Gestão por resultados - Entenda como essa prática funciona

Gestão por resultados - Entenda como essa prática funciona

Enquanto empresário e empreendedor, acredito que um dos maiores desejos de todos aqueles que ocupam a mesma posição que eu no mundo corporativo, é tornar suas respectivas empresas ainda mais eficientes no dia a dia. Tudo isso para que se alcance os resultados almejados de forma otimizada, ou seja, utilizando menos recursos e menos tempo para atingir as metas planejadas.
 
Para isso, várias ações e melhorias são implementadas nos procedimentos internos da empresa, como um trabalho em equipe realizado de forma ainda mais sinérgica, o que, consequentemente, faz com que a produtividade da organização como um todo aumente consideravelmente, tornando o alcance das metas, objetivos e resultados um processo cada vez menos complicado.
 
É sobre esta otimização de processos, que é consequência de uma gestão voltada para resultados, que vou abordar e esclarecer neste artigo, para que assim, você possa entender como funciona, e caso ache pertinente para a realidade do seu negócio, possa implementar na sua empresa.
 

Conhecendo a Gestão por Resultados

 
Quando se fala em gestão por resultados, está sendo feita referência a um modelo criado e utilizado na administração de empresas, para tornar a equipe de trabalho muito mais eficiente e produtiva, no sentido de fazer com que todos os processos relacionados à organização sejam cada vez mais otimizados no dia a dia e os resultados das ações realizadas e implementadas sejam alcançados de forma mais natural.
 
Para que isso aconteça, além de muito esforço, comprometimento e dedicação por parte de todos os envolvidos, é necessário elaborar um planejamento estratégico de forma bastante detalhada e cuidadosa, que tenha como principal finalidade a busca incessante pelos melhores resultados, que farão com a empresa cresça de maneira exponencial, com seus colaboradores contribuindo e acompanhando de perto este crescimento.
 

Principais características

 
O sistema de gestão para resultados tem características que o definem com bastante precisão, fazendo assim, com que seja fácil identificar sua metodologia nos mais diversos tipos de empresas.
 
Confira as principais características deste modelo a seguir:
 

Comprometimento é fundamental

 
Para que tudo funcione e saia conforme o planejado neste tipo de gestão, é essencial que haja a participação, colaboração, empenho e comprometimento de todos os colaboradores nos processos organizacionais. Acontece que em um cenário onde o foco é completamente voltado para o alcance de resultados, não há espaço para procrastinação, por exemplo, que prejudica bastante o trabalho que precisa ser desenvolvido em equipe, ou seja, de forma integrada e uniforme, para que os objetivos sejam atingidos nos final.
 
Além disso, conta-se também com todos os membros da equipe, pois eles são fundamentais para contribuir com ideias, sugestões, com sua criatividade e inovação, para oferecer produtos e serviços competitivos e que surpreendam os clientes de uma maneira geral.
 

O líder precisa se mostrar presente

 
A participação do líder para conduzir e orientar a equipe neste processo é de fundamental importância, caso contrário, a possibilidade de se alcançar os resultados almejados de maneira rápida e eficiente, conforme este tipo de gestão tem como característica, diminui consideravelmente. Sendo assim, é preciso sempre estar atento, acompanhando cada tarefa que está sendo executada, mas ao mesmo tempo, dando liberdade para que os colaboradores possam criar e contribuir também com ideias e sugestões.
 
Trata-se de um equilíbrio, que, conforme os dias vão passando, se consegue alcançar com maestria.
 

Todos são responsáveis

 
Como estou falando de um processo que necessita da participação de todos, conforme dito anteriormente, tantos os louros, quantos as responsabilidades pelos fracassos e frustrações, são divididos de maneira igualitária, ou seja, todos os membros da equipe executora dos processos voltados para a gestão para resultados são responsáveis por fazer as coisas darem certo ou não. Sendo assim, é essencial contar com o empenho de cada colaborador. E quando digo isso, estou falando dos colaboradores da empresa como um todo, já que é a organização que é voltada para os resultados e não apenas um departamento ou outro dentro do negócio.
 

Os maiores benefícios

 
A gestão orientada para resultados tem diversos benefícios, entre eles está o maior engajamento da equipe de trabalho, que se sente ainda mais motivada no dia a dia, pois sente que sua participação é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Este fator, consequentemente, faz com que haja um aumento na produtividade da empresa como um todo, algo que é um dos principais pilares deste tipo de gestão dentro de uma organização.
 
Além disso, a medida que tudo acontece de forma integrada e com sinergia, outros pontos fundamentais dentro uma empresa melhoram também, que é a comunicação, por exemplo, que se torna mais assertiva, o trabalho em equipe, o comprometimento, a sensação de pertencimento, e assim por diante. Tudo isso traz melhorias não só para os negócios, mas também para os colaboradores e demais stakeholders da organização.
 
Vejo este tipo de gestão como um dos mais eficientes no mundo corporativo hoje, uma vez que ele é mais focado nos resultados do que nos procedimentos. Isso não quer dizer que os processos e a forma como eles são realizados precisem ser deixados de lado. Entretanto, quando se foca demais nessa parte, esquece-se do que realmente importa no final das contas, que é o que vai fazer com que a empresa e todos os que dela fazem parte, inclusive clientes e fornecedores, cresça de forma exponencial.
 
Gostou de saber mais sobre este tema? Então continue acompanhando meu blog, pois todos os dias tem conteúdos novos, para que você possa potencializar ainda mais os seus resultados empreendedores.