vantagem-competitiva
Estratégias de Negócio

Vantagem Competitiva – Agregando Valor ao Seu Negócio

Empresas que desejam se diferenciar das demais devem criar, pelo menos, uma vantagem competitiva que agregue valor ao seu empreendimento. Estamos num momento em que o mercado está saturado e que qualquer ponto fora da curva contribui para que haja mais interesse por parte dos consumidores. Elevar a sua companhia a condição de primeira escolha é essencial para se manter no topo.

O Que é Vantagem Competitiva?

Explicando de uma forma simples posso dizer que vantagem competitiva consiste numa característica positiva que faz com que a empresa ganhe destaque frente à concorrência no prisma dos consumidores. Basicamente se trata de um diferencial que faz com que a companhia seja a primeira escolha dos clientes colocando-a na frente das vendas.

Dessa forma a criação dessa vantagem faz toda a diferença para que haja um crescimento saudável e constante. Organizações que oferecem o mesmo que os seus concorrentes se mantêm estagnadas, ter uma estratégia de negócios sólida é fundamental.

Como Criar um Diferencial Que Agregue Valor ao Negócio?

Talvez essa seja a questão que está na sua mente nesse momento, a resposta para ela pode vir através de outra pergunta “Por que um consumidor compraria da sua companhia e não da concorrente?”. A escolha poderia ser feita devido a um preço mais acessível, facilidades para a entrega, design que outras companhias não possuem, imagem da marca mais positiva entre muitas outras.

Para que fique mais claro do que se trata uma vantagem competitiva que agrega valor a uma companhia vou listar algumas de suas principais características:

Valor para o cliente

Para que um diferencial seja realmente impactante é essencial que ele agregue valor para o cliente. É importante entender que não adianta se apoiar apenas na criatividade, os consumidores querem sentir que estão ganhando de alguma maneira.

Ser sustentável para o negócio

Não adianta oferecer uma vantagem hoje que não poderá ser mantida a longo prazo. Nesse caso a palavra sustentável se refere a poder ser realizado ao longo do tempo sem que haja qualquer tipo de prejuízo para a organização.

Vantagem impossível de copiar e substituir

Uma vantagem somente se enquadra no campo de competitiva quando a concorrência não tem como copiá-la e nem substituí-la. Se houver a menor possibilidade de um concorrente oferecer algo semelhante tenha certeza de que não hesitará, afinal nenhuma companhia quer ficar para trás no mercado.

Dicas de Como Criar Vantagem Competitiva

A partir da compreensão das bases do conceito de vantagem competitiva vou dar algumas dicas de como estabelecer esse diferencial para alavancar as vendas da sua companhia.

1 – Faça uma análise da concorrência sob o ponto de vista dos clientes

Certamente para abrir a sua empresa você fez um mapeamento dos concorrentes, porém, para realmente estabelecer diferenciais é interessante ficar atento à forma como os consumidores enxergam os concorrentes. Descobrir onde estão os pontos fracos daqueles que disputam o mesmo mercado ajuda a determinar uma estratégia com mais chances de ser vitoriosa.

Vou dar um exemplo, imagine que as duas principais concorrentes da sua companhia têm enfrentado dificuldades e reclamações com as entregas. A vantagem competitiva que a sua organização pode adotar é investir num sistema de entregas terceirizado que consiga fazer com que os itens cheguem até os consumidores mais rapidamente. Tenha certeza que muitos clientes aceitarão pagar mais para ter acesso a essa vantagem.

2 – Alcance a liderança de custo

O termo liderança de custo se refere à capacidade de um negócio alcançar menor taxa de custos para oferecer produtos ou serviços em relação aos seus concorrentes. Trabalhar com itens de mesma qualidade com preços inferiores aos concorrentes diretos garante uma vantagem competitiva difícil de driblar, porém, é necessário que se atente para a qualidade do que está sendo entregue.

O segredo está em otimizar o processo de produção para que cada item finalizado saia mais barato para a sua organização do que sai para os concorrentes. Chegar ao equilíbrio entre preço e qualidade é essencial, porém, saiba que pode não ser tão simples quanto parece.

3 – Adote a estratégia de segmentação

Conhecida também como estratégia de foco tem como objetivo chegar a um mercado específico ao invés de se concentrar no público-alvo amplo. Quando se volta o trabalho da empresa para atender as necessidades de um grupo específico é possível encontrar soluções com melhor relação custo-benefício. Ser a marca preferida de uma parcela do público pode ser uma meta mais fácil de perseguir do que conquistar o mercado total, especialmente quando se está chegando agora.

4 – Utilize os recursos que a sua companhia possui em abundância

Para que toda e qualquer estratégia adotada seja sustentável é essencial que sejam utilizados os recursos que a companhia possui em abundância. Faça uma análise profunda de como está a sua organização em termos financeiros, humanos, físicos e organizacionais. Utilizar as ferramentas que se tem com sabedoria é o segredo para se estabelecer numa posição sólida no mercado.

Gostou de conhecer mais profundamente o conceito de vantagem competitiva? Deixe seus comentários!

 

Confira as melhores estratégias para seu negócio. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

PodAcelerar! O maior podcast de empreendedorismo do Brasil

Conheça o maior canal para donos e donas de empresas que decidiram acelerar seu negócio. @MarcusMarquesMM
Marcus_Marques

Artigos relacionados

O-futuro-do-trabalho-como-as-grandes-empresas-estao-se-adaptando-as-novas-tendencias
Estratégias de Negócio

O futuro do trabalho: como as grandes empresas estão se adaptando às novas tendências?

Aprenda-a-investir-no-DNA-da-empresa
Estratégias de Negócio

Aprenda a investir no DNA da empresa

Conheca-mais-sobre-o-arquetipo-de-marca
Estratégias de Negócio

Conheça mais sobre o arquétipo de marca

Metodologia-ABM-como-implementar-em-seu-negocio
Estratégias de Negócio

Metodologia ABM: como implementar em seu negócio?