Conheça o significado de PPCP

Conheça o significado de PPCP

Lidar com funcionário, maquinários, prazos e fornecedores não é uma tarefa simples, afinal, cada uma dessas variáveis influencia diretamente em seu planejamento de produção. Pensando nisso, sua empresa deve antecipar e prever todos os tipos de problemas para que não sofra tanto impacto quando alguma dessas etapas não seguir o roteiro definido previamente. Um grande aliado nessas horas é o PPCP, um conceito de organização empresarial que ajuda a controlar todos os processos envolvidos na sua linha de produção. Vamos conhecê-lo!
 

Desmistificando o PPCP

 
P de planejamento, P de programação, C de controle e P de produção, esse é o significado real da sigla que mais vai te ajudar a sistematizar o seu negócio. Com o objetivo principal de coordenar as etapas que a sua empresa tem, este esquema garante maior eficiência no que tange tanto a entrega do produto ao cliente final como na definição da quantidade de matéria-prima que será encomendada ao fornecedor, por exemplo. Em resumo, essa estrutura ajuda o empresário a organizar melhor sua gestão, os procedimentos e, com isso, a assegurar que tudo que foi planejado seja realizado conforme as metas.
 

Planejamento é essencial para começar o seu projeto

 
Esse é um dos processos primários da empresa, planejar suas próximas ações e prever o que está para acontecer no futuro. Isso envolve organizar um plano com eventos e suas possíveis mudanças ao longo do trajeto estipulado. Através desse planejamento é possível formalizar uma linha do tempo com tudo que diz respeito ao esquema e, também, permite que o empreendedor tenha conhecimento total do plano em curso.
 
Para isso, uma boa dica é criar um cronograma geral que contenha todos os calendários de projetos que estão previstos para acontecer ou que já estão em andamento. A ideia aqui é transformar seu planejamento num grande mapa de consulta a qualquer momento.
 

A Programação e execução das tarefas esquematizadas

 
Sem o planejamento, não há o que programar, afinal, o P de programação significa colocar em prática tudo que foi estipulado e pensado na linha do tempo definida anteriormente. Essa segunda etapa é fundamental para que o curso do projeto ande e siga conforme está descrito nos cronogramas da empresa. Fornecedores devem ser contatados e seus prazos acertados, os funcionários tem que estar cientes das suas responsabilidades, o maquinário deve estar em dia trabalhando a todo “vapor”. Essa é a etapa que te ajuda a organizar a execução em si.
 

Controle e o seu processo final na linha de produção

 
Este é o momento de resolver qualquer tipo de problema ou desvio que tenha vindo a acontecer no processo de construção do produto. Nessa etapa do Controle já ficam previstas resoluções padrão e também são pensadas em equipe as mais complexas. Como exemplo nós temos a etapa planejada de que o produto travesseiro, hipoteticamente falando, precisa de tecido, penas e costuras para ser completo. Então, o planejamento pensa nessa sequência, a programação coloca isso na linha de produção e o controle fiscaliza a confecção do produto em si. Afinal, se a sequência estiver errada, o produto não será executado do modo correto, o que comprometerá todo o processo de produção.
 

Produção e a etapa que está saindo do forno

 
Para a última etapa da linha de fabricação de um produto, a Produção é onde a mágica acontece. Depois de um bom planejamento, de uma programação correta e de um controle bem executado, eis que chega a hora de produzir os seus itens conforme previamente pensado. Aqui é o momento de dar vida a todas as etapas anteriores e, por isso, se tudo foi feito corretamente até aqui, essa é a etapa que mais aparece para o cliente final já que é o produto que será vendido em si.
 

Minha empresa precisa de PPCP?

 
Indiretamente todas as organizações têm o seu próprio modo de esquematizar as ações dentro da linha de produção, sejam elas mais planejadas e controladas ou mais livres. Por isso, para garantir que tudo saia conforme o pensado, o melhor a fazer é investir em padronização dos processos e na capacitação dos profissionais responsáveis por cada uma dessas etapas, pois além de executar o trabalho eles também serão os agentes de controle de qualidade dos processos produtivos de sua empresa. Portanto, tenha total conhecimento de informações precisas como quantidades, prazos, demandas, viabilidade, volume e nível de qualidade. Tudo isso vai te ajudar a estabelecer patamares bem altos de qualidade e sucesso.
 
A principal vantagem de aplicar esta lógica de produção em sua empresa é ter uma maior noção do que está acontecendo dentro do seu negócio, afinal, é muito importante que o empreendedor domine com clareza e precisão estes processos também. Faço questão de ressaltar isso, porque sem conhecer todas as etapas que compõem criar seu produto, fica muito mais difícil de o gestor entender o que precisa ser feito em cada uma delas e, especialmente, em como tornar sua linha de produtos cada vez melhor e mais eficiente.
 
Com esse esquema de trabalho você consegue quantificar a mão-de-obra necessária em cada um dos seus projetos e também saber exatamente quanto tempo será necessário para atender a demanda de cada cliente dentro dos prazos acertados, por exemplo. Tudo isso deve estar na mira do empreendedor e fazer parte de sua rota de ação, pois como sempre digo: uma empresa é feita de pessoas engajadas e processos inteligentes. Portanto, quanto melhor for a sua administração melhores também serão os seus resultados.
 
Gostou de conhecer o modelo PPCP? Utiliza o método ou faz algo parecido em sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e aproveite e compartilhe também este conteúdo com seus amigos empreendedores nas redes sociais.