O Que é o Marketing de Guerrilha? 7 Dicas Para Colocá-lo em Prática

O marketing de guerrilha foi criado por Jay Conrad Levinson que se inspirou nas estratégias utilizadas pelos vietnamitas na Guerra do Vietnã para desenvolver um método de surpreender e chamar a atenção do público-alvo de tal forma que a marca impacte o indivíduo a longo prazo. Quando algo diferente e fora do que se considera normal acontece é quase impossível esquecer.

Marketing de guerrilha: Conceito e 7 dicas para colocá-lo em prática

Como mencionei acima o conceito do marketing de guerrilha se baseia nas estratégias de guerrilha vietnamitas que durante a guerra conseguiu surpreender e até ter vantagem sobre o exército dos Estados Unidos que tinha muito mais recursos. O ponto chave está na surpresa e no potencial de maximização de cada ação. No campo do marketing as ações de guerrilha visam serem chamativas a tal ponto que não possam ser ignoradas. A seguir listei 7 dicas para colocar em prática esse conceito.

1 – Saiba exatamente quem é o público a ser impactado

Para ter certeza de que a ação planejada terá sucesso é fundamental conhecer bem as pessoas que serão impactadas para determinar se o fator surpresa é realmente efetivo. Conhecendo as demandas e os desejos do público-alvo fica mais simples planejar ações que conversem com seu amago e assim consigam os resultados de conversão ou fidelização. É como quando você vai comprar um presente de aniversário para um amigo e usa o que conhece sobre ele para escolher algo de que irá gostar.

2 – Originalidade

Quando o assunto é marketing de guerrilha o foco está nas ações originais, aquelas que conseguem se destacar de todo o resto. Causar algum tipo de choque em quem é impactado pela ação faz parte do sucesso dessa estratégia. Um case interessante para entender melhor é o da Procter & Gamble na ocasião do lançamento de sua linha de toalhas de papel Big Spills.

Para reforçar que o produto poderia ser usado para limpar grandes áreas a empresa levou para as ruas de cidades como Nova York cafés e picolés derretidos gigantes com uma placa que dizia “Um pequeno trabalho para Big Spills”. Uma forma bem mais original de lançar o produto do que fazer um comercial com uma família usando o papel toalha.

3 – Ações condizentes com a imagem da sua marca

Mesmo que uma ação de marketing de guerrilha seja muito criativa não será realmente eficaz se não estiver alinhada com a imagem da sua marca. O público que será impactado precisa reconhecer a identidade da sua organização na ação que está sendo realizada. Por exemplo, a Coca-Cola – uma das marcas que mais usam esse tipo de marketing no mundo – tem uma imagem jovem e em suas campanhas enfatiza que valoriza o amor.

Uma de suas ações de guerrilha mais comentadas é a da máquina de refrigerantes instalada num shopping em pleno dia dos namorados. Essa máquina reconhecia os casais e dava uma latinha de Coca mediante a um beijo. A ação gerou burburinho e reforçou os conceitos de marca jovem e que se importa com o amor.

4 – Considere fazer parcerias

Se a ação de marketing de guerrilha que a sua companhia pretende fazer é de grande porte pode ser necessário estabelecer parcerias. Nesse momento fica a dica de que não importa a distância entre a sua marca e a empresa que pode ser uma potencial parceira, pense em como o resultado esperado será alcançado com mais facilidade. Negociar é uma arte imprescindível para realizar grandes feitos de marketing.

5 – Trabalhe com assertividade para a execução

Ter uma boa ideia é apenas o primeiro passo para ter uma ação de marketing de guerrilha que se tornará memorável. Para atingir os resultados esperados tenha um plano de ação com todas as etapas definidas e estruturadas. Qualquer erro para a realização da ação pode acarretar na redução significativa de seu impacto no público. As pessoas percebem os erros e acabam se atentando somente para eles.

Já pensou se numa ação como a da refrigeração do ponto de ônibus feita pela Nívea tivesse acontecido algum problema técnico? Ao invés das pessoas ficarem com a impressão de que o produto promocionado era refrescante pensariam que ele não funciona e que a marca não tem efetividade naquilo que faz.

6 – Esteja pronto para as redes sociais

Atualmente, as estratégias de marketing de guerrilha têm seus reflexos mais significativos nas redes sociais. A dica é que a sua empresa esteja pronta para atender o grande volume de interações que terão início após a realização da ação. Considere também que até com um bom planejamento pode ser que a mensagem transmitida não seja interpretada da mesma forma por todos. Trace estratégias para crises nas redes sociais.

7 – Mensure os resultados

Para saber se a ação trouxe o resultado esperado é importante mensurar os resultados, isso pode ser feito utilizando métricas que observem o aumento da procura da sua marca, mudança de percepção dos clientes, números em redes sociais entre outros. Também é possível usar os comentários das redes sociais como uma base de avaliação qualitativa.

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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