O Que é Marketing de Diferenciação e Como Ele Pode Te Ajudar a Vender Mais?
Os hábitos cotidianos de consumo são resultados de escolhas que os consumidores tomam todos os dias. O marketing de diferenciação tem um papel crucial para conseguir conduzir mais indivíduos para a escolha da sua marca em detrimento dos seus concorrentes. Entender o seu conceito e como aplicá-lo contribui significativamente para aumentar o seu volume de vendas a médio e longo prazo.
Afinal, o que é marketing de diferenciação?
A base do conceito de marketing de diferenciação está na criação de vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Basicamente se trata do desenvolvimento e aplicação de um conjunto de estratégias de marketing que visa estabelecer um diferencial em relação aos concorrentes, um fator que faça com que os potenciais consumidores escolham a sua marca porque ela oferece uma vantagem palpável.
Há uma ampla variedade de possibilidades em termos estratégicos para expandir a presença da sua companhia no mercado através da criação de diferenciais como o lançamento de novos produtos, segmentação de clientes, qualidade superior, preços mais competitivos, maior valor agregado entre outros. É importante que cada gestor analise quais são as estratégias mais assertivas para o seu negócio particularmente.
4 Dicas de como usar o marketing de diferenciação para alavancar as suas vendas
O marketing de diferenciação pode ser aquele segredo que estava faltando para fazer com que a sua organização se consolide no mercado e se torne a principal escolha do público-alvo. A seguir listei dicas estratégicas, sob o viés da criação de diferenciais, para ter mais efetividade diante da concorrência.
1 – Diferenciação pela segmentação de mercado
A primeira questão que deve ficar clara é que segmentar não é o mesmo que dividir o mercado em nichos, embora, essa também possa ser considerada uma forma de segmentar. A segmentação, quando realizada assertivamente, permite enviar a mensagem certa para o cliente certo e no momento correto. Segmentar nada mais é do que dividir o público em grupos formados por indivíduos com características semelhantes para os quais serão realizadas ofertas pertinentes.
Há diferentes formas de segmentar o seu público-alvo seja montando grupos focados em características que convergem para a decisão de compra, por localidade considerando a distribuição geográfica do público numa mesma região ou até demográfica focando em faixa etária, gênero, escolaridade entre outros. Ofertas pensadas para grupos segmentados tendem a ser mais efetivas para o fechamento de um volume maior de conversões.
2 – Diferenciação pelo posicionamento de mercado
Posicionamento de mercado nada mais é do que fazer uma projeção da imagem da companhia e de seus produtos com o objetivo se ocupar um lugar, estar presente como alternativa. Devo ressaltar que dificilmente um negócio que acabou de iniciar conseguirá se posicionar como o melhor do seu segmento, pois isso demanda tempo e ações de aproximação com o público.
Para elevar as vendas da sua companhia é possível adotar como estratégia se posicionar como uma alternativa com preços mais baixos ou com facilidades que as marcas estabelecidas não conseguem oferecer. Deixo claro que posicionamento diferencial não significa posicionamento de primeiro lugar, apenas o estabelecimento num local único em relação aos concorrentes.
3 – Diferenciação pelo marketing de conteúdo
A difusão da internet mudou para sempre as estratégias de marketing, a produção de conteúdo nasceu como uma forma de promover o encontro do público-alvo com marcas que podem oferecer o atendimento das suas necessidades. As estratégias de comunicação do velho marketing (antes da internet) têm como base o desenvolvimento de anúncios que comunicam o potencial dos seus produtos/serviços, mas que não são direcionados para essa ou aquela questão do público.
Um anúncio numa revista ou num outdoor causará um impacto e um interesse diferentes daqueles gerados por um texto ou vídeo com conteúdo produzido especialmente para responder a algum questionamento dos interessados. A diferenciação acontece pelo fato de que são os potenciais consumidores que buscam por esses conteúdos.
E devo ressaltar que esses materiais não devem ser apenas um anúncio formatado de outra maneira e sim um conteúdo que responda realmente a necessidades dos interessados. A sua empresa irá se tornar uma referência em seu segmento de atuação e dessa forma terá mais chances de ser a escolha do público.
4 – Diferenciação pela inovação
Inovar não é sinônimo de ideias mirabolantes e sim de fazer diferente algo que todo mundo faz igual gerando um valor inesperado para o cliente. A inovação pode ser entregar os produtos adquiridos fora do horário comercial, atender pelo WhatsApp quando os concorrentes só atendem por ligações telefônicas ou simplesmente associar produtos/serviços de maneira que os consumidores tenham uma economia significativa.
Pense de que maneira você poderia agradar seus consumidores para fazer com que eles sintam vontade de comprar mais vezes. Depois de algum tempo será um movimento natural a busca dos clientes pela sua marca. Consequentemente o volume de vendas irá aumentar e seus lucros também.
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