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Estratégias de Negócio

Agendamento de Visita Comercial Por E-mail: Como Fazer?

Por mais que agendamentos de visita comercial por e-mail façam parte da rotina de várias empresas podem gerar algumas dificuldades para os gestores. Saber como utilizar mecanismos realmente persuasivos faz toda a diferença para a obtenção de bons resultados junto aos seus clientes. A redação desses e-mails deve ser trabalhada com o máximo de assertividade.

6 Dicas de como agendar visita comercial por e-mail

Abaixo vou apresentar algumas dicas relevantes de como fazer agendamento de visita comercial por e-mail com um bom grau de persuasão. Os resultados se mostram mais satisfatórios quando se utilizam os argumentos certos.

1 – Princípio da reciprocidade

Um dado bastante curioso sobre a vida em sociedade é que geralmente as pessoas se sentem na obrigação de retribuir o que receberam dos outros. Sendo assim uma estratégia interessante para conseguir agendar a visita comercial por e-mail é lembrar o seu cliente sobre algo que a sua companhia fez por ele.

Exemplo:

Sra. Claudia,

Nossa empresa teve grande prazer em recebê-la em visita na semana passada, esperamos que tenha sido uma experiência bastante agradável para a senhora como foi para nós e que todas as dúvidas tenham sido plenamente esclarecidas.

Em retribuição gostaria de visitá-la em seu escritório às 14h da próxima quinta-feira. É possível?

Aguardo seu retorno.

2 – Fornecimento de prova social

Sabia que boa parte das certezas do que é certo formamos a partir do que os outros consideram correto? No mercado corporativo isso não é muito diferente, as companhias de pequeno porte tendem a seguir o comportamento das grandes corporações. Essa lógica abre a possibilidade de fornecer uma prova social como forma de abordar o cliente num e-mail de solicitação de visita comercial.

Exemplo:

Prezado Gustavo,

Como você está?

Gostaria de agendar uma visita para continuar a conversa que iniciamos em nossa última reunião a respeito da implantação de nosso software de gestão de ordens de serviço.

Aproveito o e-mail para te enviar em anexo uma reportagem a respeito de 5 cases de sucesso de companhias que adotaram nosso sistema.

Podemos marcar uma reunião para a próxima segunda-feira às 14h?

Aguardo seu retorno, grande abraço!

3 – Figura de autoridade

Figuras de autoridade tendem a convencer as pessoas a agirem de forma obediente com mais facilidade, contudo, é fundamental que essa autoridade seja legitima e justificada. Um recurso válido especialmente quando o cliente demonstra que tem um perfil mais formal. No texto cite alguma lei que deve ser seguida ou então a necessidade de atender as demandas de um órgão de fiscalização. Paute-se pelo uso de argumentos verdadeiros para persuadir.

Exemplo:

Caro Andrade,

Tudo bem com você?

De acordo com a nossa conversa de ontem por telefone estou fazendo o agendamento da visita comercial para apresentação da solução da nossa companhia que segue totalmente o padrão de exigências do Banco Central para concessão de crédito imobiliário.

Sexta-feira às 15h, como solicitado ao telefone, está bom para você?

Abraço!

4 – Coerência

Dificilmente alguém vai desejar parecer contraditório num contexto corporativo, não é mesmo? Partindo desse princípio é possível conseguir marcar visitas comerciais utilizando o que já foi proposto pelo potencial cliente anteriormente.

Exemplo:

Cara Luciana,

Tudo bem com você?

Partindo do que você disse a respeito de discutir os pormenores da proposta comercial pessoalmente gostaria de saber se podemos marcar uma reunião para a próxima quarta-feira às 15h para acertar os detalhes.

Pode ser?

Aguardo seu retorno!

5 – Senso de urgência pela escassez

A partir do momento em que algo passa a figurar com status de raridade se torna automaticamente mais atraente para os potenciais clientes. A simples possibilidade de que não poder adquirir algo faz com que os empreendedores tomem uma decisão.

Exemplo:

Saulo,

Como você está?

Lembra que te falei sobre a importância de agilizar a reunião para experimentar nosso lançamento com exclusividade? Alguns clientes, incluindo a sua companhia, foram selecionados e gostaria de saber se podemos marcar para a próxima quinta-feira.

Precisamos fechar logo, pois estão sobrando poucos lotes.

Às 14h da quinta fica bom?

Grande abraço!  

6 – Utilize da afinidade do cliente

Boa parte dos gestores de empresas tem admiração por algum nome do mercado como Elon Musk, Steve Jobs, Bill Gates entre outros. Ao perceber isso você pode utilizar para persuadir o seu cliente a aceitar a visita comercial.

Exemplo:

Dra. Souza,

Quando nos falamos pela última vez surgiu à dúvida quanto à pertinência da otimização do atendimento em sua rede de lanchonetes e como combinamos gostaria de marcar uma reunião para discutirmos melhor a proposta.

Gostaria de mencionar a seguinte frase de Steve Jobs, empreendedor a quem você tanto estima: “Inovar diferencia o líder do seguidor”.

A visita comercial poderia ser marcada para a próxima segunda-feira às 14?

Abraço!

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