O Que é Gestão de Compras?
A gestão de compras se mostra cada vez mais essencial num momento em que o mercado se encontra mais competitivo oferecendo novas possibilidades para que as empresas organizem seus pedidos de matérias-primas e mercadorias. Já se foi o tempo em que as atividades do setor de compras se resumiam em encontrar o fornecedor com menor preço. Nessa nova realidade é crucial adequar a sua metodologia de trabalho.
Gestão de compras: A evolução do trabalho do departamento de compras
O desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento do setor de compras das organizações é um reflexo do aumento da complexidade das atividades concernentes a esse departamento. Atualmente, está a cargo dos profissionais da área de compras atividades como a verificação de credibilidade dos fornecedores, inspeção da qualidade e segurança dos itens adquiridos pela companhia, observação de cumprimento de prazos entre outros.
No contexto corporativo atual, a gestão de compras, funciona como uma ferramenta estratégica que contribui para a redução de custos bem como para a criação de oportunidades mais interessantes para crescer no mercado. Independente do tamanho do seu empreendimento é válido contar com um setor focado no gerenciamento das compras.
Afinal, o que é a gestão de compras?
A primeira etapa da administração da produção de uma companhia consiste em realizar a compra das matérias-primas necessárias, sendo assim, a compra nada mais é do que a aquisição de bens e/ou serviços de fornecedores externos para viabilizar a operacionalidade. Conceitualmente, a gestão de compras, consiste no gerenciamento do processo de aquisição de insumos e demais elementos cruciais para produzir e atender as demandas dos consumidores da sua marca.
Quanto mais eficiente for esse sistema de aquisição e gestão das compras do seu empreendimento melhores serão os resultados no que concerne a lucratividade e otimização. Essa é uma função considerada estratégica dentro das corporações e não somente no que diz respeito à gestão da aquisição de insumos. As compras realizadas comprometem um capital financeiro considerável da sua companhia de maneira que devem ser planejadas com cuidado.
Além disso, o setor de compras está constantemente negociando e em contato com fornecedores contribuindo também para a construção da imagem da marca por terceiros. O método utilizado para realizar tal negociação é fundamental para determinar de que forma a sua companhia será enxergada no mercado. Os profissionais que irão compor o time do departamento de vendas devem ser escolhidos obedecendo a critérios relevantes que estejam alinhados com os valores éticos e morais da companhia.
Metas da gestão de compras
A função central atribuída à gestão de compras é garantir que a organização tenha a sua disposição insumos para atender ao ciclo produtivo. Para que a aquisição das matérias-primas e demais elementos produtivos aconteça com o melhor aproveitamento dos recursos é essencial que sejam observadas algumas metas que são conhecidas popularmente, no meio corporativo, como sendo os 5R’s (Right) de compra.
Os 5R’s consistem em: Preço Correto, Quantidade assertiva, Qualidade Correta, Lugar Certo e Hora Certa. Se todos esses requisitos forem atendidos a gestão de compras estará sendo realizadas de acordo com as expectativas.
Entendendo melhor os 5 R’s da gestão de compras
A seguir vou explicar melhor o que significa cada uma das metas buscadas pela gestão de compras.
1 – Preço correto
A determinação do chamado preço correto se dá por meio do custo do processo produtivo do fornecedor. Esse valor prevê uma margem de lucro razoável para quem fornece e custos mais em conta para a companhia que adquire, a sua. O setor de compras deve realizar um processo licitatório ou de comparação de orçamentos para conseguir identificar o preço mais em conta e o fornecedor mais indicado para atender as suas demandas.
2 – Quantidade assertiva
Refere-se a fazer um processo rigoroso de análise em que se chega a quantidade ideia para que nem sobre e nem falte. Todos os itens, especialmente os de prioridade 1 na escala, devem ter quantidades mínimas determinadas para que se tenha o mínimo custo possível.
3 – Qualidade correta
Quando se trata de comprar insumos para viabilizar a produção de uma companhia é essencial atentar para a questão de padronização dos elementos. Geralmente há alguns requisitos que a matéria-prima deve atender para poder ser usada. O profissional da área de compras deve ter amplo conhecimento a respeito das normas, graus e padrões envolvidos.
4 – Lugar certo
Entende-se por lugar certo nesse contexto o acesso ao item quando se precisa dele para manter o fluxo do ciclo produtivo dentro do esperado. Considera-se um grave erro quando um item necessário para uma etapa do processo não está disponível para a produção.
5 – Hora certa
A produção da companhia deve ter um cronograma em que estejam listadas todas as etapas fundamentais para que os produtos/serviços cheguem ao mercado.
A gestão de compras se baseia em ter e manter um bom relacionamento com fornecedores desenvolvendo estratégias mais competitivas para a empresa. Deixe seus comentários abaixo!
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