a fundo, pois os riscos podem ser muito grandes. Quanto mais informações buscar, maiores são as chances de multiplicar as suas vendas.