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Estratégias de Negócio

Métricas de Marketing – Como Estão as da Sua Empresa?

O papel das métricas de marketing é ajudar o gestor a identificar o cenário atual da empresa e se ela está sendo eficaz em atingir seus objetivos. Para tirar o máximo proveito do trabalho de mensuração, é fundamental escolher as métricas mais assertivas e implementá-las observando o cenário organizacional da companhia. Não adianta nada acumular dados se eles não estão sendo utilizados para análises corretas, não é mesmo?

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O Que São Métricas de Marketing?

Para que se possa fazer uma avaliação completa a respeito da efetividade de uma estratégia de marketing é importante ter dados que possam medir não só os resultados finais, mas a conquista de objetivos no meio do caminho. É nesse ponto que entram as métricas que nada mais são do que sistemas de mensuração que permitem avaliar a estratégia como um todo.  

Deve ficar claro que as métricas não avaliam apenas o final da ação e sim todas as etapas do processo, de maneira que seja possível determinar o que pode ser alterado para resultados mais expressivos. Vale lembrar que a escolha das métricas está intimamente ligada aos objetivos da companhia.

Principais Métricas de Marketing Para Aplicar à Sua Empresa

A seguir listei as principais métricas de marketing, aquelas que são aplicáveis a negócios de diferentes segmentos e portes. Entenda mais sobre esse método de mensuração e faça uma análise crítica a respeito de como está à gestão das métricas na sua organização.

Métrica Ticket Médio

Basicamente, se trata de calcular o quanto os clientes gastam, em média, com seus produtos e serviços. Esse dado é relevante porque permite compreender se o negócio está realmente lucrando com a base de clientes possui no momento e de quanto deve ser a ordem do investimento para a busca de novos consumidores. Chegar a esse número é muito simples:

Ticket Médio = valor da receita do mês / número de clientes do mês

Se o valor de ticket médio estiver abaixo do esperado é sinal de que chegou a hora de expandir a sua clientela ou mesmo investir em outra linha de produtos/serviços.  

Métrica ROI (Retorno Sobre Investimento)

Cada estratégia de marketing que é desenvolvida pela companhia demanda um investimento e independente dele ser grande ou pequeno é fundamental saber qual foi o retorno obtido. É por isso que a ROI é uma das ferramentas mais relevantes para mensuração. Basicamente, ela determina qual foi o lucro a que se chegou tendo como base o valor injetado na ação.

Métrica Taxa de Conversão

Conversão consiste numa ação tomada pelo público-alvo que o coloca no caminho de se tornar um cliente. Por exemplo, se a companhia Y disponibiliza um newsletter em seu site para que os potenciais clientes assinem terá a chamada conversão sempre que alguém se cadastrar para receber as informações.

Taxas altas de conversão indicam que o negócio investiu corretamente na interface utilizada para se comunicar com o público assim como taxas baixas demonstram a necessidade de buscar novas estratégias. Para essa mensuração basta observar quantas conversões foram realizadas.

Métrica CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O objetivo de boa parte dos empresários é aumentar a sua base de clientes, no entanto, nem sempre o investimento se paga com o aumento das vendas. Isso acontece porque o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) pode ser mais alto que o lucro que esses novos consumidores trazem para a organização.

Imagine o seguinte cenário, a companhia X tem como valor CAC R$ 300,00, no entanto cada consumidor novo apresenta como ticket médio R$ 230,00 criando assim uma defasagem de R$ 70,00. Há duas possibilidades nesse caso, se os novos consumidores se tornarem recorrentes logo o valor de ‘prejuízo’ será pago, porém, se eles realizarem apenas uma compra ou demorarem a fazer novas aquisições então o prejuízo se manterá.

Usar essa métrica para mensurar os investimentos da sua organização é fundamental para evitar a perda de dinheiro. O cálculo do CAC é feito da seguinte forma:

CAC = Despesas da empresa + investimentos realizados pelo marketing / número de novos clientes obtidos no período do investimento.

Métrica LTV (Life Time Value) – Tempo de Vida do Cliente

Uma das métricas de marketing mais importantes para a estabilidade da sua companhia. O objetivo dessa métrica é avaliar se o consumidor realiza compras recorrentes, esporadicamente ou apenas uma vez. Contudo, preciso ressaltar que dependendo do segmento do seu negócio ele terá um LTV mais alto (como empresas de serviços de assinatura) ou mais baixo (lojas do segmento de varejo que oferecem itens pontuais).

Para garantir a saúde financeira da sua companhia é fundamental que o LTV seja da ordem de três vezes o CAC. Para calcular essa métrica use a seguinte fórmula:

LTV = Ticket médio x tempo médio de retenção de consumidores

As métricas de marketing servem para analisar o quão bem a sua empresa está se saindo em todos os processos que compõem uma estratégia. Agora que você já conhece as principais ferramentas de avaliação pode fazer uma gestão mais eficaz do seu negócio!

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