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Treine Sua Equipe Para Resolução de Problemas

Contar com uma equipe preparada para a resolução de problemas é essencial para o sucesso do seu empreendimento, pois nem sempre haverá um gestor presente e num contexto em que tempo é dinheiro se torna bastante prejudicial demorar para encontrar soluções. A partir do momento em que os colaboradores sabem como contornar situações difíceis, fica muito mais simples superar as dificuldades.

Capacidade de Resolução de Problemas – O Diferencial da Era Moderna

Todo e qualquer empecilho – por menor que seja – acarreta em dificuldades para que a companhia cumpra os seus objetivos alcançando as suas metas. Os colaboradores devem estar prontos para fornecer soluções rápidas e práticas para as questões que aparecem em seu caminho, esse é um ponto diferencial em relação a outras organizações.

Muito se discute atualmente, no âmbito dos recursos humanos, a autonomia dispensada aos colaboradores de uma empresa. A velocidade dos acontecimentos é rápida e não deixa tempo para atrasos ou para hesitações. O treinamento da equipe com vista a tornar cada indivíduo senhor de suas decisões é o que fará com que a companhia avance mais do que suas concorrentes. Contudo, não se pode esquecer que a assertividade deve caminhar lado a lado com o dinamismo.

Como Treinar a Equipe Para a Resolução de Problemas

Abaixo reuni algumas dicas bem importantes a respeito de como treinar a sua equipe para encontrar as melhores soluções para os problemas que surgem no dia a dia.

1 – Use um sistema didático

Lembre-se de seus anos na escola e depois na universidade, sempre que era necessário aprender um novo conteúdo o professor estabelecia uma lógica e um método para tal, isso é o que chamamos de didática. Basicamente se trata de oferecer a sua equipe acesso a uma espécie de roteiro para resolução de problemas de maneira que eles nunca se sintam perdidos.

A principal dificuldade que os funcionários de uma empresa enfrentam no cotidiano é ter certeza de que estão agindo corretamente e de que suas ações serão bem avaliadas. Para que eles tenham essa segurança recomendamos que o gestor estabeleça uma ordem de ações pragmáticas que possibilitem chegar a resposto para o problema.

Para resolver todo e qualquer tipo de questão precisamos:

  • Determinar o problema – O que não está dando certo?
  • Encontrar as causas do problema – Por que não está dando certo?
  • Estabelecer caminhos possíveis para resolver – Como poderíamos reverter esse quadro?

2 – Incentive o trabalho colaborativo

Com o sentimento de competição cada vez mais arraigado no cenário empresarial é interessante que o gestor estimule o trabalho colaborativo entre os membros da sua equipe. Em muitos casos o indivíduo que está a frente de um projeto tem dificuldades para encontrar onde está o problema de andamento porque não tem uma visão de fora.

Solicitar o apoio de um colega nesse momento pode ser decisivo, afinal um terceiro terá uma visão livre de emoção e compenetrado nas questões principais. Uma forma de conseguir mais união entre a equipe é realizar dinâmicas em que os colaboradores precisem depositar sua confiança no outro. O clima organizacional favorável também contribuirá para melhores resultados em termos de interação entre membros da equipe.

3 – Realize estudos de caso

Nada melhor para aprender como agir numa situação de crise do que estudar um episódio pouco favorável. O gestor pode convidar os membros da sua equipe a se juntar para estudar um caso específico da própria companhia ou então um cenário fictício crível. Os envolvidos deverão juntos encontrar soluções para os casos observando as ferramentas e recursos da empresa.

A capacidade de resolver problemas não aparece de um dia para o outro, mas pode ser estimulada quando se coloca a mente para trabalhar. Novamente recorro a didática, lembre-se de quantos exercícios matemáticos você precisou fazer para aprender a utilizar as operações básicas e depois aplica-las dentro de problemas mais complexos. A mente humana precisa de treinamento para aprender como agir.

4 – Observe cada membro da equipe individualmente e em grupo

Cada pessoa apresenta um conjunto de características quando está sozinha e outro conjunto quando em grupo. O gestor que deseja contar com uma equipe mais bem preparada para a resolução de problemas deve atentar para essa questão. Conheça ao máximo os seus subordinados identificando quais são as contribuições que eles podem dar individualmente no cotidiano da empresa e quando em grupo.

Para que fique mais claro é interessante destacar que algumas pessoas costumam ter resultados bem expressivos quando realizam tarefas sozinhas, mas quando precisam trabalhar em grupo não conseguem manter tal desempenho porque não tem voz ativa e jogo de cintura comunicativo. Conhecendo os pontos fortes e fracos dos integrantes da equipe será mais fácil saber como contorná-los e aproveitá-los.

5 – Demonstre cprobleonfiança no discernimento da equipe

Por fim a dica que deixo para quem deseja treinar a sua equipe para resolver os problemas cotidianos é demonstrar que confia e apoia os colaboradores. Mesmo quando um dos funcionários tomar uma decisão errada mantenha uma postura amigável explicando onde está o erro para que não seja cometido novamente.

Treinar a sua equipe para a resolução de problemas é uma maneira de estimular o surgimento de diferenciais, mas exige dedicação e estratégia metodológica.

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