Seu restaurante pode lucrar mais. Veja 10 estratégias para aumentar as vendas

Você, que é proprietário de um restaurante, já parou para pensar como seu empreendimento pode se tornar mais lucrativo? Ter cuidado com os materiais gráficos e com a disposição dos produtos são algumas estratégias que podem contribuir para aumentar o fluxo de clientes,. Saber como adotar medidas de maior ou menor impacto para seu empreendimento é essencial para o sucesso.

Confira 10 estratégias para aumentar as vendas do seu restaurante

A seguir listei 10 estratégias para aumentar o número de vendas do seu restaurante fidelizando a sua clientela.

1 – Ofereça um ambiente agradável

Para que todas as próximas dicas surtam efeito para aumentar as vendas do seu restaurante é fundamental que essa primeira seja cumprida. As pessoas querem se sentir felizes e tranquilas quando saem para comer então evite um ambiente tumultuado seja por falta de estrutura de atendimento ou por brigas entre os funcionários. Ouça as reclamações e sugestões dos clientes para se manter em constante melhoria.

2 – Atenção ao cardápio

Além de ter pratos saborosos como opções para seus clientes pedirem é essencial ter um material gráfico bonito que transmita a imagem de restaurante zeloso pela higiene. Opte por materiais mais resistentes a ação do tempo e manuseio conservando os cardápios como novos.

A descrição dos pratos precisa ser criativa de maneira a despertar a curiosidade gustativa dos clientes, boas fotos (e que estejam condizentes com a realidade) e um bom texto ajudarão a vender os pratos mais caros.

3 – Não use cifrão

Essa dica é válida tanto para a sinalização de preços no cardápio como na placa usada fora do restaurante ou em uma eventual comunicação visual dentro do restaurante. Coloque o preço apenas em número sem o R$, esse símbolo faz com que o cliente pense mais antes de fazer o seu pedido. A simples remoção desse código pode ajudar a desinibir as compras.

4 – Contate empresas próximas

Entre em contato com as companhias próximas ao seu restaurante para tentar fechar contratos para fornecimento de almoço para os funcionários das mesmas. Essa é uma forma de conseguir um bom volume de clientes. Ofereça alguma vantagem como um desconto ou sobremesa grátis num dia da semana.

5 – Treine seus garçons

O atendimento de qualidade dos garçons é fundamental para tornar a experiência dos clientes mais agradável no estabelecimento bem como para aumentar a taxa de consumo dos mesmos. Os funcionários devem ser preparados para ter uma ação mais persuasiva com os clientes a respeito de adicionar a compra uma bebida, um doce ou outro. Reconheça e recompense o bom desempenho dos garçons.

6 – Atenção aos produtos no caixa

Já percebeu como os produtos posicionados próximo ao caixa geram compras por impulso? As pessoas podem ficar alguns minutos na fila para pagar esperando o atendimento, nesse meio tempo olham o entorno. Se tiver opções de balas, chicletes, bolachas entre outras miudezas é bem provável que a compra aumente até o cliente chegar ao atendente.

7 – Tenha um programa de fidelização

Fidelizar os clientes é uma estratégia bastante inteligente para alavancar os lucros do seu empreendimento. Uma forma de fazer isso é criar um programa de fidelização em que ao almoçar e/ou jantar um número X de vezes o cliente tenha direito a um brinde como uma sobremesa ou até uma refeição gratuita.

Para colocar essa ideia em prática é necessário fazer um estudo de viabilidade para saber quando se pode ceder sem ter prejuízo e ter um sistema de controle que pode ir desde uma simples carteirinha de papel carimbada até um software de registro.

8 – Brindes

Distribuir brindes em datas especiais ou para os clientes mais assíduos do seu estabelecimento é uma forma de fidelizá-los peça emoção. Mas, atente-se para o fato de que o brinde deve ser um item de qualidade e funcional no dia a dia de quem irá recebê-lo.

Há uma ampla gama de opções de brindes como chaveiros, canetas, cadernos, aventais, bolsas entre outros. Analise o orçamento disponível para essa ação de marketing e lembre-se que brindes funcionam como propagandas do seu restaurante para quem convive com o presenteado.

9 – Considere ter produtos próprios

Uma dica interessante para alavancar as vendas do seu restaurante é considerar comercializar a parte algum item do cardápio como uma batata chips ou um chá especial. Ofereça a possibilidade de que os clientes comprem os produtos de que gostam numa embalagem com a marca do seu estabelecimento. Segue a lógica da dica acima de ser visto por outros públicos.

10 – Realize eventos no seu restaurante

Uma forma de atrair públicos diferentes para o seu restaurante é investir na realização de alguns eventos como um dia com um prato especial assinado por um chef ou então uma noite temática com direito a fantasias. A criatividade é essencial para pensar nesses eventos e claro para divulga-los, use as redes sociais e o próprio espaço físico do seu restaurante para divulgação.

Gostou dessas 10 dicas de como aumentar as vendas do seu restaurante? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários. 

 

Copyright:  540638545 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jackf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Artigos

Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

CONTATE-ME

TERMOS E CONDIÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2018 MARCUS MARQUES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

CNPJ:25.048.157/0001-18 – MARCUS MARQUES INSIGHTS LTDA

AL MARACANA – 1029 CEP: 74.674-150 – QUADRA119 LOTE 21 CASA 02 SALA 01