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Estratégias de Negócio

Distinguindo o Marketing Comercial dos Outros Tipos de Marketing

Pelo fato de existirem diferentes conceitos que utilizam a palavra marketing, pode se tornar difícil para algumas pessoas compreender o que difere o marketing comercial de outros conjuntos de ações promocionais. Ir a fundo à compreensão dessas divergências é importante para saber que tipo de ações utilizar em momentos variados, pois uma empresa pode se valer de mais de um conceito de marketing para se estabelecer no mercado.

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O Que é Marketing Comercial?

O objetivo central do marketing comercial é identificar quais são as necessidades dos grupos de interesse de uma companhia para que suas demandas possam ser atendidas de uma maneira que resulte em aumento da lucratividade entre outros benefícios. Dentre os grupos relevantes de uma organização, podemos destacar clientes, parceiros e a sociedade de uma forma ampla.

As atividades desse tipo de marketing têm como funções centrais comunicar mensagens, persuadir consumidores e desenvolver soluções para problemas pertinentes da audiência. Trabalhar com um conjunto de ações de marketing comercial possibilita que as empresas adquiram mais competitividade no mercado, tornando-se escolhas melhores do que as suas concorrentes.

Entendendo a Distinção Entre Marketing Comercial e Outros Tipos de Marketing

Como citei no início do artigo, existem inúmeros conceitos que utilizam a palavra marketing sem que, necessariamente, se refiram a atividades semelhantes entre si. Um dos exemplos em que essa distância se mostra mais evidente é o Marketing Social. A seguir vou explicar os contrapontos entre o conceito social e comercial, além de citar outros conceitos de marketing.

O Que é Marketing Social? Qual a Distinção Com Marketing Comercial?

Na década de 1970, especialistas em marketing perceberam que as ferramentas utilizadas com finalidade comercial tinham grande potencial também para a propagação de ideais sociais. Esse foi o contexto de nascimento do Marketing Social, que se distancia do comercial pelo fato de promover ideias e não produtos ou serviços. Essa vertente do marketing foi se desenvolvendo com o passar do tempo, tendo se tornado reconhecida e aceita verdadeiramente a partir da década de 1990.

Um dos primeiros exemplos de campanha social bem-sucedida foi a australiana “Life be in It”, que tinha como mote convencer as pessoas a abandonar hábitos sedentários em prol do fortalecimento da sua saúde. A linha guia principal desse conceito é promover a mudança de comportamento da audiência para melhorar a sociedade em que vivemos. A principal distinção com a vertente comercial está no objeto promovido, que não é um produto ou serviço, e no objetivo, que não está atrelado à lucratividade.

Evolução do Marketing – Dos Meios Off-line Para os Meios Online

Outra questão pertinente de ser discutida quando se está fazendo comparações entre diferentes tipos de marketing, está na evolução das campanhas de meios tradicionais (off-line) para meios digitais. Hoje em dia, se usa muito os termos Outbound Marketing e Inbound Marketing, que apresentam, de certa maneira, uma comparação entre o Velho e o Novo Marketing. Vamos entender um pouco melhor esses conceitos que estão empreendidos dentro do Marketing Comercial, mas que apresentam divergências entre si.

O Que é Outbound Marketing?

Também chamado de velho marketing, o outbound se caracteriza pelo emprego de uma estratégia de abordagem do consumidor, ou seja, a companhia vai atrás do seu público-alvo particularmente por meios off-line, como por ligação telefônica, distribuição de brindes, entre outros. Essa estratégia vem sendo questionada nos últimos anos pelo fato de que pode ser entendida como invasiva por algumas pessoas e por não ter eficiência tão assertiva quanto o uso de meios digitais.

O Que Inbound Marketing?

A principal diferença do inbound marketing, também chamado de Novo Marketing, em relação ao outbound, está no fato de que as marcas trabalham para atrair a atenção do seu público. Uma das estratégias mais utilizadas é a de produção de conteúdo para internet, que faz com que os indivíduos descubram a empresa e, assim, tenham o interesse despertado. De uma forma mais resumida, podemos dizer que esse é um marketing de atração, enquanto o outro é um marketing persuasão.

Ferramentas de Marketing

Dentro dos dois tipos de marketing citados acima, existem ferramentas específicas. No caso do outbound, as mídias impressas, como jornais e revistas, e no inbound, uso de ferramentas digitais, como as redes sociais. É possível adotar uma lógica de trabalho em que essas ferramentas atuem em conjunto. O profissional de marketing não deve visualizar seu panorama de atuação como uma ilha isolada, é válido combinar forças.

Marketing Integrado – A Junção de Diferentes Conceitos

Existindo diferentes tipos de marketing, é importante saber como trabalhar com todas as ferramentas alinhadas, afinal todas podem ter um papel relevante na conquista de bons resultados. Um dos conceitos mais pertinentes nesse caso é o de marketing integrado, que visa encontrar mecanismos em que cada conjunto de ações contribua positivamente para o posicionamento da companhia no mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre marketing comercial e suas distinções com outros conceitos? Deixe a sua opinião abaixo.

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