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Estratégias de Negócio

O Que é Mix ou Composto de Marketing?

O chamado mix ou composto de marketing que também é conhecido como os 4 Ps reúne os elementos essenciais para qualquer estratégia que vise impactar o público-alvo conquistando a sua conversão. Todo empreendedor deve conhecer esse conceito como uma forma de apoiar as suas estratégias diante do mercado em que atua. Se você ainda não conhece esse conceito precisa se atualizar.

Composto de marketing: Os famosos 4 Ps

Bem provavelmente você já ouviu falar a respeito dos 4 Ps do marketing que são: Preço, Praça, Produto e Promoção. Esses são os 4 elementos fundamentais para qualquer estratégia de marketing e quando bem trabalhados trazem resultados realmente impactantes para o empreendimento. A autoria desse conceito também chamado de mix de marketing é de autoria do professor Jerome McCarthy.

O conceito foi elaborado em seu livro “Basic Marketing” que foi lançado na década de 1960. No entanto, o sucesso dessas ideias veio na década de 1960 através de Philip Kotler que se tornou um dos gurus da administração e marketing. Basicamente se trata de trabalhar com os 4 elementos básicos de uma estratégia de marketing para converter o público-alvo.

Como determinar os 4 Ps do composto de marketing

Conceitualmente pode parecer simples construir uma estratégia com os 4 Ps, no entanto, exige profundo conhecimento a respeito do posicionamento a ser adotado bem como do mercado em que se está atuando. Por exemplo, um bairro alternativo da cidade de São Paulo é completamente diferente de um bairro alternativo da cidade do Rio de Janeiro de maneira que as abordagens desses públicos devem ser distintas. Abaixo vou apresentar as definições dos 4 Ps.

1 – P de Preço

Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente para que ele tenha acesso ao produto/serviço. A companhia pode trabalhar com itens baratos ou de luxo, que são cobrados apenas uma vez ou são assinados mediante o pagamento de mensalidade entre outros. Além disso, se pode pensar no preço sob uma abordagem psicológica (como quando ao invés de escrever na etiqueta R$ 100,00 se coloca R$ 99,90), uma abordagem diferenciada no estilo pague quanto vale, comercialização por meio de leilões e assim por diante.

O mais importante nesse P é entender que os custos é que devem se guiar pelo preço e não o contrário. Para que fique mais claro imagine uma pizzaria que possui uma estrutura bem elaborada e que cobra R$ 200,00 em cada pizza para cobrir seus custos. Essa pizzaria provavelmente não vender nada, pois os clientes irão migrar para os concorrentes.

No momento de determinar o preço de um produto/serviço a organização deve considerar se está se pautando pela concorrência, pois nesse caso já tem sua média pré definida ou se está oferecendo algo diferenciado de maneira a poder cobrar mais do que o resto do segmento.

2 – P de Praça ou Ponto

Basicamente se refere ao local em que o público-alvo terá contato com o produto ou serviço, pode ser um ponto físico ou virtual. Uma estratégia interessante para potencializar as vendas através da praça é considerar disponibilizar seus produtos serviços em locais que ofereçam produto/serviços complementares. É interessante vender itens de material esportivo num complexo de academias ou clubes, por exemplo.

Diz respeito também aos canais de mídia que serão utilizados, pois de nada adianta oferecer produtos/serviços incríveis em lugares em que os potenciais compradores não vão, não é mesmo? É importante estudar quem é o público e onde encontrá-lo para então criar uma praça ou ponto que desperte o seu interesse.

3 – P de Produto

Esse P está muito mais ligado a questões subjetivas e de experiência de uso do que propriamente a questões técnicas. As marcas precisam criar diferenciais de contato com o imaginário do cliente para que possam então se fixar como a principal escolha feita por eles. Uma tática para acertar nessa criação de vínculo é observar quais são os pontos que têm sido deixados a desejar pela concorrência.

Um bom exemplo de aposta na criação de experiência para tornar o produto mais atrativo é o Nubank que entendeu o que o público formado pelos millennials (pessoas que têm até 30 anos de idade e que usam a tecnologia em seu dia a dia) queria ter acesso a um cartão de crédito sem a burocracia dos grandes bancos e com menos taxas. Atualmente, o Nubank apresenta um crescimento exponencial num mercado que era dominado apenas por instituições financeiras convencionais.

4 – P de Promoção

É o P que engloba tudo o que diz respeito a comunicação entre a marca e os seus consumidores. É importante destacar que nesse quesito não se considera somente os canais em que as mensagens serão transmitidas, mas também o que será dito e como será dito. É crucial para que a marca possa converter o público-alvo desejado desenvolver linguagem e personalidades próprias.

O público precisa identificar na divulgação da marca que mensagem está sendo passada e de que maneira reagir a ela. Hoje em dia ainda tem a questão de definir de que maneira será utilizado o marketing digital na composição da promoção da companhia.

Gostou de conhecer o conceito do que é composto de marketing? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais! 

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