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Compra Pela Internet – O Que um Cliente Espera Dessa Experiência?

A compra pela internet tem crescido nos últimos anos e até os consumidores mais desconfiados da compra em lojas virtuais têm se rendido as facilidades de aquisição em alguns cliques. Cada vez mais empresas têm presença online de maneira que a concorrência está acirrada e para que uma marca consiga fidelizar o público-alvo é necessário investir numa boa experiência de compra.

Afinal, o que os clientes esperam da experiência de compra pela internet?

Hoje em dia é possível encontrar inúmeras opções similares de produtos com preços bem parecidos de maneira que os critérios de escolha dos clientes se tornaram diferentes. Analisando a situação sob o ponto de vista do consumidor fica mais fácil entender porque a experiência de compra se tornou tão decisiva para a conversão.

Se existe uma grande variedade de opções iguais à escolha irá privilegiar a experiência mais agradável e menos complicada. Os gestores devem ter em mente que os consumidores virtuais desejam concluir o processo de compra mais rapidamente, com segurança dos seus dados e sem problemas com a entrega. Conseguindo atender essas demandas é mais simples conseguir que o cliente compre mais vezes.

6 Dicas de como melhorar a experiência de compra dos clientes

Abaixo listei dicas para otimizar a loja virtual da sua marca de maneira a oferecer aos seus clientes uma experiência com mais chances de fidelização. Seguindo essas recomendações é mais fácil alinhar o seu e-commerce a experiência que o cliente deseja ter numa compra realizada pela internet.

1 – Facilidade de localização dos produtos

O design de apresentação dos produtos do seu e-commerce deve ser pensado para facilitar para os consumidores encontrar os itens que estão procurando. Da mesma forma que uma loja física não deve deixar diferentes produtos misturados é válido dividir os itens da loja online em menus que facilitem o encontro do que se deseja.

Além disso, é essencial ter uma barra de busca situada no topo da página em que o consumidor possa digitar o que está procurando e assim encontrar com mais facilidade. Novamente menciono o fato de que as pessoas desejam resolver suas compras em menos tempo, então quanto mais rápido encontrarem o que procuram e conseguirem concluir o pagamento mais satisfeitas irão ficar.

2 – Descrição focada nos detalhes

A compra pela internet pula uma etapa muito importante de compra que é a do contato do consumidor com o item podendo explorar os mínimos detalhes expressos em seu rótulo, toque para sentir a textura, sensação de odores entre outros. Para tentar suprir a impossibilidade de toque recomendo que a loja tenha fotos de todos os ângulos possíveis, especialmente no caso de roupas e sapato, e descrição completa.

O texto de apresentação do produto deve mencionar tudo que for possível, no caso de roupas, por exemplo, deve ter a informação do tecido de que é feita, como é a forma de lavagem, quais cuidados devem ser tomados e ter uma tabela de medidas de referência. Se os produtos forem alimentícios é importante incluir dados como se contêm ou não glúten, lactose entre outros. Estude quais informações são importantes para o seu consumidor.

3 – Acompanhamento da compra em tempo real

As pessoas estão cada vez mais imediatistas devido ao uso da internet, contudo, quando o assunto é compra online é necessário ter paciência até a entrega do item. Para tornar a experiência de compra pela internet melhor para o consumidor é interessante investir em softwares de gestão logística que facilitem o acompanhamento em tempo real da trajetória do produto pelo cliente desde a sua seleção no estoque passando para seu envio a transportadora até a chegada a cidade de destino.

4 – Informações de estoque

Você já comprou em sites que indicam quantos itens daquele produto estão disponíveis no estoque da empresa? Essa é uma informação muito valorizada pelos consumidores e pode até mesmo funcionar como um elemento extra de convencimento. Ao observar que tem poucos itens disponíveis a pessoa pode se tornar mais predisposta a realizar a compra.

5 – Use ferramentas que facilitem a compra

Torne a compra online o mais fácil quanto possível para o seu cliente, para isso existem ferramentas como a de compra em apenas um clique que aproveita as informações já registradas na página permitindo que em segundos a transação esteja concluída.

Outra facilidade é permitir que os clientes ainda não cadastrados usem uma rede social como Facebook para se cadastrar mais rapidamente. Se for necessário preencher várias informações de um formulário o cliente pode achar complicado e desistir.

6 – Invista em um site responsivo

Site responsivo é aquele desenvolvido com um código capaz de adaptar o seu design a qualquer formato como o do desktop, smartphone e tablets. Todos os anos aumenta consideravelmente o número de consumidores que realiza compras pela internet em dispositivos móveis de maneira que a sua loja virtual precisa estar adequada a esses meios.

Seu e-commerce oferece uma boa experiência de compra pela internet para seus clientes? Deixe seu comentário abaixo!

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