Você conhece a função do planejamento operacional?

Você conhece a função do planejamento operacional?

O planejamento é a chave para o sucesso de uma empresa, pois é por meio dele que o empreendedor irá definir o caminho que precisa seguir para atingir os seus objetivos. No artigo de hoje falarei especificamente da parte do plano de negócios que contempla o planejamento operacional, que é a definição das tarefas a serem realizadas individualmente. Continue acompanhando e veja como se planejar pode ajudar a reduzir custos e acelerar os resultados.
 

O Que é Planejamento Operacional?

 
O plano operacional faz parte do plano estratégico do negócio e é importante para uma liderança empresarial eficaz. Ele descreve como as atividades serão realizadas, como será o fluxo de trabalho e os resultados, incluindo os recursos que serão usados ao longo do caminho. Enquanto o planejamento estratégico fornece visão, direção e metas para o negócio, o planejamento operacional traduz isso para o fluxo de trabalho diário, para que se chegue nos resultados definidos pela estratégia.
 
Simplificando, o planejamento operacional é a conversão de metas estratégicas em execução. Ele lida especificamente com as operações internas e os recursos necessários para originar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
 

Plano Operacional: Passos Para o Sucesso

 
Um plano operacional deve abordar quatro questões:
 
• Onde estamos agora?
 
• Onde queremos estar?
 
• Como chegaremos lá?
 
• Como podemos medir o nosso progresso?
 
Os principais componentes de um plano operacional completo incluem:
 
Capital Humano: O pessoal e as habilidades necessárias para implementar o seu projeto, bem como as fontes atuais e potenciais desses recursos.
 
Necessidades Financeiras: O capital necessário para implementar seu projeto, suas fontes atuais e potenciais.
 
Avaliação de Risco: Definir os riscos existentes e como eles podem ser resolvidos.
 
Estimativa da Vida Útil do Projeto: O tempo de duração do projeto, quando e como ele irá terminar, e como você vai garantir a sustentabilidade para sua realização.
 
O plano operacional deve conter:
 
• Objetivos claros
 
• Atividades a serem delegadas
 
• Padrões de qualidade
 
• Resultados desejados
 
• Necessidades de pessoal e de recursos
 
• Calendários de execução
 
• Processo para monitorar o progresso
 

Por Que Ter um Plano Operacional?

 
Um plano operacional é importante porque proporciona os seguintes benefícios para a empresa e seus colaboradores:
 
• Clareza em relação à obtenção de recursos necessários para atingir o objetivo.
 
• Uso dos recursos de forma eficiente.
 
• Redução de riscos e preparação de planos de contingência.
 
• Possibilidade de pensar sobre o futuro do projeto a longo prazo, incluindo a sua sustentabilidade.
 

Quem Deve Preparar um Plano Operacional?

 
Os planos operacionais devem ser preparados pelos colaboradores que serão envolvidos na prática das atividades descritas. Caso eles afetem mais de um setor da empresa, é necessário que haja a participação de funcionários de todas as áreas envolvidas, pois certamente terão informações importantes a acrescentar. Confira os seguintes exemplos:
 
• O responsável pelas finanças deve estar envolvido na definição dos requisitos financeiros dos projetos.
 
• O responsável pelos recursos humanos deve estar envolvido na avaliação das necessidades de capacitação e tudo o que envolver os colaboradores.
 
A comunicação entre todas as áreas envolvidas é fundamental para que o projeto tenha sucesso.
 

Dicas Para um Planejamento Operacional Eficiente

 
Depois de conhecer melhor todos os aspectos relacionados ao planejamento empresarial, é hora de conferir dicas para usar na prática. Veja que medidas precisa tomar para que o seu plano tenha sucesso.
 

Comece Com o Plano Estratégico

 
Como disse anteriormente, um plano de operação é uma ferramenta para a realização de um plano estratégico. É importante, então, se certificar de ter um plano estratégico forte em vigor, e que todos os envolvidos já tenham conhecimento sobre ele. Sem essa orientação, escrever um plano de operacional será como tentar planejar uma viagem de férias sem saber para onde você está indo. Vale ressaltar que apenas os colaboradores que realmente serão importantes para atingir o objetivo em questão é que devem fazer parte do plano.
 

Concentre-se nos Objetivos Mais Importantes

 
Existe uma regra simples quando se trata de planejamento operacional: quanto mais complexo ele for, menores são as chances de a equipe executá-lo com sucesso. Por isso, é importante que tudo seja planejado de forma clara, focando nos objetivos mais importantes. Tentar colocar muitos detalhes em prática irá atrasar o processo e comprometer sua qualidade e eficácia.
 
Procure determinar as principais iniciativas que irão ajudá-lo a atingir esses objetivos, que podem ser:
 
• Novas estruturas organizacionais,
 
• Medidas de controle de qualidade,
 
• Prazos de entrega mais rápidos,
 
• Mais investimentos no desenvolvimento profissional dos funcionários, etc.
 
Escolha entre três e cinco iniciativas que irão impulsionar o sucesso dos seus objetivos a longo prazo e utilize ferramentas que ajudarão você a medir seu progresso. Monitorar o desempenho é fundamental para identificar se algo precisa ser alterado, ver o que está dando certo e deve continuar, etc.
 

A Comunicação é Fundamental

 
Assim como em qualquer projeto dentro da empresa, a comunicação é um elemento essencial. É por meio dela que supervisores e colaboradores irão trocar informações a fim de colocar na prática tudo o que foi planejado. Essa troca entre todos os envolvidos é fundamental para que se consiga atingir os objetivos desejados.
 
A sua empresa possui um planejamento operacional? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários!