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Estratégias de Negócio

Conheça a Mídia Programática e Saiba Como Ela Se Encaixa em Seu Modelo de Negócio

A mídia programática é a nova forma de comprar e vender espaços de mídia que elimina o fator humano e oferece mais rapidez e efetividade para esse processo. Empresas de setores diversos e todos os portes podem se beneficiar desse sistema por ter a oportunidade de alcançar as pessoas que realmente importam, o seu público-alvo. Organizações que se dedicam a entender essa nova lógica de compra de mídia sairão na frente dos seus concorrentes.

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O Que é Mídia Programática?

Basicamente, se trata de uma forma programada de realizar a venda de espaços de mídia. Se antes o processo de compra desses espaços era longo e sem garantias de ter feito escolhas corretas atualmente é muito mais simples e conta com um direcionamento maior para os interesses da companhia. Nesse processo não há mais a negociação entre Publisher e anunciante ou a necessidade de incluir manualmente anúncios.

Para que fique mais claro vou exemplificar dizendo que com a mídia programática é possível adquirir espaços para anúncios como quem faz uma compra na Amazon. Não se trata de exagero e sim de ferramentas tecnológicas e o entendimento que é fundamental trabalhar com mais rapidez.

Todo Mundo Está Usando a Mídia Programática?

Embora represente uma verdadeira revolução em termos de eficiência esse tipo de negociação de mídia ainda não alcançou um público significativo. Exatamente por isso representa uma ótima oportunidade para que seu negócio saia na frente. É bem provável que nos próximos anos a fatia dos adeptos da mídia programática aumente e que haja o desenvolvimento de capacidades desse sistema para outros meios além do digital, como TV e rádio.

Decifrando os Termos da Mídia Programática

A seguir vou explicar melhor o significado das expressões mais utilizadas pelos usuários da mídia programática de maneira que fique mais claro como esse sistema funciona e de que maneira ele pode ser a solução para a publicidade da sua companhia nos próximos anos.

RTB (Real-Time Bidding) – Compra em tempo real

É o termo que se refere à realização de compra de mídia em tempo real.

AD Exchange – Redes de leilão de inventário

Um dos principais termos cunhados pela mídia programática se refere a redes de leilões de espaços na mídia que seguem os padrões de negociação da Bolsa de Valores. Imagine que a empresa X deseja fazer um anúncio que atinja um público formado apenas por mulheres que tenham entre 30 e 40 anos, que se interessem por alisamento de cabelo e tenham ensino superior.

Basta que essa organização negocie a compra dessa audiência pela plataforma AD Exchange que permite a compra e venda entre anunciantes e publishers. Os espaços de mídia são vendidos através de leilões que acontecem em tempo real com valores que se mostram mais interessantes para ambas as partes. Como num leilão os anunciantes dão lances e aquele que tiver a melhor oferta fica com a mídia.

AD Network – Sistemas de conexão de anunciantes e sites com espaços de mídia

Esses sistemas oferecem a possibilidade de conexão entre anunciantes e sites que possuem espaços de mídia que desejam vender. Podemos definir como um tipo de plugin que trabalham em paralelo as AD Exchanges. Há dois tipos de AD Network, as horizontais (que oferecem agrupamento dos canais pelo seu conteúdo) e verticais (que trabalham apenas com um tema).

DSP (Demand-Side Plataform) – Plataforma de auxílio ao comprador

Trata-se de um sistema que permite que o anunciante saiba onde está o público específico que deseja encontrar. Por exemplo, a companhia Y quer anunciar para homens de 34 a 36 anos que tenham acessado o portal do Globo Esportes no último mês. O papel do DSP é mostrar para o anunciante onde estão essas pessoas de maneira que o seu anúncio será certeiro.

SSP (Sell-Side Plataform) – Plataforma de auxílio aos veículos

Faz o mesmo trabalho do DSP, contudo, direcionado aos veículos elencando quais são as praças mais relevantes em cada momento.

ATD (Agency Trading Desks) – Agência de compra de mídia

Trata-se de uma agência que faz o trabalho de intermediação da compra e venda de mídia.

Trading Desks – Mesas de operação

Consiste numa equipe que utiliza a DSP e tecnologias de audiência para gerenciar a compra de mídia programática. É um mecanismo que contribui para o aumento da excelência das operações desse segmento.

Benefícios da Mídia Programática Para o Seu Modelo de Negócio

O grande diferencial desse sistema de compra e venda de mídia é ser mais rápido e oferecer espaços realmente adequados as necessidades do anunciante. Os processos da compra tradicional de mídia além de mais onerosos são lentos fazendo com que a companhia perca um tempo precioso de contato com o seu público-alvo. Ao utilizar as ferramentas de mídia programática a empresa tem a certeza de que está encontrando os meios mais relevantes para impactar as pessoas que realmente interessam.

O que você achou do sistema de mídia programática? Deixe seus comentários, compartilhe o conteúdo!

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