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Estratégias de Negócio

Técnicas de Vendas Para Aplicar em Sua Empresa e Aumentar o Faturamento

Empregar técnicas de vendas no dia a dia da sua companhia é uma forma inteligente de potencializar o aumento do faturamento, afinal só ganha mais quem vende mais. O mercado consumidor passou por algumas mudanças significativas especialmente na maneira como as pessoas tomam a decisão de comprar um determinado produto ou marca. Conhecer técnicas que conversem com esse momento atual é essencial para alcançar os resultados desejados.

Dicas de técnicas de vendas para aumentar o faturamento da sua organização

Continue lendo para conferir as dicas de técnicas de venda que podem ser utilizadas para potencializar o faturamento do seu negócio.

– Construa um relacionamento com seus consumidores atuais

A primeira dica é uma das mais importantes porque lembra os empreendedores que nem só de clientes novos vive um aumento de faturamento. A fidelização dos consumidores se tornou um dos temas mais debatidos no âmbito de vendas uma vez que se percebeu que o valor para manter um cliente que já realizou uma compra é sete vezes menor do que o necessário para conquistar um novo consumidor.

O departamento de marketing e vendas deve ter parte do seu tempo e recursos direcionados para estabelecer um relacionamento mais próximo com as pessoas que já compraram da organização. Passar a usar o setor de pós-venda como uma ponte com esses consumidores e não somente como um canal para quando algo dá errado é uma estratégia bastante assertiva.

– Divida a equipe de vendas

Contar com profissionais focados na prospecção/relacionamento e outros profissionais focados na conversão (venda) é uma técnica que contribui para aumentar o seu volume de vendas. Para que a sua organização venda mais é essencial que mais pessoas a conheçam, além disso, essa divisão da equipe de vendas permite manter profissionais dedicados a atender e se relacionar com consumidores e potenciais consumidores.

– Mude os KPIs

A mensuração dos resultados da sua equipe de vendas deve estar baseada nos KPIs, indicadores, corretos. Companhias que optam por verificar quantas ligações os profissionais realizam por dia estão pecando, pois é bem mais efetivo verificar quantos leads foram convertidos. Ligar a esmo para pessoas que podem ou não decidir pela compra não é uma estratégia e sim uma tentativa sem foco. Preze pela qualidade e não pela quantidade.

– Busque o público realmente interessado

Para que a sua organização não ganhe fama de ‘chata’ entre o público em geral procure fazer uma pesquisa bem fundamentada para determinar quem são as pessoas que podem estar realmente interessadas em seu produto/serviço. Ligações frias para contatos de listas compradas de empresas que focam em quantidade e não em qualidade de prospecção não irá ajudar sua marca a se tornar forte e nem a converter mais vendas.

– Saiba como não aceitar o não

Essa é uma dica bastante relevante em particular para empresas que enfrentam recusas muito cedo. Os vendedores precisam conversar e envolver o potencial consumidor para identificar quais são os seus motivos para dizer não. Porém, os vendedores devem saber reconhecer quando a batalha foi perdida, após conhecer os argumentos para a negativa se deve mostrar gentileza e agradecimento pelos esclarecimentos.

– Saiba desistir dos clientes certos

Geralmente os vendedores mais experientes sabem reconhecer quem são os clientes que não terão benefícios reais com a solução ofertada, mas ainda assim persistem. Aí está um dos piores erros que se pode cometer em vendas. Saber desistir de consumidores que podem eventualmente se tornar insatisfeitos é um dos segredos para se manter com uma imagem positiva no mercado. Além disso, o seu funil de vendas terá mais fluidez permitindo fechar negócios mais relevantes.

– Foque nos problemas dos clientes

Uma das mudanças mais significativas do mercado consumidor atual está no fato de que os consumidores aprenderam que não precisam perder tempo com produtos ou serviços que não atendam a uma demanda real. Antes as marcas diziam aos consumidores o que eles deviam comprar, atualmente, é o contrário e por isso mesmo se deve manter 25% ou mais do tempo de conversa na busca pela identificação dos problemas do cliente.

Com essa identificação é possível explicar como o produto ou serviço pode ser usado para a resolução dessas questões. O cliente não quer saber sobre os diferenciais de algo de que não precisa.

– Atenção aos influenciadores digitais

O público de uma maneira geral já está saturado e apto para ‘pular’ o marketing de interrupção seja através de um botão de pular o anúncio em vídeos ou mesmo no desvio da atenção da TV para o celular no momento dos comerciais. Um dos canais mais eficientes para chegar ao seu público-alvo – já segmentado em boa parte dos casos – é a internet.

Os chamados influenciadores digitais estão cada vez mais consolidados na posição de garotos propaganda e podem transmitir as mensagens da sua marca de uma forma mais divertida e eficaz demonstrando inclusive quais são os benefícios dos seus produtos.

Gostou dessas dicas de técnicas de vendas? Comente se já utiliza alguma delas em seu negócio!

Créditos da Imagem:  Por Freedomz – ID da foto stock livre de direitos: 1119754646

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