
5 Dicas de Como Pedir Desculpas do Modo Certo!
Desculpar-se (ainda que muitas vezes) não significa fraqueza nem recuo. Um pedido de desculpas pode fazer a diferença por pelo menos dois motivos. Em primeiro lugar, a iniciativa funciona para restabelecer os relacionamentos. Quando uma ofensa coloca em risco uma relação, o gesto constitui um esforço para reverter à situação. Em segundo lugar, quem cometeu a ofensa pode, dessa forma, recuperar sua imagem. Depois de uma ofensa, é comum que as pessoas, e não apenas a “vítima” direta, alimentem dúvidas ou inquietações a respeito do “agressor”. Um pedido de desculpas sincero deixa claro que a pessoa reconheceu o seu erro e está preocupada em não repeti-lo.
5 Dicas de Como Pedir Desculpas
O pedido de desculpas eficiente, muitas vezes, reúne três elementos: reconhecimento do erro ou da ofensa, arrependimento e responsabilidade pelo ato cometido. Pode-se combinar tudo isso, mas um pedido sincero e eficiente não precisa necessariamente expressar os três aspectos, uma vez que essa combinação depende das circunstâncias.
Para um bom pedido de desculpas, você pode seguir os seguintes passos:
Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras!
Um bom pedido de desculpas deve deixar evidente que o autor do erro tem consciência do que aconteceu. Muitas vezes, o que a pessoa ofendida deseja é que o outro assuma a responsabilidade, além do compromisso de que o fato não se repetirá.
Peça desculpas pelo que realmente ocorreu
Tanto as instituições como as pessoas, tendem a se desculpar apenas pelo que consideram o mais perdoável. Se não houver uma relação clara entre o fato a ser desculpado e aquilo que a vítima compreendeu como erro, o pedido pode piorar o quadro. Na melhor das hipóteses, o agressor parecerá não ter percebido o real problema; na pior, dará a impressão de que distorceu a situação intencionalmente.
Nesse caso, a vítima passa a ter dois problemas: além do erro original, fica a sensação de que deslizes similares podem voltar a acontecer. É natural que o ofendido conclua que, se aceitar o pedido, estará permitindo que o problema se repita.
Avalie o modo de apresentar as desculpas
Isso que dizer, decida se é mais fácil fazê-Io em termos profissionais ou pessoais. Se você estiver com raiva da vítima, pode preferir a primeira alternativa – por exemplo: “Nós dois trabalhamos em uma boa empresa e, na condição de seu colega, eu deveria me esforçar mais para superar as diferenças individuais. Desculpe por tratá-Ia com agressividade”. Em outras circunstâncias, um gesto pessoal parece mais fácil.
Para alguém que considera o pedido de desculpas algo humilhante, esse caminho pode representar um ato de grandeza, por exemplo: “Não concordo com a postura que você adotou, mas gosto de você e queria que trabalhássemos juntos sem problemas. Desculpe por tratá-Ia de modo agressivo”.
Comunique o seu arrependimento
Apenas lamentar o ocorrido pode soar como um desabafo. A comunicação, por sua vez, se dá entre mais de uma pessoa e, para alcançar seu objetivo, o pedido de desculpas tem de ser satisfatório para todos os envolvidos. Desvie o foco de você e direcione-o para seu interlocutor, sem perder de vista os três elementos já citados – reconhecimento do erro ou da ofensa, arrependimento e responsabilidade pelo ato cometido. Ao agir desse modo, você escapa da tentação de adotar uma postura defensiva e seu pedido tem mais chances de ser bem recebido.
Seja verdadeiro ao se desculpar
Seja claro e fale diretamente, sem se esconder atrás de imprecisões, rodeios ou clichês. Não cabe a você aceitar as desculpas, mas você pode apresentá-Ias do modo correto. Por isso não poupe esforços para fazer o que está ao seu alcance. Essa determinação aumentará a possibilidade de você se sentir bem em relação a seu pedido de desculpas, em vez de se sentir mal por ter de se desculpar com alguém.
E aí, gostou das dicas de como se desculpar? Ter relações positivas no ambiente de trabalho é essencial, como também é muito importante desenvolver comportamentos que ajudem a construir respeito, colaboração e integração entre as pessoas. Isso é o que colabora para o sucesso do trabalho em equipe com seus colegas e bons resultados para sua empresa.