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Estratégias de Negócio

Remarketing – Estratégia Poderosa Para Negócios Digitais

Comprar pela internet possibilitou inúmeras facilidades, no entanto, nem todo mundo fecha o negócio nos primeiros cliques. Nessa situação, é bem interessante utilizar o Remarketing que oferece novas oportunidades para que o interessado conclua a sua compra e a loja virtual aumente as suas vendas. Quem tem um empreendimento digital deve conhecer melhor essa estratégia eficaz e poderosa.

O Que é Remarketing?

Quantas vezes você pesquisou por algum produto no Google, acabou não concluindo a compra e, ao entrar em outro site, visualizou um anúncio do item em questão? Isso é Remarketing, também chamado de Retargeting, e consiste simplesmente em oferecer uma nova chance para que o potencial comprador pondere sobre o assunto.

O indivíduo que pesquisou pelo produto tem interesse em adquiri-lo e o reforço dado pelos anúncios em diferentes momentos do seu dia pode contribuir para aumentar o seu desejo. Como parte da estratégia o anúncio mostrado ao interessado pode destacar possíveis descontos que ajudarão a convencê-lo de que fechar a compra é uma excelente alternativa.

Cookie – A Base do Remarketing

Uma das principais curiosidades que as pessoas têm a respeito do Remarketing é a forma como ele é realizado, todo o processo se dá através do uso de cookies que são arquivos de texto que tem a capacidade de armazenar dados do usuário que acessou a página. Dentre esses dados estão login e senha, páginas que foram visitadas, e-mail, endereço de IP entre outros. Os cookies se mantêm funcionando até que sejam deletados da máquina ou então até que percam a sua validade.

Sua companhia poderá saber quem visitou a loja virtual diferenciando aqueles que realizaram compras efetivamente daqueles que abandonaram o carrinho com algum item e também de quem chegou ao resultado por meio de pesquisa do Google. Com os grupos devidamente separados é possível criar campanhas diferenciadas que impactem diretamente esses públicos-alvo em suas redes sociais, através de e-mail marketing, anúncio em sites entre outros meios.

Por Que o Remarketing é uma Estratégia Poderosa?

Agora que já te expliquei o que é Remarketing, é interessante explanar sobre a sua relevância enquanto estratégia que visa aumentar o número de conversões do seu e-commerce. Pesquisas apontam que no Brasil a taxa de conversão é muito baixa, cerca de apenas 1,65%, de maneira que poder colocar seus produtos diante dos potenciais consumidores mais vezes se mostra uma estratégia assertiva.

Mesmo que a venda não seja efetivada pela nova apresentação dos produtos para o público-alvo funciona como uma divulgação da sua marca. Quanto mais a loja virtual ganha evidência melhor para a construção de uma imagem forte. Além disso, atrai mais tráfego para a página, algo que é sempre positivo e permite segmentar as estratégias de marketing e comunicação.

Ferramentas de Remarketing

Para quem deseja reduzir o número de abandono de carrinho em sua loja virtual é interessante conhecer as principais ferramentas de Remarketing disponíveis. A seguir vou dar dicas a respeito de cada uma para que seja mais fácil escolher aquela que se adequa melhor ao seu negócio.

Google Adwords

É possível utilizar essa ferramenta de duas formas distintas, a primeira dela é chamada de Rede Display e consiste em exibir anúncios da sua empresa em sites parceiros que sejam acessados pelos internautas. Já a segunda forma se dá através da Rede de Pesquisas que mostra os anúncios somente para os usuários que realizarem pesquisas relacionadas com a sua companhia, produtos ou serviços.

Chango

A base dessa ferramenta são as pesquisas realizadas pelos usuários no Google, Bing e Yahoo. Com essa ferramenta não é necessário que o potencial impactado visite o site oficial da marca. A principal desvantagem está no fato de que os custos podem ser muito altos especialmente para uma companhia que está se inserindo no mercado agora.

AdRoll

Duas opções para quem deseja criar uma campanha de Remarketing no Facebook. O AdRoll é o parceiro oficial da rede social e oferece para os usuários acesso a segmentação de públicos. Há também o Facebook Ads.

Perfect Audience

Ainda para quem está em busca de Remarketing pelo Facebook temos o Perfect Audience que possui preços mais em conta quando comparado com o AdRoll. Interessante para micro e pequenas empresas que estão se inserindo no mercado agora.

ReTargeter

A principal vantagem dessa ferramenta é que ela possui o auxílio de um account manager incluso em todas as faixas de valor. Contudo, o investimento pode ser mais alto do que o esperado.

Mensurando os Resultados

Para saber se o investimento está sendo efetivo é interessante utilizar três diferentes métricas:

Taxa de cliques (CTR): proporção entre a quantidade de pessoas que clicaram num anúncio em relação a quantas vezes ele foi exibido.

Custo por clique (CPC): divisão do investimento realizado pela quantidade de cliques.

ROI (Retorno Sobre Investimento): cálculo feito com base na subtração do lucro obtido em relação ao investimento que é dividido então pelo custo do mesmo.

Com todas essas dicas sobre Remarketing você poderá investir no aumento do número de conversões. Compartilhe com seus amigos!

 

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