Entenda o Conceito da Cultura de Inovação nas Empresas
A cultura de inovação é um conceito que está ganhando cada vez mais espaço nas organizações e que objetiva promover a competitividade num cenário em que se destacar é crucial. Porém, embora muito se fale a respeito de inovações nas corporações, o conceito ainda não está totalmente bem delineado. É essencial que se compreenda do que se trata inovar corporativamente para se manter em pleno crescimento.
O Conceito de Cultura de Inovação
A gestão da inovação é essencial para as empresas que objetivam se tornar líderes de seus setores. As organizações que possuem a inovação como base do seu desenvolvimento se tornam mais preparadas gerar produtos e serviços mais competitivos e sustentáveis. O segredo para se manter no papel de líder do mercado está em investir na cultura de processos inovadores.
Podemos dizer, de uma forma mais livre, que a cultura de inovação nada mais é do que estar inserido num ambiente profícuo, que permita o surgimento e manifestação de ideias sem que sejam impostas barreiras naturais para tal comportamento. Além disso, o ambiente organizacional deve oferecer as ferramentas necessárias para que os colaboradores desenvolvam esses pensamentos e ideias na prática.
Por Que a Cultura de Inovação Ainda Não é Disseminada?
Como citei no início do artigo, muitas empresas desejam e compreendem a importância de ter a inovação presente em todos os seus processos, contudo, boa parte delas não faz ideia de que maneira chegar a esse resultado. A principal barreira em que essas empresas esbarram é a de estabelecer ambientes muito estreitos ao desenvolvimento de ideias diferenciadas.
Por exemplo, uma companhia X necessita de ideias para tornar seus produtos mais competitivos no mercado, mas não dá abertura para que os seus colaboradores deem sugestões ou, simplesmente, não se dedica a fazer uma análise mais profunda dos insights. Manter um ambiente engessado, em que colaboradores num nível mais baixo da hierarquia não possam levar suas ideias aos gestores, é uma forma de sufocar qualquer suspiro de inovação.
Como Ter uma Empresa Aberta Para o Desenvolvimento de Cultura de Inovação?
Compreendendo que é essencial desenvolver um modelo de gestão da inovação em sua organização, é necessário partir para a segunda etapa, que se configura em saber como fazer isso assertivamente. A seguir, listei algumas dicas práticas para a criação de um ambiente mais aberto para atitudes e ideias inovadoras.
Abertura dos gestores para o recebimento de ideias
Os colaboradores de uma companhia somente ficarão à vontade para dar suas sugestões se sentirem que há espaço para isso. Sendo assim, a empresa deve deixar claro que a porta da sala dos líderes de equipe estará sempre aberta para receber aqueles que têm ideias inovadoras para dividir.
Reconhecimento da colaboração
Quando uma das ideias inovadoras de um colaborador for implementada e estiver dando retorno para a companhia, é fundamental reconhecer a sua participação no processo. Os demais funcionários perceberão que podem estar nesse lugar também no futuro, assim como aquele que colaborou se sentirá motivado a ter mais ideias.
Estabeleça um momento para o trabalho criativo
Uma das formas de estimular o processo de geração de ideias criativas em seus funcionários, sem atrapalhar a realização das tarefas operacionais convencionais, é estabelecer um período dentro da rotina de trabalho para que sejam feitas pesquisas e discussões de ideias. Pode ser uma ou duas horas por semana, em que os colaboradores podem se concentrar só em sugestões para a inovação da companhia.
Ofereça um ambiente inovador para os seus colaboradores
Sabe por que empresas como a Google investem em espaços de descanso e convivência para os seus colaboradores? Por que sabem que é essencial oferecer um ambiente inovador para que as pessoas tenham ideias inovadoras. Um local que seja visualmente relaxante ou, mesmo, em que os funcionários possam conviver dentro da empresa, mas fora do trabalho, os tornará mais suscetíveis a pensar “fora da caixa”.
Estratégia com metas e objetivos bem definidos para cada setor
Embora o assunto desse artigo seja a cultura de inovação, não podemos nos esquecer de que estratégias focadas na vida real também são imprescindíveis. Sendo assim, é fundamental que a organização tenha planejamento estratégico para cada um dos seus setores, vislumbrando metas e objetivos que devem ser alcançados em curto, médio e longo prazo. A partir do conhecimento desse plano, os colaboradores poderão focar em ter ideias compatíveis com o alinhamento mercadológico da companhia.
Ofereça as ferramentas necessárias para a ideias inovadoras
A gestão da inovação deve estar direcionada a oferecer ferramentas que contribuam para que os colaboradores possam ter e aplicar ideias que solucionem problemas de maneira inovadora. Não adianta ter um pacote com 100 ótimas ideias se os funcionários não encontram mecanismos para tirá-las do planejamento para a vida real.
O conceito de cultura de inovação prevê que as empresas criem ambientes abertos e propícios para o desenvolvimento de ideias que as posicionem a frente no mercado. Qual sua opinião sobre isso? Deixe o seu comentário!