Proposta Comercial de Prestação de Serviços – Dicas de Como Fazer
A elaboração da proposta comercial de prestação de serviços deve ser feita observando algumas questões pertinentes para que o negócio tenha seus termos claramente definidos. Um dos principais erros que gestores podem cometer diz respeito a não dedicar algum tempo e atenção para a redação dessa proposta evitando assim potenciais erros de valores, prazos e condições que podem se tornar uma dor de cabeça depois.
11 Dicas de como fazer uma boa proposta comercial de prestação de serviços
A negociação está indo bem com o cliente e chegou o momento de oficializar os termos da proposta comercial? Então tenha um pouco de calma e não se precipite em enviar uma nova versão da proposta enviada para o último cliente. Continue lendo e confira as dicas que listei para fazer uma proposta comercial de prestação de serviços assertiva e com texto bem fechado.
1 – Apresentação da proposta comercial
Antes de falar a respeito da elaboração da proposta comercial em si preciso destacar a relevância da forma como a mesma é apresentada ao cliente. Um documento que conta com o logotipo da sua companhia e é entregue numa pasta personalizada transmite uma mensagem de mais profissionalismo. O impacto causado por uma apresentação correta contribui para que o cliente esteja mais propenso a fechar negócio.
2 – Tenha todas as informações
Quando você está cozinhando é sempre mais fácil separar todos os ingredientes antes de começar o preparo do prato, não é mesmo? Essa é a mesma lógica para a elaboração de uma proposta comercial, tenha em mãos todos os dados, valores, prazos e condições que devem constar no documento. O profissional responsável pela redação dessa proposta deve manter diálogo constante com o departamento financeiro para que os valores se mantenham sempre alinhados.
3 – Identificação do contratante e do contratado
Finalmente chegamos ao início da elaboração da proposta comercial propriamente dita. Deve constar na primeira página desse documento os dados do contratante, do contratado e um resumo breve do serviço que irá ser prestado. Também é válido deixar claro para quem na companhia a proposta está encaminhada, o profissional com quem se está se negociando. Confira o exemplo que elaborei abaixo:
“À companhia X (contratante do serviço)
Aos cuidados de João da Silva (profissional com quem se está negociando)
Prezados senhores,
Por meio deste apresentamos a proposta de serviços de consultoria a serem prestados que serão divididos em 3 etapas:
– Diagnóstico do problema
– Criação de projeto
– Implantação do projeto
Atenciosamente,
Maria dos Santos (nome do vendedor da sua empresa responsável pela negociação)
Empresa Y (a sua companhia que é a prestadora de serviços).”
4 – Adição de sumário
Ao terminar de redigir a proposta comercial é interessante adicionar um sumário no início em que conste a numeração das páginas com os temas constantes em cada uma. É uma forma de facilitar a leitura e compreensão do destinatário.
5 – Resumo de apresentação da sua companhia
Não se trata de uma obrigatoriedade, contudo, pode ser interessante que conste no documento uma apresentação breve da sua organização. Isso é especialmente válido se for a primeira proposta comercial de prestação de serviços enviada para esse cliente.
6 – Objetivos da prestação de serviços
Deve constar nessa proposta os objetivos dos serviços a serem prestados, ou seja, quais os benefícios/resultados que poderão ser percebidos pela contratante.
7 – Apresentação da metodologia
Para que não fique nenhuma dúvida por parte da contratante é necessário descrever a metodologia a ser empregada. Liste as etapas que deverão ser cumpridas, os recursos que serão utilizados, os profissionais envolvidos bem como os softwares e equipamentos.
8 – Definição do escopo do serviço
É crucial não confundir escopo com metodologia, basicamente nesse quesito devem ser listados com detalhes os recursos e prazos para realização de cada etapa do processo como a quantidade de horas necessárias, nível técnico dos profissionais entre outras informações relevantes. A metodologia não precisa se preocupar em definir números.
9 – Definição de um cronograma
É importante que haja um cronograma em que as datas que foram definidas no escopo sejam traduzidas em tópicos práticos. Também é interessante que haja um cronograma de pagamentos para organizar a questão financeira havendo um acordo tacitamente fechado.
10 – Investimento
A proposta comercial deve apresentar claramente ao cliente quais são os valores que ele precisará investir para obter os benefícios previamente acordados. Algumas empresas já incluem nessa proposta eventuais multas que serão cobradas em caso de atraso para que tudo esteja mais claro no momento de redigir o contrato.
11 – Adicione anexos se for necessário
Em alguns tipos de proposta comercial pode ser necessário adicionar anexos como plantas, imagens, planilhas, gráficos entre outros. Tenha atenção para só usar esse recurso se for imprescindível, pois não se deve acrescentar informações desnecessárias a proposta.
Espero que essas dicas ajudem a sua companhia na elaboração de proposta comercial de prestação de serviços!
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