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Estratégias de Negócio

Storydoing – Indo Além do Storytelling

Nos últimos anos, muito se falou a respeito de Storytelling, construção de uma história envolvente para engajar consumidores. Porém, agora chegou a vez do Storydoing, que demonstra a importância de fazer além de só falar. As empresas que desejam manter sua relevância no mercado precisam estar antenadas com esse método de posicionamento. Entenda melhor as diferentes entre Storydoing e Storytelling e como aplicar na sua companhia.

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O Que é Storydoing?

Para entender o que é Storydoing, é necessário conhecer o conceito de Storytelling. Basicamente, o último se refere à construção de uma história para a marca com o objetivo de torná-la atraente para o seu público-alvo. Vale ressaltar que os fatos que compõem essa história precisam ser reais, afinal não se pode estabelecer um relacionamento de confiança com os consumidores com base em mentiras.

Quanto mais interessante for a história, mais repercussão ela trará para a companhia. De certa maneira, o Storydoing é uma evolução desse conceito de contar histórias, muitas marcas já perceberam que apenas falar sobre atitudes não é o bastante. Demonstrar por meio de ações aquilo que se prega é muito mais válido e rende muito mais holofote. A premissa é simples, contar uma história aliada com ações efetivas.

Case de Storydoing

Para que você possa entender melhor do que se trata esse conceito, vou citar um dos cases mais bem sucedidos do mercado, a da empresa de calçados TOMS. A cada par vendido outro é doado para uma criança carente. Mais do que contar uma história bonita de como a marca se preocupa com quem não tem calçados, ela realiza uma ação bonita ao concretizar a doação.

Essa estratégia se mostra assertiva, no sentido de construir uma imagem positiva diante do público consumidor e de gerar mídia espontânea. Porém, é necessário que a organização deixe claro que não se trata somente de uma ação de marketing e sim de algo que é inerente a ela. A criatividade também conta na hora de estabelecer esse combo de história + ação.

Vantagens do Storydoing Para a Sua Empresa

Abaixo listei as principais vantagens de adotar a estratégia de Storydoing para a sua companhia.

Imagem da empresa

Como já citei, ações que reforçam os valores da companhia contribuem para a formação de uma imagem mais positiva para os consumidores. Elas podem, também, direcionar a forma como o público interno enxerga a organização.

Aumento da produtividade

Pesquisas feitas observando o engajamento do público de colaboradores, demonstraram que as companhias que utilizam Storydoing conseguem cativar seus funcionários de uma maneira diferente, eles passam a perceber que tudo o que está sendo pregado em teoria também é feito na prática.

O resultado visível é o aumento da produtividade, assim como a criação de um grupo que ajuda a divulgar as melhores características da empresa. Uma forma interessante de utilizar esse conceito de história + ação com os funcionários, é, ao invés de divulgar que parte do lucro é direcionado a instituições de caridade, levá-los para entregar doações. Vivência é algo poderoso capaz de criar muito mais motivação.

Credibilidade

Um dos grandes problemas que as estratégias de Storytelling enfrentam é a possibilidade de que as histórias contadas sejam falsas, se houver uma vírgula que não corresponda à realidade tenha a certeza de que alguém descobrirá. Por isso, cada vez mais, o Storydoing vem ganhando terreno, a credibilidade de ações é muito maior. O que está feito está feito, porém, o que é dito não é, necessariamente, verdadeiro.

Chega de histórias

Estratégias de marketing nascem todos os dias e muitas delas têm um ciclo de vigência, deixando de ser interessantes para a promoção das marcas. O Storytelling, por muito tempo, foi visto como uma das melhores maneiras de inserir as empresas no contexto da vida dos consumidores, mas chegou um momento em que esse método se mostrou um tanto saturado.

Por mais legal que seja ouvir uma boa história, as pessoas já não estão mais tão interessadas, pois a ação se tornou algo muito mais relevante. Dessa forma, se a sua companhia está procurando por uma estratégia para se firmar no mercado, indico que dê preferência para o Storydoing embasado em ações inovadoras que façam o público se lembrar da sua marca.

Trabalhe Com Honestidade e Construa uma História Verdadeira

Quando se fala a respeito de Storytelling e Storydoing, é fundamental ter em mente que somente a verdade deve ser utilizada como base para a construção de conceitos. Utilizar premissas que não se comprovam na vida real, somente fará com que os consumidores percam a confiança e o respeito pela sua companhia.

Embora a realidade não pareça tão interessante quanto um devaneio romântico, é o que a sua companhia tem de mais poderoso para conquistar o público. Muitas vezes, a diferença entre uma história magnífica e uma história comum é a maneira que ela é apresentada.

Sua empresa já utiliza o conceito de Storydoing? Conte nos comentários!

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