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Estratégias de Negócio

Leads e Prospects – Aplicando conceitos diferenciados ao seu negócio

No mundo do empreendedorismo, hoje em dia, existem diversas estratégias de negócios. Entre elas, existe o marketing, e dentro desse existem alguns conceitos, que você meu caro leitor, precisa entender. Engana-se aquele que pensa que não precisa entender, mesmo que o básico, sobre os conceitos de marketing, pois acha que já que sua empresa tem um departamento destinado a isso, não é necessário que você entenda suas especialidades.
 
Você, enquanto empreendedor, precisa entender sobre todas as etapas do seu negócio e um pouco do funcionamento de cada departamento, para saber como andam os processos e assim, poder direcionar melhor as ações estratégicas, implantar melhorias, corrigir as falhas e se manter diferenciado no mercado. Por isso, acredito que para você perceber melhor do que se trata esse texto é preciso entender, antes de qualquer coisa, o significado dos conceitos leads e prospects. Então, antes de explicar quais os pontos positivos deles para seus negócios, vou mostrar-lhes a definição de cada um.
 

O que são Leads e Prospects?

 
Ambos são termos muito utilizados no ambiente do marketing digital. Quando você utiliza-se de uma estratégia de marketing esses dois conceitos aparecem. Então, para entender melhor a palavra lead, ela indica alguém que ao se deparar com algo relacionado à sua organização, demonstrou certo interesse nos produtos e/ou serviços prestados por sua empresa, que procura por informações, que se importa e quer saber um pouco mais sobre o que você faz.
 
E prospects? Prospects, em tradução livre, são prospectos, possibilidades, chances. Ou seja, são os leads lá na frente. Mas como assim, Marcus, você pode me perguntar? Os leads sentem certa intenção em procurar por informações, já os prospects são pessoas que além de já terem entrado em contato em algum momento com a sua organização, para saber mais, vão além e deixam o nome ou demonstram interesse em fazer negócio com sua empresa. Ou seja, são os clientes em potencial!
 
Por isso é muito importante saber a diferença entre os dois, e mais ainda, saber que só chamar atenção do seu público- alvo, não é o melhor objetivo, é preciso fisgar ele, atrair a atenção para fazer que ele efetue a compra ou contrate seu serviço.
 
Então, para que você encontre o engajamento correto, das pessoas, com o seu negócio, é necessário criar táticas para isso. Suponhamos que você fez uma estratégia de marketing para sua empresa.
 
Então, você veiculou um anúncio no seu site e este gerou certa quantidade de engajamento, vamos supor 100 pessoas viram o anúncio. E então, 80 dessas pessoas clicaram num suposto botão para “saber mais” e procuraram a respeito do que você estava anunciando. Esses 80% são os chamados leads, que você, a partir da veiculação colocada no seu site, conseguiu.
 
E depois disso, das 80 pessoas que são os seus leads, 50% desse número clicou no botão de contato e deixou seu nome, número e email. Então, essas 40 pessoas são os chamados prospects. Os potenciais clientes, que você terá como entrar em contato e procurar manter o engajamento necessário para que esse cliente passe a ser um consumidor.
 
Mas é necessário que essas estratégias sejam criadas e ordenadas de acordo com o seu público-alvo, pois, uma vez que você tenha seus clientes definidos, ficará melhor para efetuar vendas e fazer a fidelização de sua marca e produto com os mesmos. Já que, do contrário, se houver uma má administração do marketing, você poderá atrair pessoas que não serão os seus clientes finais, fazendo que sua empresa tenha tido um esforço e gasto de verba para alcançar um público que não vai ser um consumidor fidelizado ao seu negócio.
 
Por exemplo, imagine que você é dono de uma loja de calçados femininos. Obviamente, sua estratégia de marketing massiva deverá ser direcionada para o público feminino. Então você tentará alcançar estas consumidoras. Mas a depender das técnicas usadas, pode ser que você alcance um público que não deseja e isso poderá fazer com que você tenha pouco engajamento, além de seus leads e futuros prospects não serem os desejados, pois eles, muito provavelmente não serão os seus clientes finais.
 
Então, minha dica final para vocês é: estamos sempre em busca de fidelizar e conquistar mais e mais clientes. Para isso, é necessário que trabalhemos com eficácia e eficiência em todas as áreas de nossa empresa. Para que o negócio trabalhe em harmonia e transmita os valores e alcance os objetivos e alvos estabelecidos.
 
É muito necessário que você, enquanto empreendedor e líder consiga designar os pontos em que os seus liderados poderão se basear para alcançar vários leads e prospects. Tenha em mente que, quanto mais leads e prospects qualificados você tiver, mais possibilidade de alcançar novos clientes você terá. E como conversamos no início, não limite seus conhecimentos a poucas áreas de sua empresa. Busque sempre expandir seu entendimento sobre os diversos conceitos do mercado, isso vai fazer de você um empreendedor diferenciado, que não fica estagnado ao passar do tempo e que progressivamente consegue agir com inteligência e levar seu negócio para o próximo nível.

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