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Vender na Internet Não é Tão Simples – Cuidados Que Devemos Tomar

A possibilidade de vender na internet é bastante atraente para muitos empresários que desejam usar a web como único canal de venda ou como alternativa para quem não quer ao ambiente físico. A difusão da internet é uma realidade, hoje em dia, todo mundo tem um smartphone conectado e pronto para resolver problemas e fazer compras com alguns cliques. Contudo, os empreendedores devem ter alguns cuidados essenciais para que a venda online seja um aditivo e não motivo para dor de cabeça.

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Vender na Internet Pode Representar Bons Ganhos

Para quem ainda está relutante sobre utilizar a rede como uma ferramenta de vendas, temos que destacar os resultados positivos que ela pode oferecer. O público alcançado com um site é muito maior que o de uma loja física, pois não depende dos indivíduos estarem eventualmente passando pelo local. Em alguns casos, as empresas podem adequar a produção à demanda de pedidos evitando prejuízo e estoque parado.

Há também o fato de que o número de consumidores que compra online cresce exponencialmente todos os anos. Dessa forma, não estar online pode ser uma forma de estar fora do alcance dos seus clientes. A conclusão é simples, ter uma loja virtual é interessante, mas exige trabalho e atenção a algumas questões.

Quais São os Cuidados Para Vender na Internet?

Abaixo listei os principais cuidados que a sua companhia deve ter ao chegar ao universo de vendas online.

1 – Tenha um site profissional

Pense que a estrutura do site é como o ambiente de uma loja física, dificilmente entramos numa loja escura, com aparência suja ou na qual os produtos pareçam estar escondidos. Da mesma forma, os consumidores não se sentem atraídos por lojas virtuais que tenham um design ruim ou que não permitam encontrar o produto desejado com o máximo de três cliques.

Para que sua loja online funcione bem, tanto no que diz respeito ao visual como no sistema, é importante que seja desenvolvida por profissionais. Saiba que o investimento inicial reduzirá muita dor de cabeça com problemas técnicos e ainda contribuirá para a expansão dos clientes.

2 – Informações completas sobre os produtos

Os clientes internautas precisam do máximo de informações possível para que tenham certeza sobre fechar negócio. Isso significa informar os materiais de que o produto é feito, altura e largura (ou medidas, no caso de roupas), etc. As fotos profissionais dos itens também impactam a decisão de fechar ou não negócio. Por exemplo, lojas online de roupas que têm fotos de modelos usando as peças vendem mais do que aquelas que tem apenas fotos das peças.

3 – Segurança de dados

Os crimes de roubo de dados na internet estão cada vez mais recorrentes e os indivíduos que decidem comprar produtos online precisam ter a certeza de que o site é protegido. Sendo assim, contrate um serviço de proteção para a página e deixe o selo bem à vista. Lembre-se que os dados do seu cliente são de sua inteira responsabilidade.

4 – Ofereça canais de comunicação de fácil acesso

Os clientes precisam saber que têm como falar com alguém da organização, caso haja alguma questão a ser resolvida quanto ao uso do produto ou mesmo problemas com a entrega. Deixe e-mail, chat ou telefone fáceis de serem visualizados na página e mantenha o hábito de responder com boa frequência.

5 – Tenha sistema de controle de vendas

É fundamental que a sua companhia mantenha um sistema de controle de vendas de todos os pedidos de origem do site para que possa manter o estoque alinhado com a demanda. Nenhuma organização séria oferece produtos que não pode entregar no seu site. Os clientes insatisfeitos saberão como encontrar espaços em que possam manifestar o seu desagrado.

6 – Atenção ao sistema financeiro

Outro ponto que não deve ser deixado de lado diz respeito ao fato de que as vendas da loja online devem ser administradas com o mesmo rigor daquelas da loja física. Converse com o contador para saber quais são os impostos e taxas que recaem sobre esses itens e mantenha as obrigações em dia. Fique a par das diferenças burocráticas das vendas online para as off-line para saber o quanto isso afetará a precificação.

7 – Crie promoções exclusivas para a loja virtual

A melhor forma de consolidar a loja virtual como uma escolha dos seus consumidores é desenvolver promoções exclusivas para esse canal. O objetivo é incentivar que as pessoas conheçam também o site. Uma das promoções que funcionam melhor é a do frete grátis, mas atenção que é essencial fazer cálculos para ter certeza de que é possível arcar com esse custo.

8 – Frete

Por falar em frete grátis, é de grande importância que o empreendedor faça uma ampla pesquisa prévia para determinar para quais regiões pode instituir frete grátis e se tem como trabalhar com esse benefício. É possível adotar a premissa de que para compras a partir de um valor X o frete passe a ser grátis.

Você já tinha considerado todos esses cuidados para a abertura de uma loja virtual? Deixe seus comentários abaixo!

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