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Estratégias de Negócio

O Que é Slogan? Como Fazer Um?

Saber o que é slogan e como criá-lo é essencial para qualquer empreendedor que deseja ter sua empresa num lugar de destaque do mercado. Uma frase de efeito que faz com que a sua marca seja lembrada contribui tanto para a fidelização de clientes como para a apresentação do negócio para potenciais novos consumidores. Então, que tal começar agora mesmo a escolher as palavras que irão compor essa frase tão marcante?

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O Que é Slogan?

Chama-se de slogan uma frase curta que acompanha a marca de uma empresa e resume de maneira impactante seu objetivo e/ou forma de atuação no mercado. Em peças publicitárias, essa frase cumpre o papel de comunicar o posicionamento da companhia de maneira a diferenciá-la das suas concorrentes. Exatamente por isso é tão importante que o slogan seja criativo e contextualizado assertivamente.

Como Fazer um Slogan

Agora que você já conhece a definição do conceito de slogan, vai gostar de conhecer os passos de criação dessa frase, que poderá conferir abaixo. A sua organização pode se tornar única em seu mercado usando a criatividade para distanciá-la dos concorrentes.

1 – Determine o objetivo comunicativo do slogan

A função do slogan é fazer com que as pessoas que visualizem a sua marca saibam exatamente o que esperar dela. Sendo assim, o primeiro passo para criar uma frase de impacto para a sua companhia é analisar quais características do negócio quer evidenciar. Qual o posicionamento diferencial da sua empresa em relação às suas concorrentes?

Por exemplo, se o ponto que distancia a sua marca das demais é a velocidade de entrega, pode direcionar o slogan para esse quesito. Se o foco está em oferecer produtos com preços mais em conta, pode enfatizar a economia no slogan. Antes de começar a colocar as ideias criativas para funcionar, pense a respeito da característica principal da sua marca.

2 – Rima e Ritmo

Quando se está no processo de criação de um slogan, é necessário pensar em todas as possibilidades de uso dessa frase, inclusive em jingles para comerciais de TV, rádio e web. Se a frase é composta por palavras que têm ritmo juntas ou mesmo rimam com o nome da companhia, fica mais fácil encaixá-la numa música posteriormente.

Além dessa questão prática de utilização da frase em diferentes formatos, é importante lembrar que a rima e o ritmo permitem a memorização mais eficiente pelos consumidores. Quanto mais sonora for a frase, mais fácil será lembrada num momento de realização de compras.

3 – Frase curta

O slogan não é uma resenha sobre as qualidades da sua marca, a característica mais relevante e que não pode ser ignorada é a brevidade para transmitir a mensagem. Observe, ainda, que no âmbito da diagramação de peças publicitárias e de design, o slogan irá acompanhar a logo da marca, não podendo ser uma frase muito longa para não tirar a atenção da parte gráfica. Um conselho prático é que, se você precisar escolher entre errar pelo excesso de palavras ou pela falta delas, fique com a segunda alternativa.

4 – Slogan precisa ser simples

Um dos grandes erros cometidos na criação de slogans é apostar em frases muito elaboradas e formadas por palavras complexas. Quando estiver fazendo a escolha das informações que vai transmitir nessa frase, pense em algo que as pessoas menos instruídas do público-alvo possam assimilar com rapidez. Slogans devem ser leves, outro ponto em que construções elaboradas não são bem-vindas.

5 – Honestidade acima de tudo

Ponto crucial para o desenvolvimento de um slogan eficiente e que não gere descontentamento nos seus consumidores. Não se pode mentir a respeito das qualidades dos seus produtos ou serviços, pois criar expectativas que não podem ser atendidas faz com que muitos clientes não retornem. A sua companhia pode até mesmo receber acusações de propaganda enganosa. Sendo assim, no momento em que estiver pensando sobre o slogan deixe a vaidade e a empolgação de lado. Foco no que realmente é possível entregar.

6 – Faça um teste

Tendo seguido os passos que listei acima e chegado a algumas opções de slogan (é importante ter alternativas), peça que colaboradores da companhia avaliem, comentando as primeiras impressões que cada frase lhes criou. Isso é importante porque nem sempre as demais pessoas têm a mesma visão que nós ao formular uma ideia. Ter certeza de que a mensagem formulada atende aos critérios desejados é fundamental antes de estampá-la nos materiais de comunicação da sua companhia.

Contratando Profissionais

Mesmo sendo o proprietário da empresa, pode ser que você não consiga criar uma frase de slogan satisfatória, nesse caso pode contratar os serviços de uma agência de publicidade. Os profissionais dessa área desenvolvem identidade de marca todos os dias e têm conhecimentos específicos que tornam mais fácil chegar a uma resposta adequada. Lembre-se, no entanto, que você precisará fornecer todas as informações solicitadas para que o slogan esteja realmente alinhado com sua organização.

Gostou de saber mais sobre o que é e como criar um slogan? Deixe seus comentários!

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