Conheça o novo modelo de trabalho chamado Coworking

Conheça o novo modelo de trabalho chamado Coworking

De uns tempos para cá, estamos tendo a oportunidade de acompanhar diversas mudanças que estão acontecendo na forma como as pessoas trabalham atualmente. São transformações que viraram tendência e que fizeram com que muitos profissionais e empresas encontrassem novas maneiras de atuarem no mercado, de forma inovadora e criativa.
 
Entretanto, apesar dessas mudanças, que ainda são consideradas um tanto quanto radicais, ainda é possível ver, nos mais diversos tipos de empresa, o modelo básico e tradicional, com o qual todos estamos acostumados, sendo executado no melhor estilo “Tempos Modernos”, em que o trabalho começa às 8h e termina às 18h.
 
Acontece, que muitos dos novos empreendedores, empresários e profissionais que estão surgindo no mercado, já perceberam que esta rotina está ficando mais que ultrapassada e criaram o Coworking como um novo modelo de trabalho a ser inserido no dia a dia das organizações modernas.
 
Neste artigo, vou esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto, para que você saiba se a sua empresa se encaixa neste perfil. Confira:
 

O que é Coworking?

 
Já pensou em compartilhar o espaço da sua empresa com colaboradores de empresas que fazem parte de um mercado diferente do qual você atua? Pois é, é assim que o Coworking funciona. Profissionais de áreas de atuação distintas dividem o mesmo local de trabalho e têm a oportunidade de trocar ideias, falar sobre suas experiências, expandir seu nertworking, bem como a sua criatividade.
 
Criado por fundadores de startups, que desejavam encontrar um local além de suas casas ou cafés para trabalhar, os objetivos principais do Coworking, envolvem o incentivo da colaboração e o encontro entre profissionais, empresários e empreendedores, que estão iniciando seus negócios, ou que têm uma rotina intensa de viagens, permanecendo muito tempo sozinhos, sem ter com quem compartilhar suas ideias e experiências.
 
Por falar em trabalho home office, todas as pessoas que desenvolvem suas atividades profissionais nesta modalidade, sabem que, muitas vezes, se trata de um modo solitário de se trabalhar. Neste sentido, o Coworking vem para suprir a necessidade de interação que todo ser humano tem, em que, por meio de um escritório compartilhado, é possível promover o encontro entre pessoas de diversas áreas, que podem se tornar parceiras nos negócios e até mesmo amigas.
 

Benefícios do Coworking

 
Por se tratar de um modelo de trabalho totalmente inovador, muitas empresas ainda o enxergam com certa desconfiança. Entretanto, se empresários e empreendedores, principalmente aqueles que estão iniciando seus negócios agora, deixarem esta desconfiança de lado, conseguirão enxergar os diversos benefícios e vantagens existentes no Coworking. Veja quais são eles:
 

A troca de experiências

 
Dividir o espaço com pessoas desconhecidas e de áreas de atuação totalmente distintas, pode ser algo assustador para muita gente. Porém, ao vencer esta barreira, é possível enxergar que existe muito mais a se ganhar com este compartilhamento de espaço.
 
Isso porque, quando estamos rodeados de indivíduos que têm culturas e formas de pensar diferente das nossas, conseguimos expandir o nosso próprio pensamento, e, com isso, expandimos também a nossa criatividade, tão essencial para desenvolvermos ideias inovadoras aos nossos negócios.
 
Diante disso, a troca de experiências se torna completamente válida, pois contribui consideravelmente para que você encontre soluções, que, se por acaso estivesse trabalhando sozinho em sua casa, talvez não conseguisse encontrar ou demoraria um pouco mais.
 

Economia

 
Quando um espaço é compartilhado, os gastos referentes a ele também o são. Acontece assim quando uma pessoa divide a casa ou apartamento com outra e acontece da mesma forma no escritório compartilhado em que o Coworking é desenvolvido. Assim, as despesas com água, energia, suprimentos para escritório e até mesmo alimentação, passam a ser divididos entre todos aqueles que trabalham neste novo modelo.
 
Para empreendedores que estão começando agora e ainda não possuem capital para arcar com estes tipos de despesas, que costumam ser bem altas e consomem boa parte da renda da empresa, esta é uma excelente alternativa.
 

Networking

 
Todos nós sabemos, e quem ainda não sabe precisa ter claro em mente que um networking bem feito é capaz de gerar inúmeras oportunidades de crescimento para os mais diversos tipos de empresas. Neste sentido, ao se deparar com pessoas de sua mesma área de atuação ou de outras áreas, a probabilidade de encontrar formas de inserir ainda mais a sua organização no mercado, tornando-a conhecida e atingindo ainda mais clientes, aumenta significativamente.
 
Esta é uma grande vantagem que o Coworking pode oferecer a empreendedores de forma natural, sem forçar absolutamente nada, já que as pessoas dividem o mesmo espaço e só precisam estar abertas para trocarem ideias e experiências, e assim, mostrarem seus trabalhos umas às outras.
 
Acredito que esta seja uma grande tendência, que veio para facilitar ainda mais a vida daqueles empreendedores cuja as empresas estão ainda em um estágio inicial. Mas não só para empresários, pois o Coworking traz grandes oportunidades de crescimento profissional e possibilidades de conhecer novas pessoas, para indivíduos que se sentem sozinhos trabalhando em casa.
 
Sendo assim, quanto mais colaborativo, interativo e sinérgico o ambiente, melhor para o desenvolvimento satisfatório do trabalho.
 
E você, já conhece o que é Coworking? A sua empresa funciona em um escritório compartilhado? Deixe o seu comentário e me conte a sua experiência.