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Estratégias de Negócio

05 Dicas Para Elaboração de uma Proposta Comercial Eficiente

Para quem trabalha com vendas o termo proposta comercial é bastante conhecido e é algo que faz parte da rotina de trabalho. Trata-se de uma parte muito importante da negociação e que pode fazer toda a diferença no processo de tomada de decisão de um cliente. Então, se você quer fechar muitas vendas e conquistar muitos clientes, é necessário que faça propostas comerciais eficientes. Continue acompanhando e veja dicas que certamente irão te ajudar a acelerar os resultados da sua empresa.
 

O Que é Proposta Comercial?

 
Em primeiro lugar, é necessário deixar claro o que é uma proposta comercial para que ela não seja confundida com o orçamento, por exemplo. O orçamento é apenas um papel com valores, já a proposta é um documento que contém informações referentes ao funcionamento do projeto, como o tempo que levará para ser implementado, o que o cliente deverá fornecer, valores, etc.
 
A proposta comercial deve ser bem-feita, porque as informações contidas nela poderão ser decisivas para que o cliente em potencial aceite ou não o seu produto ou serviço. Para criar uma proposta realmente eficaz é importante seguir algumas dicas, que darei a seguir. Leia todas com atenção e, então, crie um modelo de proposta comercial para deixar como padrão e alterar de acordo com o cliente que irá entregá-la, com o intuito de personalizá-la de acordo com as necessidades de cada um.
 

Dicas Para Elaborar Uma Proposta Comercial Irrecusável

 
O primeiro ponto a ser considerado na hora de elaborar uma proposta comercial é pensar que ela irá te representar na hora em que os responsáveis pela empresa, que é um cliente em potencial, irão se reunir para decidir se vão ou não fechar negócio. Então, esse documento conta com uma grande carga de responsabilidade e, por isso, deve ser elaborado da melhor maneira possível. Vamos às dicas!
 

1 – Capriche na Apresentação Visual

 
Mesmo que a proposta seja enviada por e-mail, em formato PDF, é fundamental que a primeira página contenha uma capa, que é a apresentação da sua empresa e do seu produto ou serviço. Se você não tem conhecimento de softwares editores de imagem, contrate os serviços de um designer, pois uma boa apresentação irá fazer toda a diferença.
 
Outro ponto que faz parte de uma boa apresentação é a boa escrita. Revise os textos ou contrate os serviços de um revisor, pois uma proposta comercial com erros ortográficos pode passar uma imagem negativa e comprometer o sucesso da negociação. Ter esse cuidado com a capa, a apresentação e o conteúdo do documento de uma forma geral, irá te ajudar a passar uma imagem positiva e confiável do seu negócio.
 

2 – Faça um Resumo Eficiente

 
Após a capa, é necessário que venha um resumo de todo o conteúdo que virá depois. Essa parte é importante porque o CEO da empresa, por exemplo, não terá tempo de ler toda a proposta. Então, ele verá apenas o resumo e, se perceber que é realmente interessante, passará para as próximas páginas. Por isso, considere a agenda cheia de um gestor na hora de escrever essa parte.
 
O resumo deve ser muito bem feito e incluir, de forma sucinta, todas as informações que possam ser relevantes para que a proposta seja aceita. Reduzir todo um projeto a algumas linhas não é uma tarefa simples, mas certamente esse esforço valerá a pena e poderá resultar em muitas vendas.
 

3 – Explique a Metodologia do Trabalho

 
Passada a parte destinada ao gestor, é hora de focar nas informações que serão lidas por outros funcionários da empresa, aqueles que irão, de fato, decidir se vão ou não fechar negócio. Descreva, de forma detalhada, tudo o que pretende fazer se o negócio for fechado. Cite os seus métodos de trabalho e a forma como você se propõe a realizar todo o projeto. É importante mostrar os diferenciais que o seu produto tem em relação aos demais.
 

4 – Testemunhos de Clientes

 
Para deixar todas as informações mais confiáveis, acrescente testemunhos de clientes que ficaram satisfeitos ao fechar negócio com você. Procure selecionar aqueles que forem mais relevantes no mercado e que tiverem alguma semelhança com a empresa que está recebendo a proposta. Por meio desses depoimentos, os clientes em potencial poderão entender melhor como a sua solução é eficaz e trazer isso para a realidade deles.
 

5 – Coloque Todas as Informações Que Forem Relevantes

 
Uma dúvida bastante comum entre vendedores é se os clientes em potencial realmente irão ler todas as páginas de uma proposta comercial. A verdade é que eles leem sim, pois precisam obter todas as informações sobre o produto antes de decidirem investir dinheiro nele. Então, não tenha medo se o documento ficar com um pouco mais de páginas, mas, claro, desde que sejam informações realmente relevantes e importantes para o processo de tomada de decisão por parte do cliente.
 
Gostou das dicas? Espero que elas te ajudem a fechar muitas vendas e acelerar os resultados da sua empresa!

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