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Pequenas e Médias Empresas

A Importância do Marketing de Relacionamento Para Sua Empresa

Estratégias de marketing de relacionamento são essenciais para a fidelização de clientes e conquista de novo público. As empresas mais bem-sucedidas são aquelas que investem tempo e dinheiro em estabelecer um bom relacionamento com o cliente. Você, certamente, já se sentiu impelido a voltar num determinado estabelecimento em que se lembra de ter sido bem atendido, não é mesmo? Isso acontece porque, mais do que produtos e serviços, as empresas vendem experiências.
 

Marketing de Relacionamento – Qual a Importância Dele Para Sua Empresa?

 
As estratégias do marketing de relacionamento contribuem para que as empresas tenham clientes fiéis, construam uma imagem sólida e se tornem reconhecidas como referência em seu setor de atuação. Ao realizar a fidelização de cliente a empresa está garantindo que ele irá continuar comprando e que ainda, eventualmente, irá divulgar os produtos/serviços para seus conhecidos, seguindo a lógica de que tudo o que gostamos recomendamos. Uma empresa que é bastante recomendada se torna uma referência no seu setor. Trata-se de um trabalho que tem uma série de consequências positivas.
 

Como Aplicar o Marketing de Relacionamento na Sua empresa

 
A partir do entendimento da relevância do marketing de relacionamento para conquistar bons resultados no mercado, é importante saber como aplicá-lo na sua empresa. A seguir listei dicas de como ter um bom relacionamento com o cliente, alcançando os objetivos de crescimento da sua empresa.
 

Comece de Dentro:

 
Nenhuma ação comercial será o bastante para promover a sua empresa junto ao seu público se não houver um bom atendimento. Dessa forma, a sua empresa deve começar com treinamento assertivo dos seus funcionários. Os colaboradores devem estar preparados para atender satisfatoriamente os clientes ou clientes em potencial que entrarem em contato. Isso significa ter respostas rápidas para resolver problemas e estabelecer um tom cordial.
 

Conheça a Sua Audiência:

 
Para conseguir um bom relacionamento com o cliente é necessário saber quem é o seu público. É possível fazer um levantamento de dados da sua audiência de acordo com os clientes que já compram da sua empresa. Para isso, basta criar um registro das vendas realizadas e se basear nesses dados para saber quem se interessa por seus produtos/serviços. Outra forma de pensar o marketing de relacionamento é observar os públicos que podem ter suas demandas atendidas pela sua empresa, isto é, os novos clientes.
 
Uma estratégia muito utilizada para estabelecer o tom certo de comunicação e fidelização de cliente é criar uma persona. A persona é uma pessoa imaginária que possui as principais características do seu público-alvo. Atribuir um nome e uma personalidade para essa persona torna mais fácil saber qual linha comunicativa seguir.
 

Atuação nas Redes Sociais:

 
Estamos vivendo a era das redes sociais e, dessa forma, uma empresa que visa estabelecer um bom relacionamento com seu público precisa estar online. Mas, atente para o fato de que não basta apenas criar um site ou perfil. A empresa deve estar comprometida em manter os seus canais comunicativos abertos e funcionais. O tempo de resposta é um dos critérios usados por muitos consumidores para estipular o quão bem estão sendo atendidos. Ter uma equipe cuidando das redes sociais é essencial e nem podemos considerar isso como um diferencial.
 

Programas de Relacionamento:

 
No universo de ações possíveis do marketing de relacionamento está a criação de programas de fidelidade em que a empresa oferece vantagens e benefícios para os clientes que realizam compras recorrentes. Esses benefícios podem estar ligados tanto ao próprio produto/serviço quanto ao estabelecimento de parcerias com outras empresas. O mais importante é que os usuários sintam que estão sendo beneficiados de alguma forma por se manter fiéis.
 

Atendimento no Pós-venda

 
Quando se trabalha com o objetivo de fidelização do cliente, se compreende que o ciclo não termina no fechamento da venda. Mais do que vender uma vez, a empresa deve ter como objetivo vender sempre para esse cliente. O atendimento no pós-venda é uma forma de conseguir essa atenção e fidelidade. Muitos consumidores deixam de comprar novamente de uma marca, mesmo tendo gostado da experiência, simplesmente porque esquecem que a empresa existe ou ficam com dúvidas não sanadas depois da compra.
 
O relacionamento com o cliente inclui tanto dar assistência no que for necessário quanto mantê-lo informado de novidades que possam ser do seu interesse. A sua empresa pode criar uma base de dados de clientes de acordo com os interesses e enviar e-mail marketing avisando sobre promoções, novos produtos e, até mesmo, concedendo benefícios exclusivos na realização de uma nova compra. Pense que o marketing de relacionamento é como o estabelecimento de um relacionamento pessoal, se você deixar que se crie distância dificilmente conseguirá estreitar os laços.
 

Avalie os Resultados

 
Por fim, chegamos a avaliação que deve ser feita do trabalho de relacionamento com o cliente observando se foram atingidos os resultados ou não. Para que essa mensuração seja possível, é importante trabalhar com sistemas organizados e lógicos. Estabeleça registros dos dados ao longo do período de trabalho e quais foram as mudanças que aconteceram efetivamente.
 
O marketing de relacionamento é a chave para o crescimento das empresas e consiste em estabelecer a fidelização de cliente por meio de experiências positivas. Se gostou desse artigo compartilhe!

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