Demissão Online. Saiba Mais Sobre Esse Tipo.

O processo de demissão online contribui para tornar mais simples o desligamento de colaboradores da empresa. A decisão de encerrar o contrato de trabalho nem sempre é fácil, contudo, se não há meios para manter a parceria com o colaborador é interessante pelo menos tornar o processo menos burocrático. Além disso, a adoção de ferramentas tecnológicas nesse processo contribui para reduzir a incidência de erros de cálculo, por exemplo.

Como funciona o processo de demissão online?

A demissão pode ser uma decisão tomada pela empresa ou pelo próprio funcionário, lembro que cada tipo de demissão implica as suas próprias particularidades. É fundamental estar atento a todas as questões, pois eventuais erros podem acarretar em processos trabalhistas e pagamento de multas e/ou indenizações. É sempre melhor sair ileso desse processo que já se mostra bastante desgastante.

O processo tradicional de desligamento de um funcionário demanda diversas etapas burocráticas e que estão suscetíveis a eventuais erros. A informatização e otimização do processo permite tornar as tarefas ligadas a demissão mais práticas reduzindo o tempo que se precisa dedicar a elas.

Saiba mais sobre as vantagens do processo de demissão online

A seguir, apresento as principais vantagens de optar por uma demissão informatizada.

1 – Torna o processo de coleta de documentos mais simples

Reunir, um a um, os documentos para realizar o processo de demissão pode ser bastante difícil e dar margem para alguns erros. A adoção de um sistema de gestão online de documentos demissionais torna o procedimento fácil e prático. Contar com uma base de dados dentro do próprio software torna mais rápido encontrar e cruzar os dados para chegar a uma resposta satisfatória. É uma forma também de não perder nenhum documento.

2 – Otimização das rotinas demissionais

O gestor de recursos humanos tem uma grande demanda de tarefas a realizar quando um colaborador é demitido. A partir do momento que ele conta com recursos que facilitam até os mais burocráticos dos processos passa a ter mais tempo para dedicar a outras questões. A otimização de processos anda lado a lado com o aumento da produtividade.

Com um software de gestão do capital humano é possível dar início ao processo de desligamento diretamente pelo sistema informatizado e tornar o preenchimento dos documentos mais simples e com maior precisão. Muitas empresas já se viram com problemas relativos a questões trabalhistas por terem realizado um preenchimento errôneo.

O uso de um software para resolver questões de demissão também permite tornar mais fácil o envio de dados e documentos para o contador e ficar a par da evolução do processo em tempo real. Sendo um momento difícil e de grande desgaste é bem interessante poder resolvê-lo o mais rapidamente quanto possível.

3 – Diminuir as chances de erro em relação ao aviso prévio

Um tópico problemático no momento em que uma demissão acontece diz respeito a como se irá proceder em relação ao aviso prévio. O funcionário irá cumprir o período de aviso? Vai ser indenizado apenas? Onde essa informação estará registrada para evitar complicações legais?

Antes da possibilidade de realizar um processo de desligamento informatizado essas informações relevantes poderiam ficar desencontradas. Saindo do off-line para o online é possível estabelecer uma forma padrão de proceder e de registrar essa questão. O setor de RH passa a contar com um sistema em que são registradas as datas de início e fim do aviso prévio assim como os valores correspondentes. Uma forma de não deixar que os funcionários demitidos da sua companhia tenham quaisquer prejuízos no tocante aos seus direitos.

4 – Integração com a contabilidade

O setor de contabilidade da companhia ou o contador terceirizado precisa ter acesso as informações relativas ao contrato do colaborador e também dos seus direitos trabalhistas. Por meio de um sistema informatizado e online fica bem mais simples integrar as atividades desse departamento com o de RH. Aliás, o processo todo transcorre com mais rapidez.

5 – Acompanhamento e comprovação de pagamentos

Numa rescisão contratual é bastante importante fazer o devido acompanhamento do pagamento de benefícios dos funcionários. Um software de gestão desses dados permite acompanhar em tempo real e com mais segurança a oferta e recebimento dos direitos pelo colaborador. O registro dessas transações se mostra crucial para que em longo prazo a sua companhia não seja alvo de processos trabalhistas.

6 – Redução da burocracia no processo de demissão

Há um número significativo de gestores que enrolam até o último momento possível para demitir um funcionário pelo simples fato de que não querem ter que enfrentar a tamanha burocracia que esse processo pode envolver. A demissão online é um processo que torna essa rotina menos complexa e mais otimizada.

O processo de desligamento, como tudo que vai causar um grande desgaste, deve ser feito com rapidez. Quanto mais ágil e assertiva for a sua companhia nessa tarefa mais problemas conseguirá evitar.

Gostou de saber mais sobre o processo de demissão online? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais! 

Copyright:1047662398 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Tatomirov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01