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Estratégias de Negócio

Detectando problemas na qualidade do atendimento de sua empresa

O primeiro contato que seus clientes terão com a sua empresa, com os produtos que ela oferece é por meio do atendimento que ela presta. Se ele for bem feito, marcar a vida de seus consumidores de forma positiva, certamente eles vão retornar e serão, automaticamente fidelizados. Porém, se o contrário acontecer, se forem maltratados, ou se ocorrerem erros, mesmo que sejam mínimos, tenha certeza que, além de nunca mais aparecerem, eles farão uma propaganda negativa tão intensa da sua organização, que podem prejudicar os resultados consideravelmente.

Para que isso não aconteça, algumas medidas preventivas são necessárias, como o acompanhamento de perto da equipe de atendimento, bem como a realização constante de programas de treinamento e desenvolvimento, que darão o suporte que eles precisam para realizar um trabalho de excelência, não só para a sua empresa, mas para eles mesmos enquanto pessoas e profissionais.

Agora, se a sua empresa já está enfrentando problemas por conta da má qualidade no atendimento, é necessário que você, junto à sua equipe de gestores, detectem de onde está partindo este gap e de que maneira ele pode ser resolvido o mais rápido possível, para que não sejam gerados mais danos ainda.

Como você tem tratado seus colaboradores?

Para realizar um atendimento que cause impacto positivo em seus clientes, é necessário que a sua equipe se sinta motivada, e a forma como são tratados no dia a dia é determinante para que isso aconteça. Converse com seus gestores e verifique como vocês podem elaborar estratégias motivacionais, com o objetivo de fazer com que seus colaboradores sintam-se valorizados e reconhecidos, e, consequentemente, realizem o atendimento de excelência que seus consumidores merecem.

Você está focando somente em novos clientes?

Esquecer de incluir no atendimento de sua empresa o processo de pós-venda é um dos erros que podem causar maior desconforto e insatisfação em seus clientes. A organização que deixa de lado aqueles que já finalizaram a compra, ou seja, já realizaram o pagamento do que adquiriram, precisam aprender muito sobre fidelização, já que estas pessoas podem vir a comprar novamente, sendo assim, é preciso dar atenção constante a estes consumidores, tanto quanto você dá aos novos, pois o processo de conquista deve ser frequente.

Ouça

Seguindo a linha do que foi dito anteriormente, no processo de pós-venda da sua empresa, você deve dar total atenção aos seus clientes, ouvindo plenamente o que eles têm a dizer sobre os produtos e serviços que você presta. Nesse sentido, realize pesquisas de satisfação, peça feedbacks, envie e-mails ou faça telefonemas, com o intuito de descobrir a experiência que o seu consumidor está tendo com o que você lhe oferece.

Dessa maneira, além de mostrá-lo que você reconhece a sua importância, você o mantém fidelizado, garantindo que ele compre de você novamente.

Atenda sem discriminar

No contexto em que vivemos atualmente, todo e qualquer tipo de discriminação deve ser imediatamente eliminado do seu atendimento. Isso quer dizer que, independentemente de poder aquisitivo, raça, religião, gênero, orientação sexual e vários outros fatores, seus clientes devem ser respeitados, pois isso é o mínimo que eles esperam de você e da sua equipe. Um não deve ter preferências diante do outro, todos devem ser tratados com o respeito e a cordialidade que todo ser humano merece.

Não prometa mais do que pode cumprir

Muitos profissionais, quando estão no processo de conquista do cliente, caem no erro de prometer-lhes mundos e fundos e depois não cumprir nem metade das coisas que foram prometidas. Seja um desconto, um brinde ou dois, se seus colaboradores estão prometendo entregar algo a seus clientes, eles devem cumprir, pois nada pior do que criar expectativa em alguém e depois frustrá-la. Fazendo isso, sua empresa, ao invés de realizar um bom atendimento e fidelizar seus consumidores, ele vai acabar afastando-os.

A sua equipe está preparada?

Analise: a sua equipe está preparada para realizar um atendimento de qualidade, que deixe o seu cliente altamente encantado com a sua empresa? Se a sua resposta for sim, meus parabéns, você está indo no caminho certo! Agora, se depois de analisar este cenário você perceber que não, que ainda é necessário percorrer um longo caminho para que seus colaboradores atendam a estes requisitos que citei ao longo deste artigo, você, junto aos seus gestores, precisam agir rápido para recuperar os resultados que foram impactados.

Para fazer isso, será necessário investir pesado em treinamento, palestras e workshops, pois é através do conhecimento que estas ferramentas oferecem, que sua equipe vai entender a necessidade de realizar um atendimento de excelência, para que assim, todos saiam ganhando no final.

Estes fatores são primordiais e fazem toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar seus clientes. Como eles, existem muitos outros que podem lhe ajudar a identificar se você está com problemas na qualidade do atendimento que a sua equipe está oferecendo. Pare um momento, faça esta análise e tome as iniciativas necessárias para eliminar estes gaps do cotidiano da sua organização. Enquanto empresário e empreendedor é sua obrigação ficar atento a tudo isso, caso queira que o seu negócio tenha sucesso.

O que você achou das minhas dicas? Acredita que agora é possível modificar o cenário atual da sua empresa? Compartilhe suas experiências comigo nos comentários e continue acompanhando meu Blog.

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