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Estratégias de Negócio

A Estratégia da Mala Direta Ainda Funciona Para Atrair Clientes?

Quando pensa em mala direta, o que vem a sua mente? A estratégia que era um grande sucesso no mundo pré-internet pode ser uma forma de atrair clientes atualmente. Saiba que pesquisas demonstram que e-mails enviados para potenciais clientes apresentam média de abertura de somente 24% e ainda menos significativa de cliques. Já as malas diretas costumam ser abertas em 42% dos casos. As pessoas estão cansadas das mensagens enfadonhas recebidas por e-mail.

Como a Mala Direta pode funcionar para atrair clientes?

Em plena era digital e estou aconselhando a sua companhia a adotar a estratégia de envio de mala direta para atrair clientes. Embora possa parecer uma estratégia ultrapassada ainda é uma forma eficaz de despertar a curiosidade e o interesse do público-alvo em potencial. A seguir listei algumas dicas de como usar esse recurso para aumentar a cartela de interessados em sua marca.

1 – Monte uma lista de endereços

Quando sua organização vai enviar um e-mail marketing precisa iniciar o processo criando uma lista de e-mails, certo? O mesmo acontece com o envio de mala direta, contudo, a diferença é que os endereços são físicos e não há restrições para que as cartas sejam entregues. Isso faz com que mais pessoas da sua lista de interesse sejam impactadas.

Para montar essa lista aconselho que você inicie verificando o tráfego do seu site, pessoas que visitam a sua página podem se tornar leads perfeitos. Observe que no processo de envio de mala direta é necessário fazer a qualificação dos leads logo no início do processo. Basicamente você deverá criar uma lista com pessoas que têm potencial para se tornarem clientes. A seleção dos contatos é mais rigorosa.

2 – Conteúdo da mala direta

Tal qual a caixa de e-mail, a caixa do correio, é um emaranhado de contas a pagar e spams. Para conseguir que o potencial interessado abra a sua carta e se interesse em conhecer mais sobre a sua marca é fundamental ter um conteúdo atraente. Antes de qualquer coisa deve ficar claro que nesse momento dificilmente algo será vendido, trata-se de uma aproximação para o início da construção de um relacionamento.

Além de ter um conteúdo que seja atraente para o consumidor recomendo que a sua correspondência trabalhe com a rapidez de comunicação da mensagem. O leitor deve olhar e já entender do que se trata – atenção especial para o título -, caso contrário é bem possível que a sua mala direta acabe indo parar no lixo. Usar números que enfatizem as vantagens pode funcionar bem para conseguir a atenção dos consumidores.

3 – Criatividade é o segredo do sucesso

Flyer todo mundo manda e o seu público provavelmente nem irá dar atenção, investir numa peça de mala direta com um formato ou algum truque diferenciado é o segredo para permanecer na mente do lead. Deve ficar claro que não estou dizendo para criar peças caras, apenas para apostar em formas e design especiais. Obviamente que a peça precisa ter alguma relação com os seus produtos/serviços para que esteja condizente.

4 – Personalização

Outra forma de impressionar o público-alvo é oferecer algum grau de personalização para os materiais de mala direta. Escrever o nome dos destinatários a mão com uma caligrafia diferenciada, por exemplo, costuma causar um bom impacto. O envelope em que mala direta será enviada pode se tornar também uma superfície a ser devidamente trabalhada para essa personalização. Coloque-se no lugar da pessoa que irá receber essa comunicação e pense no que te impressionaria.

5 – Tenha bons fornecedores

A escolha da gráfica que irá produzir esse material deve ser criteriosa, pois a qualidade da impressão e da execução de formatos diferenciados permitirá que a sua organização surpreenda os destinatários. Faça uma pesquisa a respeito do trabalho das gráficas e não decida somente pelo preço. Lembre-se que do trabalho executado por essa parceira depende o sucesso da sua comunicação de mala direta.

6 – Faça o monitoramento dos resultados

Embora monitorar os resultados da mala direta não seja tão simples quanto de campanhas de e-mail marketing é necessário. Saber o quanto essa comunicação surtiu efeito permite planejar novas ações nesse sentido. Uma estratégia para ter como rastrear o público que abriu a mala direta e foi impactado por ela é criar uma landing page, isto é, uma página específica para que essas pessoas acessem.

Outra possibilidade é oferecer na comunicação um código que dê direito a um desconto ou ao acesso a um material específico na página. Ao receber os códigos é possível identificar quantas pessoas estão respondendo ao chamado e ainda quais são essas pessoas. O trabalho com mala direta pode ser validado usando técnicas de rastreamento.

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